Comissão de Estágio Probatório da FCEE
TRADUÇÃO LIBRASA Comissão de Estágio Probatório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que realiza as avaliações de desempenho dos servidores que ingressaram na instituição no segundo semestre de 2012 por meio do Concurso Público FCEE/2012, já efetivou 121 servidores, que conquistaram assim o direto da estabilidade no serviço público estadual. Dos demais servidores aprovados no mesmo concurso, 56 ainda estão em estágio probatório. No total, foram mais de 991 avaliações presenciais realizadas pela Comissão neste período, com 46 exonerações e um óbito. O concurso expirou em maio de 2016, não sendo mais possível o ingresso de novos servidores.

A Comissão de Estágio Probatório foi instituída pela portaria conjunta SEA/FCEE de nº 01 de 26/02/2013 e é composta pelas servidoras Carolina Kichller da Silva (Secretaria de Estado da Administração – SEA), Daniela Barni Baptistoti (FCEE), Iracema Aparecida Fuck Jönck (FCEE) e Maria Stela Lopes de Simas Sumienski (FCEE). Encarregada da avaliação do Estágio Probatório dos servidores ingressantes no concurso público de 2012 , a Comissão optou, dentro de suas competências, por organizar e acompanhar presencialmente todas as avaliações realizadas pelas chefias imediatas com a presença do servidor, objetivando mediar situações, proporcionando qualificar o desempenho do servidor, melhorar a eficiência do serviço público e dos serviços prestados aos usuários atendidos na FCEE, sempre desenvolvendo suas ações com ética, comprometimento e imparcialidade. Todas as ações e etapas do processo de avaliação são realizadas observando o disposto na legislação vigente e nas normas previstas no Manual de Procedimentos Administrativos.

De acordo com o Decreto 153/2003 do Governo do Estado de Santa Catarina, com suas alterações, e artigos 15 e 16 da Lei nº 6.745/85, o servidor nomeado para cargo efetivo fica sujeito a um período de estágio probatório de 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo para o qual prestou concurso público, com o objetivo de apurar os requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado.
Aula presencial do curso Introdução a Educação Digital
TRADUÇÃO LIBRASO Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) recebeu nesta semana as aulas presenciais do curso Introdução à Educação Digital, capacitação promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) no formato Educação a Distância (EaD) voltada para professores de sala de tecnologia das instituições conveniadas, de escolas regulares e segundo professor, além de profissionais dos Centros de Atendimento da FCEE. O curso iniciou em 1º de agosto e prossegue até 24 de outubro.

Com o objetivo de promover a inclusão digital dos profissionais de educação especial fomentando momentos de reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas, as aulas presenciais do curso abordaram temas como Criação de blog; Utilização de tablet, smartphone e notebook; jogos do Linux educacional; Palapeli e Padlet e LibreOffice.

As aulas estão sendo ministradas pela equipe de profissionais do CETEP.
III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência ocorrerá em março de 2017 em Porto Alegre
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial, através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE), apresentará diversas pesquisas no III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, importante encontro internacional na área da deficiência e definição de políticas públicas, que ocorrerá de 09 a 11 de março de 2017 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Na semana passada, o NESPE recebeu a aprovação de dez trabalhos enviados e selecionados para o evento, que terá como tema central “Igualdade de Direitos e Acesso a uma Vida Digna: Desafios e Controvérsias na Questão Social da Deficiência”. O Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência chega a sua terceira edição, após ter ocorrido em 2014 na França e em 2015 no Chile e deve reunir pesquisadores e agentes públicos do Brasil, da França e de países de toda a América Latina.

Os pesquisadores da FCEE cujos trabalhos foram selecionados para o evento atuam em variadas áreas de conhecimento relacionadas à pessoa com deficiência nos Centros de Atendimentos da Fundação. Confira abaixo a lista das pesquisas aprovadas paara apresentação no III Colóquio:

1) "Perfil das pessoas com deficiência e reabilitados da previdência social ocupantes dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina"
Autores: Loiva Lucia Herbert (CENER); Juliana Paula Buratto dos Santos; Cristiane Amaral Li Bittencourt; Irineu Francisco Borges; Elisabete da Costa Brinhosa; Sandra Stefanes. (CENET)

2) "Análise do perfil sociodemográfico e da sobrecarga dos cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência"
Autores: Marcelo Dias (CENER); Juliana Copetti Mattos da Conceição (GEPCA) ; Geovana Regis (CENER).

3) "Características clínicas e epidemiológicas de crianças com deficiência atendidas em uma fundação de referência"
Autores: André de Souza Rocha (CENER); Kelly Cristine Schmidt (CENAE); Elaine Carmelita Piucco (GEPCA).

4) “Recursos Pedagógicos Adaptados: uma atualização do catálogo de materiais pedagógicos adaptados da Fundação Catarinense de Educação Especial”
Autores: Carla Lygia Pandolfo Perin (CETEP); Camila Meurer Jacob (CETEP); Giseli Fernandes de Lara (CETEP); Mirian Kátia de Liz Beal (CETEP); Simone Marcelino Rodrigues (CETEP); Andrea Aparecida Gaido Kobayashe (CENAP); Renita Arilta Schmitt (CETEP); Danielly Maia Ventura Martins (CAP); Solange Kretschmann (CENER); Sandra Regina Clemente Dalzotto (CENER).

