Teve início nesta terça-feira, dia 19/07, na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o curso “Teoria da Atividade - Professores”. Voltado para professores que atuam no campus da FCEE, a formação tem como objetivo oportunizar conhecimento e aprofundamento sobre a Teoria da Atividade em uma perspectiva sócio histórica buscando fundamentar a ação da pedagogia no campus da FCEE. Ministrado pela professora Célia Diva Renck Hoefelmann, professora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí e Pedagoga do Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU), conta com a participação de cerca de 50 professores e ocorre até o dia 22 de julho no campus da FCEE.
Organizado pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) e coordenado pelo Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP) da FCEE, a formação aborda conceitos, fundamentos e histórico da teoria da atividade, a atividade de aprendizagem e as ações de aprendizagem, e planejamento, intervenção e avaliação pedagógica através da teoria da atividade.
O site da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) foi totalmente reformulado para promover ainda mais acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, visual ou motora. Novos recursos foram incorporados com a meta de ampliar o alcance do conteúdo publicado. Foram quase dois anos de estudos e a nova versão entrou no ar neste mês de julho, resultado da parceria entre a equipe da FCEE e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). O projeto foi destaque nesta semana no site do Governo do Estado que também produziu um vídeo especial sobre o tema.
Logo no topo do site, aparece a Barra de Acessibilidade, com as opções de atalho direto para o conteúdo e de busca de conteúdo e, ainda, botões que permitem aumentar o tamanho da fonte de texto em todo o site. Também na parte superior, é possível selecionar o botão que ativa a ferramenta Alto Contraste, formulada de modo que além de deixar o texto branco em fundo preto também altera as cores de todas as imagens do site para escalas de cinza, facilitando a navegação de pessoas com baixa visão. A opção alto contraste facilita a navegação de pessoas com baixa visão
O analista de Informática da FCEE, Cândido Matos dos Santos, explica que o novo site foi trabalhado dentro da proposta de promover a responsividade, ou seja, todo o conteúdo é adaptado automaticamente ao tamanho da tela que o usuário estiver utilizando sem perder suas funcionalidades. Também foi trabalhado o recurso conhecido como “migalha de pão” (breadcrumbs), que apresenta os links da navegação realizada dentro do site em forma de lista, permitindo ao usuário saber qual o caminho percorrido até chegar a cada página em que se encontra no momento. Servido Paulo Ricardo Pedroso elogia novo site
Outra ferramenta é a tabulação, pensada nos usuários que utilizam apenas o teclado para navegar, sem o auxílio do mouse. Clicando apenas a tecla Tab, é possível percorrer todos os links distribuídos em cada página. Servidor da FCEE, Paulo Ricardo Pedroso, com paralisia cerebral, demonstra na prática as vantagens do recurso e elogia a iniciativa. O site da FCEE também excluiu práticas desaconselhadas, consideradas como empecilho para o acesso de pessoas com deficiência, como o uso de animações e aplicações Flash e atualizações automáticas periódicas.
“Por desenvolvermos um trabalho tão sério e tão importante na questão das políticas de inclusão social das pessoas com deficiência, precisávamos que o nosso site também fosse acessível, para que uma pessoa surda, um cego ou alguém com deficiência motora também possa acessar com facilidade informações sobre o trabalho da fundação”, destaca a presidente da FCEE, Rosemeri Bartucheski.
Intérprete de LIBRAS grava tradução para o site
Outra ação que já era feita no site e terá continuidade é a tradução dos textos da seção de notícias para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), pedagoga Patrícia Amaral, explica que “A língua oficial da comunidade surda é a LIBRAS, é a sua primeira língua, tendo que ser respeitada”, destaca. Por isso, além de reproduzida em texto, cada notícia publicada no site é disponibilizada também em um vídeo traduzido para LIBRAS, produzido pela equipe própria de intérpretes da FCEE. A proposta é, em uma nova etapa, ampliar o recurso também para outras áreas do site.
As principais referências para as mudanças foram documentos de acessibilidade na internet como a cartilha WCAG 2.0 - Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web, desenvolvida pela organização internacional World Wide Web Consortium; e a eMAG Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, desenvolvida pelo Governo Federal.
