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TRADUÇÃO LIBRAS
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publicou nesta sexta-feira, dia 1º de julho, nova versão do Edital de Credenciamento nº 01/2016 para cadastro das instituições especializadas para concessão de benefício de Pensão Especial Estadual à Pessoa com Deficiência Intelectual Severa referente ao ano 2016/2017. Com a republicação do documento, as instituições interessadas têm até o dia 30 de julho de 2016 para realizar sua inscrição.

O edital tem como objetivo o Credenciamento de Instituições Especializadas no atendimento de pessoas com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em Santa Catarina para integrar o Cadastro das Instituições Credenciadas para Concessão do Benefício de Pensão Especial Estadual à pessoa com Deficiência Intelectual Severa durante o período de 18 de maio de 2016 a 18 de maio de 2017. Com a inclusão nominal no Cadastro, as entidades credenciadas são as únicas autorizadas pela FCEE, no Estado de Santa Catarina, a emitir o laudo diagnóstico, consoante a legislação vigente, para fins de concessão do benefício da Pensão Especial Estadual à Pessoa com Deficiência Intelectual severa durante o ano de 2016/2017.

Mais informações no EDITAL.
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TRADUÇÃO LIBRASMais de 230 profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social provenientes de todo o Estado participaram nesta quinta-feira do I Seminário Catarinense sobre Detecção Precoce de Atraso no Desenvolvimento Infantil, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) em parceria com o Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER).

O evento teve suas vagas esgotadas em poucos dias, confirmando a grande demanda da comunidade catarinense de discussões sobre este tema. “O tamanho interesse da comunidade sobre este Seminário confirmou a necessidade de maior diálogo interssetorial sobre o tema, envolvendo agentes das áreas de saúde, educação, educação especial, assistência social, entre outros”, afirmou a coordenadora do CENER, a psicóloga Loiva Lucia Herbert. “Este é um tema de fundamental importância, pois a identificação precoce de deficiências aumenta as chances de resultados nos tratamentos, reduzindo assim o custo deste tratamento para o Estado”, explicou a coordenadora.

O evento teve como objetivo analisar o contexto da detecção precoce do atraso no desenvolvimento infantil na Grande Florianópolis, com vistas à formalização de proposta de encaminhamento à instância legislativa. Entre os palestrantes estavam o médico pediatra Halei Cruz, que abordou o panorama atual de atenção relacionada ao atraso no desenvolvimento na primeira infância no estado de Santa Catarina e o fluxo do monitoramento da criança com risco de atraso no desenvolvimento na Grande Florianópolis, além de apresentar a Rede Cegonha e sua atuação na atenção à família catarinense. Já a médica pediata e geneticista Gisele Rozone de Luca palestrou sobre o papel da pediatria na Detecção Precoce do Atraso do Desenvolvimento, enquanto Bruna Costa, integrante da Educação Especial de Palhoça, falou sobre o papel da Educação Infantil neste processo. A psicomotricista Alzira Cândido Lopes abordou o tema do “Acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor pela caderneta de saúde: Direito da criança e dever do estado”, enquanto a médica Maria Cristina Pacheco da Costa e o professor Sérgio Bassetti, Supervisor de Atividades Educacionais Extensivas da FCEE, fizeram o encerramento do Seminário.
Professor ministrando o curso de Formação de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado - AEE/DV
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) e do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), ofereceu nesta semana o Curso Formação de Professores que Atuam no Atendimento Educacional Especializado / Deficiência Visual (AEE/DV).
O curso teve como objetivo capacitar o professor do AEE para trabalhar com o aluno com Deficiência Visual matriculado na rede regular de ensino. O AEE tem como função elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

O professor do AEE que atende o aluno com Deficiência Visual, Cego e Baixa Visão que está matriculado na rede regular de ensino deve ter conhecimento de todos os recursos necessários para que o aluno adquira independência e autonomia. E o CAP, através deste curso de capacitação, visa garantir recursos didáticos e práticas de ensino para atender as especificidades dos alunos com Deficiência Visual, repassando estes conhecimentos necessários aos professores de AEE.

A GECAE agradece as docentes Maria Helena de Lima, Marilene P. Bastos, Tamara Joana Casarin, Mariana Mondadori, Luiz Fernando Araújo, como também a participação dos servidores Eduardo Carneiro Schutz e Heloisa Maria da Silva do Vale.
Arraia da FCEE -  dança da quadrilha pessoas dando as mãos fazendo uma roda gigante.
TRADUÇÃO LIBRASFoi com o pátio lotado que o Centro de Educação e Vivência (CEVI) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu centenas de pessoas em clima de animação para o “Arraiá da FCEE”, realizado nesta quarta-feira, 29 de junho. O evento, proposto pela Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (GEPCA), ocorreu em dois períodos, matutino e vespertino, e contou com a participação de usuários dos centros de atendimento, familiares, servidores, estagiários e gestores. Confira a galeria de fotos dessa festa.

