Ambiente interno. Mulher segurando um livro para uma criança ver.

Professores e profissionais de escolas que atendem o público da educação especial ganharam mais prazo para participar da capacitação inédita oferecida em Santa Catarina. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) prorrogou para o dia 18 de maio o prazo para inscrições no curso  “Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos”.

Gratuito e 100% on-line, o curso é dirigido a professores de sala, segundo professores, professor auxiliar, coordenador e supervisor pedagógico e direção de escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino. A partir da definição da nova data, foi ampliado o público-alvo, passando a incluir profissionais das instituições especializadas que atuam na coordenação pedagógica, como professor AEE e na estimulação essencial. 

O curso terá duração de dois meses, com início em 23 de maio, carga horária de 80 horas e tutoria permanente. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de maio pelo site www.fcee-sc.net.br.

“A capacitação em educação especial é uma demanda recorrente dos professores que atuam na rede regular de ensino. Decidimos prorrogar o prazo de inscrições para oportunizar vagas para um maior número de profissionais”, explica Jeane Rauh Probst Leite, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE.

A formação vai além da abordagem sobre as especificidades do público da Educação Especial, tratando também sobre a política da Educação Especial no Estado de Santa Catarina e sobre o papel social da escola na inclusão da pessoa com deficiência.

Aprendizagem em módulos

O curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos é um dos produtos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a UFSC/Fapeu em setembro de 2021. E foi desenvolvido em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).

“O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores”, explica Giovana Schuelter, Analista técnica EAD na FAPEU. Ela destaca que será responsabilidade do cursista acessar o AVEA para realizar o estudo e as atividades obrigatórias, que serão acompanhadas constantemente pelos tutores.

“O participante terá à disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line”, complementa. Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado digital emitido pela FCEE.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito