Paciente sentado ao lado de técnico se olha no espelho
TRADUÇÃO LIBRAS Neste mês de março, entre os dias 9 e 17, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através   de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), realiza a primeira entrega de próteses oculares de 2020. No total, 300 pacientes receberão suas próteses nestas duas semanas. O atendimento é realizado pelo Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) da FCEE no campus da instituição em São José e atende todos os municípios do Estado de Santa Catarina através de convênio com o SUS, que é responsável pelo encaminhamento dos pacientes. A FCEE é o único local do Estado que presta este serviço gratuitamente pelo SUS.

O uso de próteses oculares é indicado para pessoas que tiveram algum trauma, doença ou nasceram com alguma anomalia que modificou a aparência do globo ocular ou precisaram fazer a retirada total ou parte dele. Um dos principais objetivos das próteses é recuperar o volume orbitário prevenindo o colapso e a deformidade palpebral, preservando a simetria e estética facial, melhorando de forma significativa a autoestima do usuário, além de proteger a cavidade ocular contra possíveis agentes externos.

Segundo explica a optometrista Mariana Mattos, responsável pela Adaptação de Próteses Oculares, a entrega das próteses é realizada em etapas, já que o produto é feito sob medida de acordo com a anatomia da cavidade ocular e a estética do outro olho. Em janeiro deste ano foram feitas as modelagens das próteses que estão sendo entregues neste momento.

Paciente posa para foto ao lado da esposa após colocação da prótese
Paciente posa para foto ao lado da esposa após colocação da prótese
Vida nova

Para os pacientes que chegam na FCEE para receberem a prótese ocular, o momento significa o início de uma nova vida. O agricultor Airton Parisi Fontana, de 65 anos e proveniente do município de Treze de Maio, é um destes pacientes. Há cerca de um ano ele perdeu o olho direito em um acidente no trabalho. “Estou tendo muita sorte nos atendimentos, tem sido tudo muito rápido”, destacou Fontana, afirmando que a partir de agora vai voltar a frequentar a Igreja e fazer outros passeios. “Antes eu percebia que as pessoas não me olhavam no olho, e isso me incomodava, eu preferia ficar em casa”, explica.

Iracema posa para foto após colocação da prótese
Iracema posa para foto após colocação da prótese
Já Iracema Virgínia de Oliveira, de 44 anos, não teve tanta sorte. Ela perdeu o olho em um acidente na infância e há cerca de 10 anos esteve na FCEE para colocar a prótese, mas exames detectaram um problema que impedia a colocação. Hoje, após ter conseguido realizar a cirurgia que necessitava, voltou finalmente para colocar a sua prótese. “Há cerca de sete meses fui operada no Hospital Regional de São José, e foi então que solicitei a colocação da prótese”, explica. Na saída, ainda solicitou aos profissionais a sua antiga prótese, branca, pois queria mostrar para suas filhas.

O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular é prestado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e pode ser acessado por pessoas que residam no Estado de Santa Catarina, através das Unidades Básicas de Saúde.

Mais informações pelo telefone (48) 3664-4882 ou no site da FCEE na seção Serviços, neste link: http://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/servicos-fcee/servico-de-reabilitacao-visual-e-adaptacao-de-protese-ocular-srv

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito