Cartaz preto com letras brancas e foto em preto e branco de um senhor branco com barba e cabelos brancos usando terno e gravata. No texto diz: Nota de falecimento e o logo da APAE de Rio do Sul
TRADUÇÃO LIBRASÉ com imenso pesar que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) comunica o falecimento do Professor Dalmir da Silva, presidente da APAE de Rio do Sul, ocorrido no dia 28 de setembro de 2020. A história do Professor Dalmir, como era carinhosamente chamado, se entrelaça com a história da APAE de Rio do Sul, onde atuava desde 2008. Nascido em 16 de novembro de 1951, natural de Ronda Alta (RS), profissional de competência ímpar e dedicação incomparável, atuou como professor, diretor escolar, coordenador de cursos superiores e secretário municipal de educação na cidade de Rio do Sul.

Sua trajetória na APAE de Rio do Sul iniciou no ano de 2008, quando foi eleito vice-presidente juntamente com o presidente Célio Simão Martignago. Em 2011, assumiu como Presidente, com a gestão de três anos, sendo reeleito em 2014 para mandato até 2016. No ano de 2017 a 2019, deu continuidade na diretoria executiva com a função de Diretor de Patrimônio. Também atuou na Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina como Diretor Financeiro. Nesse ano de 2020, retornou à presidência da APAE, reafirmando toda a sua contribuição e dedicação de forma efetiva ao Movimento Apaeano e na luta diária pelos direitos da pessoa com deficiência.
Arranjo de flores em mesa ao lado de arranjos com velas e uma placa escrita com caneta: Hoje: FCEE na APAE de Curitibanos
TRADUÇÃO LIBRASNa sexta-feira, dia 25/09, foi o dia das instituições parceiras nas cidades de Caçador e Curitibanos receberem a visita do presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, quando apresentou o programa Modelo de Repasse Direto (MRD), discutiu parcerias para capacitações e assessorias específicas nas áreas de atuação das respectivas instituições e abordou outros assuntos de interesse das associações.

Na Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) de Caçador foram discutidas parcerias para a capacitação de surdos e deficientes visuais e assessorias para a equipe técnica e instrutores de LIBRAS. Na APAE de Caçador a Equoterapia foi tema da reunião assim como as dificuldades dos professores surdos em acompanharem os cursos da FCEE.

Em Curitibanos, na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Curitibanos (Apadac), foram discutidos assuntos diversos, como auxílio para transferência da sede da instituição, contratação de instrutor de LIBRAS e provas práticas para contratação de intérpretes. Na APAE de Curitibanos, a FCEE recebeu elogios pela qualidade do conteúdo técnico das Diretrizes dos Centros de Atendimento Especializado em Educação Especial (CAESP), lançadas em junho deste ano, e também pediram auxílio para o financiamento do término das obras de ampliação da instituição.

Confira abaixo fotos das visitas: 
Quatro pessoas sentadas em ambiente interno, 1 homem a esquerda e 3 mulheres. Quatro pessoas sentadas 3 mulheres um homemQuatro pessoas sentadas em ambiente interno, mesa com toalha crochet, 1 homem e 3 mulheresDez pessoas sentadas em mesa em ambiente interno posando para foto, todas mulheres e um homem no canto direitoUm homem e uma mulher conversam, ao fundo parede azul com uma placa: Associação Pais e Amigos dos Excepcionais - Escola Especial Hugo Miguel Sulzbach - Centro de Atendimento Interdisciplinar - apaecuritibanos@hotmail.com
Tela com fundo preto e quatro quadrados com rostos de pessoas, 3 crianças e 1 adulto, ao centro banner com texto Esag Kids nas 10 primaveras
TRADUÇÃO LIBRASUm grupo de alunos atendidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participou no dia 22/09 da Live da Primavera do ESAG Kids, projeto de extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) voltado para estimular a liderança em crianças. A participação nesta Live foi fruto da parceria do NAAH/S-FCEE com o professor Eduardo Jara, do projeto ESAG Kids, que integra a parte da suplementação dos alunos com indicadores de Altas Habilidades/ Superdotação por meio de projetos que envolvam liderança e empreendedorismo.

