15 pessoas em pé posam para foto em ginásio, 7 em pé vestidas com camisetas azuis com o símbolo do autismo, e abaixadas 8 crianças.
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, nesta terça-feira, dia 2 de abril, foi celebrado com uma série de atividades lúdicas com os educandos atendidos pelo Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). As ações foram realizadas no Ginásio de Esportes Nadir Moreli, no campus da instituição, em São José. A ação fez parte do âmbito das comemorações pelo mês de conscientização sobre o autismo.

Um dos mais empolgados com as atividades lúdicas era o pequeno Theo Damásio, 5 anos - diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista) - que fazia as atividades acompanhado pelo pai, Evandro Damásio, 28 anos. Ao final das ações Evandro elogiou o evento da FCEE: "Isso aqui é muito importante para conscientizar a sociedade sobre as pessoas que têm TEA e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Aqui na FCEE meu filho ganhou laudo e está evoluindo com o atendimentos. Eu sou TDAH e minha esposa é autista e quando pequenos não fomos diagnosticados e por isso, sofremos bastante, mas nosso filho terá uma realidade melhor", diz Evandro Damasio.

Para Andrezza Ott, coordenadora do CETEA, ações como esta de terça-feira servem para quebrar preconceitos que existem em torno das pessoas que são diagnosticas com TEA. "Estamos aqui para trabalhar a conscientização das pessoas e fortalecer a integração entre as famílias dos educandos atendidos na instituição FCEE e mostrar para todos que os educandos têm potencial para se desenvolverem, ressaltando a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor", explica.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito