Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove, em parceria com a Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil, a nona edição do Encontro Catarinense da Síndrome do X Frágil, que ocorre no dia 30 de setembro de 2016 das 08h às 17h no Auditório da FCEE, no campus em São José. O objetivo do evento é capacitar profissionais do ensino regular e das instituições especializadas através de experiências concretas com a Síndrome do X Frágil e com pessoas com autismo, além de apoiar as famílias de portadores da Síndrome. As inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro e são feitas pelo site da FCEE, através deste link.

Esta edição do evento conta com uma programação variadas, com palestras apresentadas por diversos profissionais, como o fonoaudiólogo chileno Miguel Higuera Cancino, especialista em psicopedagogia e atuante no Centro Dynamis, de Blumenau, que abordará o tema “Autismo e X Frágil- Linguagem e Comunicação”. A bióloga e geneticista Ingrid Tremel Barbato, coordenadora do evento, abordará o tema “A Síndrome do X Frágil e o autismo: O Olhar da Genética”, enquanto o educador físico André Leonardo Andrade falará sobre “A Importância da Educação Física nos Transtornos De Desenvolvimento”. Representando a FCEE, a pedagoga e coordenadora do Centro de Educação e Trabalho (CENET), Kátia Regina Ladwig, abordará o tema “Educação Profissional e Empregabilidade Para Pessoas com X Frágil e Autismo”.

A Síndrome do X Frágil
A Síndrome do X Frágil, doença hereditária ligada a um defeito no cromossomo X, é a segunda causa mais frequente de comprometimento intelectual, após a Síndrome de Down, e a mais frequente com caráter hereditário, afetando o desenvolvimento intelectual e o comportamento de homens e mulheres. Apesar de muito freqüente, é pouco conhecida e diagnosticada, já que sua descoberta é relativamente recente, com as primeiras investigações iniciadas nos anos 70. Os sinais e sintomas da Síndrome do X -Frágil, por serem semelhantes a outros casos de atrasos e distúrbios gerais de desenvolvimento, necessitam de confirmação através de exame genético com estudo do DNA. Saiba mais sobre a Síndrome na página da Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil.  

SERVIÇO:
IX Encontro Catarinense da Síndrome do X Frágil
DATA: dia 30 de setembro de 2016
HORÁRIO: das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h
LOCAL: Auditório da FCEE
Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 - Bairro Nossa Senhora do Rosário - São José (SC)
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até o dia 23 de setembro de 2016
LINK PARA INSCRIÇÕES  


PROGRAMAÇÃO:

7:45 às 8:15h: Credenciamento

8:15 às 8:30h: Abertura

8:30 às 9:00h: A síndrome do x frágil e o autismo: o olhar da genética.
PALESTRANTE: INGRID TREMEL BARBATO (Bióloga, Geneticista, Msc Engenharia Genômica, proprietária Laboratório Neurogene)

9:00 às 9:30h: A importância da educação física nos transtornos de desenvolvimento
PALESTRANTE: ANDRÉ LEONARDO ANDRADE (Educador Físico - Centro Dynamis - Blumenau)

9:30 às 10:30h: A psicopedagogia aplicada no cotidiano dos pacientes com transtornos do desenvolvimento
PALESTRANTE: FLAVIA KAUFMANN (Centro Dynamis – Blumenau)

10:30 às 10:45h - Cofee break

10:45 às 12:00h: Autismo e X Frágil: linguagem e comunicação
PALESTRANTE: MIGUEL HIGUERA CANCINO (Fonoaudiólogo - Chile), Professor Doutor,
Especialista em Psicopedagogia (Brasil), Centro Dynamis (Blumenau)

12:15 às 12:30h: Mesa de debate

12:30 às 13:30h: Intervalo de almoço

13:30 às 14:45h: Restabelecendo o vínculo social através da música
PALESTRANTE: DAVYS ENRIQUE ESPINDOLA MORENO (Musicoterapeuta – Chile ), Mestre em Educação, Músico e Maestro.

14:45 às 15:30h: Projeto cidadania e lazer: síndrome do X Frágil (Ministério do Esporte)
PALESTRANTES: SIMONE CARLA ECHER MARCHETT (Fonoaudióloga e Mestre em Psicologia), VIVIAN ALMEIDA (Pedagoga e Neuropsicopedagoga) e RAFAELA MIRANDA (Educadora Física)

15:30 às 15:45h: COFEE BREAK

15:45 às 16:30h: Educação profissional e empregabilidade para pessoas com X Frágil e Autismo
PALESTRANTE: KATIA REGINA LADWIG (Pedagoga e Coordenadora do CENET- FCEE)

16:30 às 17:00h: Experiências familiares
PALESTRANTES: MARCIA LEMES DOS SANTOS e FERNANDA MARTINI (mães)

17:00h: ENCERRAMENTO
Comissão de Estágio Probatório da FCEE
TRADUÇÃO LIBRASA Comissão de Estágio Probatório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que realiza as avaliações de desempenho dos servidores que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2012 por meio do Concurso Público FCEE/2012, já efetivou 121 servidores, que conquistaram assim o direto da estabilidade no serviço público estadual. Dos demais servidores aprovados no mesmo concurso, 56 ainda estão em estágio probatório. No total, foram mais de 991 avaliações presenciais realizadas pela Comissão neste período, com 46 exonerações e um óbito. O concurso expirou em maio de 2016, não sendo mais possível o ingresso de novos servidores.

A Comissão de Estágio Probatório foi instituída pela portaria conjunta SEA/FCEE de nº 01 de 26/02/2013 e é composta pelas servidoras Carolina Kichller da Silva (Secretaria de Estado da Administração – SEA), Daniela Barni Baptistoti (FCEE), Iracema Aparecida Fuck Jönck (FCEE) e Maria Stela Lopes de Simas Sumienski (FCEE). Encarregada da avaliação do Estágio Probatório dos servidores ingressantes no concurso público de 2012 , a Comissão optou, dentro de suas competências, por organizar e acompanhar presencialmente todas as avaliações realizadas pelas chefias imediatas com a presença do servidor, objetivando mediar situações, proporcionando qualificar o desempenho do servidor, melhorar a eficiência do serviço público e dos serviços prestados aos usuários atendidos na FCEE, sempre desenvolvendo suas ações com ética, comprometimento e imparcialidade. Todas as ações e etapas do processo de avaliação são realizadas observando o disposto na legislação vigente e nas normas previstas no Manual de Procedimentos Administrativos.

De acordo com o Decreto 153/2003 do Governo do Estado de Santa Catarina, com suas alterações, e artigos 15 e 16 da Lei nº 6.745/85, o servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período de estágio probatório de 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo para o qual prestou concurso público, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado.
Semana Inclusiva Grande Florianópolis
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) prorrogou as inscrições para os seminários de capacitação promovidos no âmbito da Semana Inclusiva Grande Florianópolis, que ocorre no período de 19 a 25 de setembro com o objetivo de promover e garantir a inclusão socioprofissional das pessoas com deficiência. O seminário “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho” ocorre nos dias 21 e 22 (quarta e quinta-feira), enquanto o seminário “Esporte e Inclusão: A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação”, ocorre na sexta-feira, dia 23, e será ministrado pelo professor Cláudio Dihel Nogueira, Classificador Funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis é resultado de uma articulação do Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de diversas entidades, órgãos públicos e iniciativa privada.

O seminário “Esporte e Inclusão: A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação” é coordenado pelo Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE e tem como objetivos capacitar profissionais para intervenção com esportes para pessoas com deficiência e conscientizar as empresas que precisam cumprir a Lei de Cotas sobre a importância do esporte na inclusão em diferentes segmentos sociais. O Seminário ocorre no Auditório da Faculdade Senac, em Florianópolis, e entre os temas que serão abordados por Cláudio Dihel Nogueira estão um relato sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e a Classificação Funcional em atletas de Paradesporto.

Já o seminário “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho” é coordenado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE e tem como objetivo promover discussões e esclarecimentos acerca dos avanços e desafios da Lei Brasileira de Inclusão no que se refere ao mundo do trabalho, abordando entre outros temas as especificidades da inclusão das pessoas surdas, cegas, com deficiência física, intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). As palestras serão ministradas pro profissionais provenientes de diversas instituições, como a própria FCEE, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF), a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho e os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis, São José e Palhoça.

SERVIÇO:

Seminário Esporte e Inclusão: A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação
PERÍODO: dia 23 de setembro de 2016
HORÁRIO: das 8h às 12h e das 13h às 19h
LOCAL DO EVENTO: Auditório da Faculdade Senac (Av. Mauro Ramos, Prainha – Florianópolis)
Link de inscrições e acesso ao edital - Clique aqui


Seminário Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho
PERÍODO: dias 21 e 22 de setembro de 2016
HORÁRIO: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
LOCAL: Auditório da Faculdade SENAC (Rua Silva Jardim, nº 360 – Centro - Florianópolis/SC)
Link de inscrições e acesso ao edital - Clique aqui
Aula presencial do curso Introdução a Educação Digital
TRADUÇÃO LIBRASO Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) recebeu nesta semana as aulas presenciais do curso Introdução à Educação Digital, capacitação promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) no formato Educação a Distância (EaD) voltada para professores de sala de tecnologia das instituições conveniadas, de escolas regulares e segundo professor, além de profissionais dos Centros de Atendimento da FCEE. O curso iniciou em 1º de agosto e prossegue até 24 de outubro.

Com o objetivo de promover a inclusão digital dos profissionais de educação especial fomentando momentos de reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas, as aulas presenciais do curso abordaram temas como Criação de blog; Utilização de tablet, smartphone e notebook; jogos do Linux educacional; Palapeli e Padlet e LibreOffice.

As aulas estão sendo ministradas pela equipe de profissionais do CETEP.
III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência ocorrerá em março de 2017 em Porto Alegre
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial, através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE), apresentará diversas pesquisas no III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, importante encontro internacional na área da deficiência e definição de políticas públicas, que ocorrerá de 09 a 11 de março de 2017 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Na semana passada, o NESPE recebeu a aprovação de dez trabalhos enviados e selecionados para o evento, que terá como tema central “Igualdade de Direitos e Acesso a uma Vida Digna: Desafios e Controvérsias na Questão Social da Deficiência”. O Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência chega a sua terceira edição, após ter ocorrido em 2014 na França e em 2015 no Chile e deve reunir pesquisadores e agentes públicos do Brasil, da França e de países de toda a América Latina.

Os pesquisadores da FCEE cujos trabalhos foram selecionados para o evento atuam em variadas áreas de conhecimento relacionadas à pessoa com deficiência nos Centros de Atendimentos da Fundação. Confira abaixo a lista das pesquisas aprovadas paara apresentação no III Colóquio:

1) "Perfil das pessoas com deficiência e reabilitados da previdência social ocupantes dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina"
Autores: Loiva Lucia Herbert (CENER); Juliana Paula Buratto dos Santos; Cristiane Amaral Li Bittencourt; Irineu Francisco Borges; Elisabete da Costa Brinhosa; Sandra Stefanes. (CENET)

2) "Análise do perfil sociodemográfico e da sobrecarga dos cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência"
Autores: Marcelo Dias (CENER); Juliana Copetti Mattos da Conceição (GEPCA) ; Geovana Regis (CENER).

3) "Características clínicas e epidemiológicas de crianças com deficiência atendidas em uma fundação de referência"
Autores: André de Souza Rocha (CENER); Kelly Cristine Schmidt (CENAE); Elaine Carmelita Piucco (GEPCA).

4) “Recursos Pedagógicos Adaptados: uma atualização do catálogo de materiais pedagógicos adaptados da Fundação Catarinense de Educação Especial”
Autores: Carla Lygia Pandolfo Perin (CETEP); Camila Meurer Jacob (CETEP); Giseli Fernandes de Lara (CETEP); Mirian Kátia de Liz Beal (CETEP); Simone Marcelino Rodrigues (CETEP); Andrea Aparecida Gaido Kobayashe (CENAP); Renita Arilta Schmitt (CETEP); Danielly Maia Ventura Martins (CAP); Solange Kretschmann (CENER); Sandra Regina Clemente Dalzotto (CENER).

5) “Aprimoramento do serviço de Tecnologia Assistiva de uma instituição pública de referência: proposta de pesquisa científica”
Autores: Ana Carolina Rodrigues Savall (CETEP); Camila Meurer Jacob (CETEP); Sandra da Silva (CETEP); Aline Mendes (CEVI); Maria Fernanda Panucci (CEVI)

6) "Aprimoramento do serviço de Tecnologia Assistiva de uma instituição pública de referência: relato de experiência”
Autores: Sandra da Silva (CETEP); Ana Carolina Rodrigues Savall (CETEP); Aline Mendes (CEVI); Camila Meurer Jacob (CETEP); Maria Fernanda Panucci (CEVI)

07) "Idealização e construção de um kit de equipamentos de apoio à inclusão de crianças em centros de educação infantil no Estado de Santa Catarina"
Autores: Marcelo Dias; Julia Martins Neto; Caroline Mattos (CENER)

08) "Desempenho nas Atividades de Vida Diária (AVD) de crianças e adolescentes com deficiência, atendidos na Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE/SC"
Autores: Marcelo Dias; Juliana Copeti Mattos da Conceição; Geovana Regis (CENER)

9) "Prevalência de obesidade em pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento"
Autores: Samantha Nahas Guimarães (CEDUF); Vilson Rodrigues da Silva (CEVI); Roger Alano Laz (CEVI); Angélica Cristiane Ovando (CEVI).

10) "Investigação de Metodologias Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE - com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)"
Autores: Mariele Neli Finatto; Lívia de Oliveira Ferreira. (CENAP)
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