Montagem com duas fotos, na imagem da esquerda um homem e uma mulher sentados em uma mesa olhando para uma webcam, na outra foto um monitor de computador mostrando 3 pessoas participando da web conferencia.
TRADUÇÃO LIBRASNo dia 26 de outubro de 2020 ocorreu a segunda reunião da Comissão da I Conferência Estadual em Deficiência Visual, evento realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em Florianópolis nos dias 21 e 22 de novembro de 2019 e que reuniu cerca de 200 pessoas, entre deficientes visuais, representantes de instituições especializadas no atendimento a este público e entidades atuantes na área para discutir, avaliar e elaborar políticas públicas para este segmento. Na ocasião foi eleita uma Comissão formada por cinco membros da sociedade civil organizada e um representante da FCEE para dar continuidade às ações e encaminhamentos discutidos na Conferência.

Participaram da reunião, realizada de forma virtual, os seis integrantes da Comissão, cada um representando um dos eixos temáticos da Conferência: Jair Suavi, da Secretaria da Saúde de Itajaí (Eixo Prevenção e Saúde); Daiane Mantoanelli, Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau (Eixo Inclusão Socioprofissional); Alceu Khunen, membro da Organização Nacional dos Cegos do Brasil - ONCB (Eixo Educação e Tecnologia); Ingrid Lima, membro da Câmara Temática de Acessibilidade do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina -CAU-SC (Eixo Acessibilidade); Gislainy Oliveira Balduíno, da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano – Adevips (Eixo Financiamento, Parcerias e Projetos) e Marcelo Lofi, representante da FCEE e coordenador do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Também participaram do encontro a coordenadora da Conferência e Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados da FCEE, Juliana Buratto, a vice-coordenadora da Conferência, Ana Carolina Savall, e o Gerente de Capacitação da FCEE, Wesley Carvalho.

Na pauta da reunião, além do destaque em relação ao sucesso do evento nas mais diversas mídias, também foram apresentados os documentos finais resultantes das discussões e votações realizadas na Conferência e que agora encontram-se disponíveis ao público no site da FCEE: o pdf Relatório Final da I Conferência Estadual em Deficiência Visual (6.12 MB) e a  pdf Carta Compromisso Adilson Ventura (464 KB) . Estes documentos servirão de base para o trabalho da Comissão com o objetivo dar continuidade às ações e encaminhamentos necessários para implementar as políticas públicas de inclusão na área da deficiência visual.

Os dois documentos serão enviados em formato impresso para as instituições especializadas em Deficiência Visual de Santa Catarina e também serão encaminhados para uma série de instituições de nível regional, estadual e federal que possam auxiliar na implementação das políticas públicas em discussão, como Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Ministério Público, câmaras de vereadores do Estado, secretarias estaduais de Saúde, Educação e Assistência Social, ministérios da Educação, Saúde e Assistência Social, Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, entre outros.

O e-mail para contato com a Comissão da I Conferência Estadual em Deficiência Visual é conferencia@fcee.sc.gov.br.