img_144230/10/13 - Hoje à tarde foi realizada no auditório da FCEE a assinatura dos termos de cooperação técnico-pedagógica entre a Fundação, SDR e 14 instituições especializadas de educação especial (Apaes e congêneres) da região. A 18ª SDR abrange as APAEs de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Biguaçu, Florianópolis, Gov. Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz e São José; além da ACIC de Florianópolis, IATEL de Florianópolis, Orionópolis de São José e Sociedade Beneficente Vida e Movimento de Florianópolis.

O evento contou com a participação da presidente da FCEE, Rose Bartucheski; do Secretário de Desenvolvimento Regional da 18ª SDR, Clonny Capistrano; da Integradora de Educação Especial e Diversidade da SDR, Ivone Schaefer; da presidente da APAE de São José, Amélia Ludwig, representando as Associações; do Padre José Manoel dos Santos, da Orionópolis de São José, representando as congêneres; além dos demais diretores, presidentes e representantes que assinaram convênios.

Antes de iniciarem-se as assinaturas, a equipe de intérpretes do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) interpretou o Hino Nacional em LIBRAS.

Entenda o convênio

O Termo de Cooperação, que tem como objeto a cooperação técnico-pedagógica entre a Fundação e a instituição especializada, visa ao estabelecimento condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência na instituição especializada de educação especial, em conformidade com as diretrizes da Política de Educação Especial definidas pela FCEE, Secretaria de Estado da Educação (SED/SC) e Resolução 112/06 do Conselho Estadual de Educação. Assim, prevê obrigações de ambas as partes, além de uma série de critérios para que o convênio seja mantido.

Pelos convênios, a FCEE fica responsável por ceder professores efetivos de seu quadro do magistério e admitidos em caráter temporário para exercício de atividades nas Associações; pelo controle da movimentação do pessoal em exercício na instituição especializada; pela orientação quanto às políticas públicas, organização de serviços, adequação de metodologias, tecnologias assistivas e práticas de atendimento; e pela capacitação desses profissionais.

Em contrapartida, a instituição signatária do termo se compromete em cumprir efetivamente as diretrizes da Política de Educação Especial, garantir a matrícula de educandos diagnosticados, encaminhar relatórios à Fundação, entre outros deveres.

Apresentação de publicações técnicas da FCEE

Nesta mesma tarde, além da assinatura dos convênios, técnicos da FCEE apresentaram as publicações “Intérpretes Educacionais de Libras: orientações para a prática profissional”, “Locomoção: independência e autonomia”, “Calendário Brincando com a Família”, “FCEE em números”, “Manual de Receitas para Disfagia” e a pesquisa “Caracterização do perfil dos usuários com alterações de deglutição atendidos na FCEE”.

As cinco publicações são fruto de pesquisas realizadas na Fundação e trazem um pouco do conhecimento adquirido pelos profissionais na prática de atendimento diário às pessoas com deficiência nos Centros de Atendimento Especializados da instituição. Durante os meses de setembro e outubro, elas foram apresentadas e distribuídas em SDRs, escolas, universidades e instituições especializadas.

Profissionais que participaram das apresentações: Gizelle Fagá, intérprete de LIBRAS; Solange Kretschmann, pedagoga do Cener; Juliana Paula Buratto, pedagoga do Cenet; Roberta Guterres, nutricionista; Cristiane Alves, fonoaudióloga.

Assessoria de Comunicação FCEE

dsc00982
dsc00976
dsc00987