FOTO DO AUDITÓRIO LOTADO NO EVENTO DE COMO O CÉREBRO APRENDE
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu nos dias 27 e 28 de setembro o seminário de capacitação “Como o Cérebro aprende?”, com o especialista em neurociência e neuropediatria formado pela Santa Casa de São Paulo, Dr Clay Brites, pesquisador do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos da Atenção. O curso com duração de dois dias inteiros proporcionou a oportunidade de aprendizagem aos profissionais da área técnica da Fundação Catarinense de Educação Especial e profissionais externos das Instituições conveniadas sobre os mecanismos neurocientíficos da aprendizagem na perspectiva Multiprofissional da Avaliação Diagnóstica.

A capacitação ocorreu no Auditório da FCEE e atraiu profissionais de todo o Estado, que lotaram o local. Organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) e coordenado pelo Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE), o curso era voltado para a equipe técnica do CENAE e da FCEE e profissionais externos das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Pedagogia de Instituições Especializadas.

Foram abordados assuntos como Neurociência no entendimento do funcionamento do cérebro humano; Evidências científicas no processo de aprendizagem; Desenvolvimento e Aprendizagem; Comportamento e Aprendizagem; Funções do cérebro influenciando a Aprendizagem; Desenvolvimento cerebral; Processamento da informação sensorial; Memória e aprendizagem; Atenção e aprendizagem; Tipos de memória; Lateralização; Aprendizagem e conexões neurais; Neurociências e Aprendizagem; Motivação e Emoção e Neuroplasticidade.

O ministrande, Dr. Clay Brites, é também docente do curso de Pós-Graduação de Neuropsicologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Palestra da professora da UFF Cristina Maria Carvalho Delou
TRADUÇÃO LIBRASCom cerca de 600 participantes provenientes de todas as regiões do Estado, o II Seminário Catarinense de Altas Habilidades/Superdotação ocorreu nesta terça-feira, dia 27 de setembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, comprovando a importância do trabalho realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Com o objetivo de difundir a temática das altas habilidades/superdotação no estado, bem como fomentar a consolidação de políticas públicas para essa parcela da educação especial, o evento contou com a presença do vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Leandro Zvirtes, do pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Felício Margotti, e dezenas de diretores, gestores, pedagogos e professores de escolas de todo o Estado interessados em aprofundar seus conhecimentos na temática.

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A cerimônia de abertura do evento iniciou com as apresentações de crianças e adolescentes com altas habilidades na área da música participantes do projeto Núcleo de Excelência em Piano da Udesc, coordenado pelo renomado pianista Luís Cláudio Barros, que também foi o responsável pela execução do Hino Nacional Brasileiro. A equipe de ginástica rítmica do Instituto Estadual de Educação também realizou uma apresentação na abertura do Seminário.

A presidente da FCEE, Rosimeri Bartucheski, destacou a presença de representantes das 35 Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR) do Estado e mais a Grande Florianópolis como fruto do trabalho da FCEE de visitas e capacitações presenciais em todas as regiões. Já o Diretor de Ensino Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, pediu um esforço concentrado do público presente pelo avanço da educação especial em Santa Catarina.

O vice-reitor da Udesc, que estava representando o Governador do Estado, Raimundo Colombo, destacou a necessidade de mais parcerias entre a Udesc e a FCEE, principalmente em áreas já desenvolvidas na universidade, como desporto, robótica, engenharia, música, entre outros. “Precisamos juntar esforços pois a Universidade, assim como a FCEE, também é do Governo do Estado”, afirmou Leandro Zvirtes.

Também participou da cerimônia de abertura do Seminário o secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Canoinhas, Ricardo Pereira Martins, que elogiou a motivação da FCEE que envolveu professores e gestores educacionais da sua região que estavam presentes no evento.

A programação técnica do evento iniciou com a palestra da professora Doutora em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Soraia Napoleão Freitas, autora de diversas publicações e pesquisas na linha de Altas Habilidades, Inclusão Escolar e Práticas Educativas, que abordou o tema do Atendimento Educacional Especializado a alunos com Altas Habilidades/Superdotação: identificação e atendimento. Soraia iniciou sua apresentação destacando o fato que os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ficaram a margem por muitos anos e continuam até hoje invisíveis para a maior parte dos educadores. “Falta formação de professores no Brasil e o estado de Santa Catarina, através do trabalho realizado pela FCEE com a criação dos Núcleos de Altas Habilidades/Superdotação, vem puxando o País nesta área”, destacou a professora.

