auditório com plateia e palco ao fundo
Com o slogan “Você faz parte dessa história!”, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou nesta quarta-feira, 17/05, uma cerimônia solene para celebrar o aniversário de 55 anos da instituição. O evento contou com homenagens para servidores e uma apresentação da companhia de dança Lápis de Seda.

Estiveram presentes autoridades como o deputado estadual Vicente Caropreso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o prefeito de São José, Orvino de Ávila, a secretária adjunta de Estado da Saúde, Letícia de Mattos, a secretária adjunta de Estado da Comunicação, Renata Furlaneto, a secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, presidentes de instituições parceiras da FCEE, como a Apae de São José e a Apae de Santo Amaro. Também participaram da cerimônia representantes da Associação dos Servidores da FCEE (ASFCEE) e da Associação de Pais e Educandos (APE).

“Nesses 55 anos de trabalho à comunidade de Santa Catarina, só temos a agradecer a todos que ajudaram a construir a nossa história, todos os nossos funcionários, todas as famílias que acreditam no nosso trabalho, não só no campus mas também nas instituições parceiras, pois ali também tem um pouquinho da Fundação”, destacou a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

Bocha Paralímpica na Seleção Brasileira

As homenagens começaram com a parabenização para as integrantes da equipe de Bocha Paralímpica da FCEE que foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira na 5ª edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens que ocorrem em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 2 e 12 de junho deste. A atleta Beatriz Chagas e a professora de educação física Fabíola Spader receberam as homenagens das mãos da presidente da FCEE e do deputado Vicente Caropreso.

Homenagens para 55 servidores
Em alusão aos 55 anos, foram escolhidos 55 servidores em atividade para serem homenageados ao longo deste mês de maio. As homenagens já começaram no início do mês, sendo entregues em um evento realizado em Xanxerê, no dia 05, e também no dia 12, em curso realizado para as instituições parceiras no campus em São José. No evento desta quarta-feira foram homenageados 30 servidores dos diversos setores atuantes no campus. Eles foram escolhidos por votação interna.

A professora Lucineia Pedro Meira discursou em nome dos homenageados e relembrou sua trajetória de mais de 20 anos na instituição, onde começou como roteirista do transporte e hoje atua no Serviço de Equoterapia e no Centro de Educação e Vivência (CEVI).

Dança Inclusiva

A cerimônia encerrou com a apresentação de um trecho do espetáculo “Nós”, da companhia de dança Lápis de Seda, que atua pela inclusão, formação e profissionalização de pessoas com deficiência.

História
Primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) foi criada em 6 maio de 1968, através da publicação da Lei nº 4156, assinada pelo então governador Ivo Silveira.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é o órgão do Governo do Estado responsável pela definição e coordenação das políticas de Educação Especial. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com dez Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. Em todo o estado, possui parcerias com quase 250 instituições especializadas, como Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes físicos, entre outros. Além dos repasses financeiros para estas instituições, também realiza cursos, capacitações e assessorias técnicas, beneficiando cerca de 27 mil educandos.