

O Serviço de Equoterapia da FCEE é realizado pelo Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) e as atividades de atendimento às pessoas com deficiência e à comunidade ocorrem nas dependências da Guarnição Especial da Polícia Militar Montada, em São José.
A equoterapia é um método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM, 1997), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO, 2008) e pela comunidade científica internacional que utiliza o cavalo como terapeuta dentro de uma abordagem interdisciplinar envolvendo as áreas de saúde, educação e equitação, com objetivo de habilitar, reabilitar, educar e desenvolver habilidades de pessoas com deficiência. A prática da equoterapia gera benefícios no corpo, na mente e na participação social.
A FCEE é uma entidade filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), órgão que normatiza, supervisiona e coordena a prática da equoterapia a nível nacional, além de promover pesquisas e avanços científicos relacionados à prática equoterápica.