Durante a festa houve a apresentação do Casamento Jeca em LIBRAS, dança de quadrilha , dança do pau-de-fita e outras atrações desenvolvidas pelos Centros de Atendimento da FCEE, além de apresentação especial de acordeon do Sr. Adir dos Santos. As brincadeiras adaptadas, tais como pescaria, boca do palhaço, derrubando latas, argolas e correio elegante incrementaram ainda mais o evento.

De acordo com o gerente da GEPCA, Waldemar Carlos Pinheiro, “este momento foi de fundamental importância para a integração dos usuários, famílias, servidores e gestores”.

Além disso, como uma tradicional festa junina, foram oferecidas comidas e bebidas em barracas organizadas e servidas por representantes dos centros de atendimento da FCEE e da Associação de Pais dos Educandos (APE). Todos os usuários da FCEE foram presenteados com brindes arrecadados pela GEPCA e participaram de sorteios de tortas produzidos pela oficina de gastronomia do CENET e brindes oferecidos pela Santa Apolônia Hospitalar.

Diante do sucesso do “Arraiá da FCEE”, a GEPCA agradece a todos que se envolveram e participaram deste momento, em especial a toda equipe gestora da FCEE, que acreditou e apoiou a realização da festa, aos Coordenadores e profissionais dos Centros de Atendimento, que se empenharam na organização das barracas de comidas e brincadeiras, em especial a equipe do CEVI, grande anfitriã desta festa, que auxiliou e decorou todo o espaço; às mães da APE, que prontamente aceitaram o convite da GEPCA e se empenharam na barraca dos doces; ao Sr. Adir dos Santos, pai da Jussara, que tocou acordeon no período vespertino; a todas as famílias dos usuários atendidos e servidores da FCEE que prestigiaram o evento.  

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ARRAIA CEVI - BRINCADEIRA PAU DE FITAARRAIA CEVI - DANÇA DA QUADRILHA
Alunos da UFSC e atletas da FCEE juntos na quadra de esporte.
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por intermédio do Centro de Educação Física (CEDUF), foi convidada para participar nos dias 07 e 14 de junho de uma oficina teórico-prática de bocha paralímpica na disciplina de Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados dos cursos licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A disciplina é ministrada pela Professora Doutora Bruna Barbosa Seron e tem como propósito difundir o conhecimento a cerca das modalidades paradesportivas nos âmbitos de treinamento técnico e tático para o curso de bacharelado e de forma inclusiva como atividade escolar na turma da licenciatura.
  No dia 07, as professoras da FCEE, Marília Garcia Pinto e Fabíola Spader estiveram com a turma da 7ª fase do Bacharelado em Educação Física e na oportunidade, os atletas da FCEE, Paulo Ricardo Pedroso e Julia Pereira Marcelino, juntamente com seus assistentes Sandra Seeber e Maria Catarina Marcelino, respectivamente, fizeram uma demonstração do jogo de bocha.  A professora Marilia indicou aos acadêmicos as oportunidades de trabalho na área da Educação Física, seja na área voltado para técnico, classificadores ou arbitragem. Ela ressaltou que “estas oportunidades são válidas para ampliar a divulgação da bocha também na graduação e fazer despertar o interesse dos futuros profissionais a trabalharem com o esporte adaptado”.
    Já no dia 14, o encontro foi com a turma da 5ª fase de Licenciatura, sendo que os atletas Paulo Roberto Perão de Lima e Daniel Veras Silvestre, com os seus assistentes Paulo Roberto Perão e Josiane Veras Silvestre, também realizaram uma apresentação da modalidade e a professora Fabíola mencionou o histórico da bocha paralímpica na FCEE, bem como as oportunidades da prática com materiais simples e adaptados para levar a modalidade para a realidade escolar. A técnica da equipe da FCEE destaca que: “com estas parcerias, os professores das escolas tem a oportunidade de aprimorar seu olhar diante de seus alunos com deficiência e buscar junto a FCEE as possibilidades de adaptações da prática esportiva, favorecendo a inclusão da pessoa com deficiência no mundo do esporte e conseqüentemente na sociedade em geral.
    O Centro de Educação Física da FCEE tem o propósito de realizar parcerias com as universidades para ampliar o trabalho que é desenvolvido pelos seus profissionais, com o intuito de capacitar ou apresentar novas oportunidades de atuação profissional para os futuros Educadores Físicos e professores.
Alunos da UFSC e atletas da FCEE juntos na quadra de esporte.
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