Foto de um auditório com várias mesas redondas e pessoas sentadas nas cadeiras

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou a implementação de 11 polos de Atendimento Educacional Especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina. O lançamento aconteceu na primeira capacitação para viabilizar os polos de atendimento, realizada nesta terça (03) e quarta-feira (04), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Baseadas nas "Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado da rede regular de ensino de Santa Catarina" (São José: FCEE, 2021), que foram fundamentadas em pesquisas científicas do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA/NAAE) da FCEE, as formações e as implementações dos polos de atendimento continuarão ao longo do ano.

“As formações para implementação de polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina é uma iniciativa pioneira num novo formato, específico para estudantes autistas, com práticas e estratégias de ensino de acordo com o perfil cognitivo, e seguindo as diretrizes educacionais.”, explica Mariele Finatto, coordenadora do CETEA/NAEE.

“Os polos de TEA desenvolverão abordagens diferenciadas para esses alunos com TEA no contraturno, pensando no ensino estruturado”, explica Jeane Leite, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), que complementa: “Atualmente, Santa Catarina conta com 5.832 estudantes com diagnóstico de autismo matriculados na rede estadual de ensino. Desse total, 4.078 estão no Ensino Fundamental, 1.717 no Ensino Médio e 33 estão em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme dados da SED.”

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