Os testes passaram por avaliação de acessibilidade por meio de ferramentas automáticas como o ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios) e também pela avaliação por profissionais da FCEE ligados às áreas de tecnologia, surdez e deficiência visual, incluindo pessoas com deficiência que integram a equipe da fundação.
Marcelo Lofi, pedagogo e coordenador do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), por exemplo, participou de todo o processo de desenvolvimento do site. Cego, ele testou e aprovou as medidas. Realizando a navegação com um leitor de tela (software usado para obter resposta do computador por meio sonoro), ele agora consegue acessar todo o conteúdo do novo site com muito mais agilidade.
O trabalho realizado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da FCEE foi destaque neste final de semana no jornal Diário Catarinense. A matéria de capa, intitulada “Mentes brilhantes: conheça as características do cérebro de pessoas com altas habilidades cognitivas, os superdotados”, abordou as ações realizadas pelo NAAHS e as formas de identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação. Confira o texto no site do jornal.
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), promove a partir desta terça-feira, dia 19, a exposição “Leituras e Releituras sobre Cruz e Sousa”, com desenhos e pinturas dos participantes da Oficina de Artes Plásticas/Visuais do NAAHS. A mostra, com entrada gratuita, ocorre no Hall da Biblioteca Pública do Estado, no Centro de Florianópolis, de 19 de julho a 12 de agosto.
Segundo a presidente da FCEE, Rose Bartuscheski, alunos com altas habilidades e superdotação necessitam de um atendimento educacional diferenciado, para que possam promover seu desenvolvimento acadêmico, artístico, psicomotor e social. “Neste contexto, a Oficina de Artes Visuais vem promovendo, estimulando e oportunizando experiências relacionadas aos conteúdos e práticas inerentes às artes visuais", assinala Rose.
João da Cruz e Sousa, nascido em Nossa senhora do Desterro (24 de novembro de 1861) e falecido em Minas Gerais (19 de março de 1898), foi um poeta brasileiro, também chamado de Dante Negro ou Cisne Negro, um dos precursores do Simbolismo no Brasil e que hoje empresta seu nome ao Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa.
NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação
Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assim como as pessoas com deficiência e as com transtornos globais do desenvolvimento, definem o público-alvo da educação especial. Resguardadas por leis, devem receber um atendimento educacional especializado visando seu desenvolvimento.
O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE dirige suas ações aos alunos matriculados na rede regular de ensino que tenham indicativo de altas habilidades/superdotação, promovendo a identificação, o atendimento e o desenvolvimento desses educandos nas escolas públicas e demais sistemas educacionais do Estado, oferecendo serviços como assessoria à rede regular de ensino, orientação às famílias, apoio psicológico aos alunos e encaminhamento para instituições parceiras.
SERVIÇO:
O QUE: exposição “Leituras e Releituras sobre Cruz e Sousa”
QUANDO: de 19 de julho a 12 de agosto de 2016, de segunda a sexta, das 8h às 19h
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou nesta quinta-feira, 14/07, juntamente com Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, através da Gerência Regional de Educação, o I Encontro de Regional de Altas Habilidades/Superdotação de Tubarão com o objetivo de capacitar professores, diretores, assistentes técnicos pedagógicos, orientadores e gestores educacionais no atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação.
O encontro, que contou com a presença da Presidente da FCEE, Rosemeri Bartucheski, do Diretor de Ensino Pesquisa e Extensão, Pedro de Souza, e do Secretário da ADR Tubarão Nilton de Campos, marcou a parceria entre a FCEE e a ADR Tubarão na identificação e atendimento de crianças e jovens superdotados daquela região.
As palestras foram ministradas pelas profissionais do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE Andréia Panchiniak, Liliam Barcelos e Ananda Burin, que explanaram sobre a importância do adequado atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação. O público era formado por professores, diretores, assistentes técnicos pedagógicos, orientadores e gestores educacionais da Gerência Regional de Educação de Tubarão e de municípios da região.