Os educandos que participaram da Live da Primavera frequentam as Oficinas de Atividades Exploratórias II e Leitura e Produção Textual do NAAH/S, sob orientação das professoras Myriam Callado de Oliveira e Ana Lúcia Kretzer Barotto respectivamente.

Atender alunos na área das Altas Habilidades utilizando projetos faz parte do método de avaliação e suplementação utilizado no NAAH/S-FCEE e sugerido pelo psicólogo norte-americano Joseph Renzulli que embasa o trabalho do Núcleo. Segundo a definição do Ministério da Educação (MEC) na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, um dos indicadores de Altas Habilidades/Superdotação é o potencial elevado na área da liderança além de potenciais também elevados em outras áreas como intelectual, acadêmica, psicomotricidade, artes, os quais podem ocorrer de forma isolada ou combinadas aliados à criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas na área de interesse.

A Live da Primavera do ESAG Kids encontra-se disponível neste link.
Quatro pessoas em pé, dois homens e duas mulheres, ao centro um banner escrito CAESP.
TRADUÇÃO LIBRASO presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, visitou nesta quinta-feira, 23/09, as instituições parceiras Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) e APAE de Joaçaba e a Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Visuais (ACADAV) e APAE de Campos Novos. Entre os diversos assuntos tratados, estavam o programa de parceria Modelo de Repasse Direto (MRD), as Diretrizes dos Centros de Atendimento Especializado em Educação Especial (CAESP), as capacitações e o andamento das atividades remotas realizadas pelos professores neste período de pandemia.

Três pessoas sentadas, ambiente interno, duas mulheres, um homem, todos de máscaras.
No turno da manhã esteve reunido com a presidente da APAS de Joaçaba, Maria Carmosina, quando verificou a necessidade de contratação de um instrutor de LIBRAS e recebeu a proposta de realizar a I Conferência Estadual dos Surdos na cidade de Joaçaba em parceria com a APAS.

Três mulheres e um homem de pé segurando um arranjo de flores, ambiente interno, todos de máscara.
Já na APAE de Joaçaba foram discutidos vários assuntos com a equipe, como a substituição dos professores efetivos afastados.

Em Campos Novos, o presidente da FCEE se impressionou com o ambiente de união na Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Visuais (ACADAV), com técnicos, professores, voluntários, educandos surdos, cegos e uma surda-cega. “Com poucos recursos, eles fazem muitas coisas e são muito unidos entre eles, são uma verdadeira família”, ressaltou Feijó.

Doze pessoas posam para foto em pé, ambiente interno, homens e mulheres.

Na APAE de Campos Novos, o presidente foi recebido pelo diretor Luiz Augusto de Souza, que apresentou a estrutura da instituição e o trabalho realizado pela equipe multiprofissional da Clínica da APAE. Na ocasião foram tratados assuntos referentes às consequências da pandemia nas instituições, as dificuldades encontradas pelos usuários e suas famílias sem os atendimentos presenciais, e o andamento das atividades remotas realizadas pelos professores.
Cartaz fundo vermelho e verde com o texto: Inscrições abertas! Capacitação em Altas Habilidades/Superdotação: Rompendo as barreiras do Anonimato - 14ª edição - Prazo até 15/10 - Datas: de 20 de outubro a 24 de novembro de 2020.
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do seu Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), promove entre os dias 20 de outubro e 24 de novembro o curso a distância “Capacitação em Altas Habilidades/Superdotação: Rompendo as barreiras do Anonimato - 14ª edição”. Com inscrições gratuitas e abertas à comunidade, o curso tem como objetivo disseminar a temática das altas habilidades/superdotação, fomentar a identificação de alunos com esta condição e desmistificar os conceitos equivocados que norteiam essa temática. O conteúdo é voltado, principalmente, para professores e profissionais da educação e também pais de alunos. Com carga horária de 40 horas, o curso será ministrado pela equipe de profissionais do NAAH/S-FCEE e as inscrições ficam abertas até o dia 15 de outubro. O edital está disponível no site da FCEE neste link ou em Institucional/Editais/Cursos e Capacitações. Interessados podem entrar em contato através do e-mail gecea@fcee.sc.gov.br
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