5) “Aprimoramento do serviço de Tecnologia Assistiva de uma instituição pública de referência: proposta de pesquisa científica”
Autores: Ana Carolina Rodrigues Savall (CETEP); Camila Meurer Jacob (CETEP); Sandra da Silva (CETEP); Aline Mendes (CEVI); Maria Fernanda Panucci (CEVI)

6) "Aprimoramento do serviço de Tecnologia Assistiva de uma instituição pública de referência: relato de experiência”
Autores: Sandra da Silva (CETEP); Ana Carolina Rodrigues Savall (CETEP); Aline Mendes (CEVI); Camila Meurer Jacob (CETEP); Maria Fernanda Panucci (CEVI)

07) "Idealização e construção de um kit de equipamentos de apoio à inclusão de crianças em centros de educação infantil no Estado de Santa Catarina"
Autores: Marcelo Dias; Julia Martins Neto; Caroline Mattos (CENER)

08) "Desempenho nas Atividades de Vida Diária (AVD) de crianças e adolescentes com deficiência, atendidos na Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE/SC"
Autores: Marcelo Dias; Juliana Copeti Mattos da Conceição; Geovana Regis (CENER)

9) "Prevalência de obesidade em pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento"
Autores: Samantha Nahas Guimarães (CEDUF); Vilson Rodrigues da Silva (CEVI); Roger Alano Laz (CEVI); Angélica Cristiane Ovando (CEVI).

10) "Investigação de Metodologias Pedagógicas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE - com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)"
Autores: Mariele Neli Finatto; Lívia de Oliveira Ferreira. (CENAP)
Semana Inclusiva Grande Florianópolis
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) prorrogou as inscrições para os seminários de capacitação promovidos no âmbito da Semana Inclusiva Grande Florianópolis, que ocorre no período de 19 a 25 de setembro com o objetivo de promover e garantir a inclusão socioprofissional das pessoas com deficiência. O seminário “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho” ocorre nos dias 21 e 22 (quarta e quinta-feira), enquanto o seminário “Esporte e Inclusão: A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação”, ocorre na sexta-feira, dia 23, e será ministrado pelo professor Cláudio Dihel Nogueira, Classificador Funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis é resultado de uma articulação do Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de diversas entidades, órgãos públicos e iniciativa privada.

O seminário “Esporte e Inclusão: A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação” é coordenado pelo Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE e tem como objetivos capacitar profissionais para intervenção com esportes para pessoas com deficiência e conscientizar as empresas que precisam cumprir a Lei de Cotas sobre a importância do esporte na inclusão em diferentes segmentos sociais. O Seminário ocorre no Auditório da Faculdade Senac, em Florianópolis, e entre os temas que serão abordados por Cláudio Dihel Nogueira estão um relato sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e a Classificação Funcional em atletas de Paradesporto.

Já o seminário “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho” é coordenado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE e tem como objetivo promover discussões e esclarecimentos acerca dos avanços e desafios da Lei Brasileira de Inclusão no que se refere ao mundo do trabalho, abordando entre outros temas as especificidades da inclusão das pessoas surdas, cegas, com deficiência física, intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). As palestras serão ministradas pro profissionais provenientes de diversas instituições, como a própria FCEE, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF), a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho e os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis, São José e Palhoça.

SERVIÇO:

Seminário Esporte e Inclusão: A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação
PERÍODO: dia 23 de setembro de 2016
HORÁRIO: das 8h às 12h e das 13h às 19h
LOCAL DO EVENTO: Auditório da Faculdade Senac (Av. Mauro Ramos, Prainha – Florianópolis)
Link de inscrições e acesso ao edital - Clique aqui


Seminário Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho
PERÍODO: dias 21 e 22 de setembro de 2016
HORÁRIO: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
LOCAL: Auditório da Faculdade SENAC (Rua Silva Jardim, nº 360 – Centro - Florianópolis/SC)
Link de inscrições e acesso ao edital - Clique aqui
Professora Maryse Suplino ministro capacitação no CEVI
TRADUÇÃO LIBRASEntre os dias 13 e 15 de setembro ocorreu no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a capacitação “Aprofundamento em deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista em processo de envelhecimento – aspectos orgânicos e psicossociais”. Ministrado pela professora Maryse Suplino, psicopedagoga Doutora em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Currículo Funcional Natural e autora de diversos livros sobre o tema, o curso teve como público alvo os profissionais dos Centros de Educação e Vivência (CEVI) e Educação Física (CEDUF) da FCEE, reunindo cerca de 60 pessoas.

Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam cotidianamente com pessoas com deficiência intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), o curso visa qualificar o atendimento realizado aos usuários da FCEE para multiplicar este conhecimento para todo o Estado de Santa Catarina através das capacitações e assessorias realizadas pela equipe do CEVI.

“No primeiro dia do curso ocorreu uma Supervisão Prática com a professora, já nos outros dias realizamos uma reflexão teórica sobre a nossa prática”, explicou a coordenadora do CEVI, a psicóloga Rana dos Santos, salientando que todo o conteúdo abordado foi analisado a partir da ótica do Currículo Funcional Natural, metodologia de ensino voltada para pessoas com deficiência intelectual e autismo.

Entre os temas abordados na capacitação estavam o desenvolvimento de habilidades funcionais para pessoas com DI e TEA em processo de envelhecimento, atuação da equipe multidisciplinar no atendimento a essas pessoas, intervenções e envolvimento das famílias no atendimento à população com DI e TEA, relações entre envelhecimento e deficiência intelectual e TEA.

No mês de junho deste ano, a professora Maryse Suplino foi a responsável por ministrar uma assessoria técnica aos profissionais do CEVI na área do Currículo Funcional Natural. Saiba mais
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