A foto mostra cinco pessoas. Da esquerda para a direita. Três mulheres e dois homens em pé posando para a foto. Atrás há um painel na cor cinza com letra azul com os dizeres: seminário e lançamento do livro Educação Inclusiva: Fatos, Fotos e Fundamentos.  A primeira mulher é branca, cabelo loiro e traja blaze marron com camisa rosa por baixo e calça preta. A segunda mulher é negra, camisa grifada marro e bege. a terceira mulher é loira trajando blazer, blusa e calça rosa. Depois vem um home branco, cabelo preto com camisa rosa e calça preta. Por fim aparece na foto um home branco, trajando paletó azul e calça bege
A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) Jeane Raut Probst Leite, participou na manhã desta terça-feira (10/10) no auditório do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis, do seminário Educação Inclusiva: Fatos, Fotos e Fundamentos.

No evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, houve o lançamento do livro com o mesmo nome do seminário. A obra foi organizada pela doutora em Educação, Rosângela Machado; Ana Paula Felipe, gerente de Educação Especial da SME; e Mauricio Fernandes Pereira, ex-secretário de Educação da Capital.

A conferência de abertura foi feita por Rosângela Machado, com o título “o sentido de viver a experiência”, que abordou a experiência escolar enquanto aprendizagem.

A programação contou ainda com uma roda de conversa com o tema “Fazeres e dizeres da educação inclusiva”, reunindo a comunidade escolar e Radilson Carlos Gomes, autor das fotos do livro.

O seminário prossegue nesta quarta-feira (11/10) com uma grande programação que inclui a palestra “Escola hospitaleira e a rede municipal de ensino de Florianópolis”, com Maria Teresa Eglér Mantoan , professora doutora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e co-organizadora da obra “Todos pela inclusão escolar - dos fundamentos às práticas”.
E ainda relatos de experiências da rede de ensino de Florianópolis, além da palestra “A inclusão menor e o paradigma da distorção”, a ser proferida pela professora doutora pela Universidade de Brasília (UNB), Sílvia Ester Orrú.