No turno da tarde o Seminário contou com uma apresentação da equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, que detalhou o trabalho realizado, desde as Oficinas para atendimento de alunos no campus da FCEE até a atuação para expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede regular de ensino em Santa Catarina, que iniciou no final de 2015 e já envolve 15 Gerências Regionais de Educação. “Segundo dados da OMS, a rede estadual de ensino possui de 40 a 50 mil estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, mas segundo o Censo Escolar 2015 temos apenas 215 alunos identificados neste segmento. Falta identificar esses alunos”, destacou a coordenadora do NAAH/S da FCEE, a psicóloga Andréia Alves Panchiniak.

O Seminário se encerrou com a apresentação da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD), Cristina Maria Carvalho Delou, que realizou uma apresentação de exemplos de serviços de atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação em diversos estados do Brasil e também no Chile. Cristina atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e do curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, ambos na UFF.

NAAHS/FCEE
Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assim como as pessoas com deficiência e as com transtorno do espectro autista e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, definem o público-alvo da educação especial. Resguardadas por leis, devem receber um atendimento educacional especializado visando seu desenvolvimento. O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE promove a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos usuários com indicadores de AH/SD, além de promover produção de conhecimento, capacitação de profissionais, assessorias técnicas e análises de processos de implantação de serviços de atendimento educacional especializado para os alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino.
Escolha de Vagas
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) divulga as vagas referentes à 14ª Escolha de Vaga do Processo Seletivo 004/2015/FCEE, que visa admitir professores em caráter temporário, para atuarem na educação especial no Campus da FCEE, em 2016. A 14ª Escolha de Vaga ocorrerá no dia 28 de setembro de 2016, às 14 horas, na sala de reuniões da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão/DEPE, no campus da FCEE. A Gerência de Gestão de Pessoas da FCEE ressalta que conforme prevê o Edital nº 004/2015/FCEE, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente, no momento da escolha de vaga, o documento de comprovação da habilitação mínima exigida, bem como os cursos, de acordo com a disciplina de sua opção de inscrição. Confira aqui a tabela de vagas.

delegação fcee de bocha paralimpica posa para foto após vitoriosa apresentação 2

TRADUÇÃO LIBRASA delegação de bocha paralímpica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participou entre os dias 23 e 25 de setembro da segunda etapa do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica na cidade de Araranguá. A equipe composta por quatro atletas retornou vitoriosa com Paulo Roberto Perão de Lima na classe BC3 da Serie A e Daniel Veras Silvestre com medalha de ouro na classe BC3 na serie B. Os demais atletas terminaram a competição entre os seis melhores.

O atleta Perão afirma que a vitória foi muito importante para retornar com mais garra e determinação para as próximas competições deste ano, ressaltando ainda que o foco maior é a Copa Brasil de Pares e Equipes, que acontecerá em novembro em São Paulo, e o Brasileiro Individual, que ocorre em dezembro em Blumenau.
 
O Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE tem o objetivo de produzir conhecimento, capacitar profissionais, assessorar os serviços de educação especial na área da Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde e Prática Esportiva, bem como acompanhar os usuários atendidos na FCEE. Contatos através dos telefones (48) 3381-1676  ou (48) 3381-2428 e pelo e-mail ceduf@fcee.sc.gov.br.
Dia do Surdo: atividades do CAS
TRADUÇÃO LIBRASO Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos, data criada pela Lei nº 11.796 de 2008, que simboliza o reconhecimento de um movimento que teve início há poucos anos pela inclusão dos surdos na sociedade brasileira, através do reconhecimento da sua língua e da sua cultura. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ferramenta de grandes conquistas aos surdos, foi reconhecida oficialmente como a língua das comunidades surdas do Brasil apenas em 2002, através da Lei nº 10.436, e foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626 de 22 de Dezembro de 2005, o que garantiu, entre outros, o direito do surdo a uma educação bilíngüe.

A FCEE promove a acessibilidade e a difusão da LIBRAS através da atuação do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), que é responsável pela Central de Interpretação de LIBRAS, pelo Serviço de Produção de Materiais em LIBRAS, pelo Jornal do CAS, jornal semanal em LIBRAS veiculado pela internet, e pelas traduções em LIBRAS das notícias do site da FCEE.
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