Montagem com quatro fotos quadradas: a primeira mostra uma menina de óculos em pé em um equipamento ao lado de um homem com jaleco brancp, a segunda mostra um close de um homem costurando, a terceira mostra um senhor com traços de síndrome de down lavando uma tampa de panela e a última mostra duas senhoras sorrindo sentadas em uma mesa jogando cartas.
TRADUÇÃO LIBRASDe 21 a 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano tem como tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, definido pela APAE Brasil com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional, além de combater o preconceito e a discriminação. A data foi instituída em 1964 pelo Decreto nº 54.188, inicialmente intitulada Semana Nacional da Criança Excepcional, e foi alterada pela Lei 13.585 em dezembro de 2017 e passou a se chamar Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, estima-se uma prevalência de 1% da população com deficiência intelectual, sendo que a deficiência intelectual grave é de cerca de 6 por 1.000 (GODOY, et. al 2019).

O Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), atende este público em suas diversas faixas etárias, através dos serviços especializados de Estimulação Precoce, Atendimento Educacional Especializado, Serviço Pedagógico Específico, Programa de Educação Profissional, Programa de Atividades Laborais, Serviço de Atendimento Específico e Serviço de Convivência. Tais serviços são oferecidos tanto no campus da FCEE quanto nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAESP) em todo o estado.

Nessa semana enfatizamos, com orgulho, o inerente direito da pessoa com deficiência no que tange ao sistema educacional inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida como forma de alcançar sua máxima autonomia possível, desenvolvendo seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, sociais e intelectuais, respeitando, no entanto, seus interesses e necessidades de aprendizagem individuais.

Segundo o Art. 2º. do Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera-se a pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (BRASIL, 2015). Já o termo deficiência múltipla tem sido comumente utilizado para “caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social”, sendo caracterizadas, no entanto, pelo nível de desenvolvimento, suas possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem, determinando assim as necessidades educacionais de cada indivíduo, haja vista que, segundo a Secretaria de Educação Especial (BRASIL, 2006), o desempenho e as competências dessas pessoas são heterogêneos e variáveis.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM-5 (APA, 2014), a Deficiência Intelectual (ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual) é uma condição que tem início no período do desenvolvimento e inclui prejuízos funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados. Essa condição interfere nos domínios conceitual, social e prático da vida do sujeito, afetando funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência.

O DSM-5 (APA, 2014) também aponta déficits em funções adaptativas que promovem defasagens nos padrões de desenvolvimento socioculturais, especialmente em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem suporte e apoio continuados, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

(Texto elaborado pelas profissionais da FCEE Alana Fantin e Patrícia Braz)

Referências
APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5. 5ª.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
APAE BRASIL. Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Disponível em <http://apaebrasil.org.br/pagina/semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla>. Acesso em 25 de agosto de 2020.
BRASIL. LEI Nº 13.585 que Institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2017). Disponível em <https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=13585&ano=2017&ato=1baQTVq5EeZpWT9f1>. Acesso em 24 de agosto de 2020.
BRASIL. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla. 4. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deficienciamultipla.pdf>. Acesso em 21 de agosto de 2020.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), Art. 2º. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2020.
GODOY, Vanessa Boldarini de et al. Legislação brasileira e a inclusão escolar de indivíduos com distúrbios da comunicação. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 21, n. 3, e15518, 2019.   Disponível em <https://doi.org/10.1590/1982-0216/201921315518>. Acesso em 26 de agosto de 2020.
Retrato de homem jovem, sorrindo, de óculos armação preta grossa.
TRADUÇÃO LIBRASÉ com imenso pesar que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa o falecimento do aprendiz Fabiano Antônio Pereira, que atualmente frequentava o Centro de Educação e Trabalho (CENET), no Programa de Atividades Laborais. Morador do Lar São Gabriel, Fabiano iniciou atendimento na FCEE em 1994. É com muita tristeza que nos despedimos de Fabiano que era uma pessoa tão iluminada e que irradiava sempre sua alegria. Deixará saudades e a lembrança eterna de seu sorriso. Descanse em paz!
Cartaz com o título
TRADUÇÃO LIBRASNesta próxima terça-feira, 11/08, terá início uma série de lives sobre a Educação Especial em Santa Catarina promovidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O tema da live de estreia, que ocorre no dia 11/08 às 13h45 com transmissão pelo Canal da FCEE no YouTube, será “Benefícios Sociais para pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo em Santa Catarina”, que abordará os benefícios da Pensão Especial Estadual à Pessoa com Deficiência, Carteira de Passe Livre Intermunicipal e de Identificação do Autista e Redução de Jornada de trabalho. Participam da conferência online a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Jeane Probst Leite, e a equipe do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE) da FCEE, formada pela coordenadora Eliane dos Santos, a assistente social Ketiline Cristiane Rocha, o técnico administrativo Higor Kuntze, a fisioterapeuta Sany Fernandes e a psicóloga Janaina Henrique. Para assistir o evento é preciso acessar o canal da FCEE no YouTube através deste link no horário previsto: https://www.youtube.com/watch?v=aHccOJckblk

As lives ocorrerão sempre nas terças e quartas das 14h às 15h nos meses de agosto, setembro e outubro. Os temas das próximas lives serão “Acessibilidade e Tecnologia Assistiva” (12/08), “As Pessoas com Deficiência e a atividade física/saúde e qualidade de vida” (18/08), “A leitura e a escrita do aluno surdo” (19/08), “O cenário das Altas Habilidades / Superdotação em Santa Catarina” (25/08) e “Deficiência Visual - A importância da Tecnologia Assistiva para o acesso a informação” (26/08).
 
 
 
Duas fotos de Dr. Alvaro no auditório da FCEE, discursando e abraçando o presidente Rubens Feijó e a frase: Educação Especial em Luto em Santa Catarina - Nota de falecimento: Dr. Alvaro de Oliveira
TRADUÇÃO LIBRASÉ com grande pesar que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) comunica o falecimento, na tarde deste sábado, 15/08, em Florianópolis, do Dr. Álvaro José de Oliveira, médico neuropediatra, um dos fundadores da FCEE em 1968 e grande nome da Educação Especial em Santa Catarina e no Brasil. Dr. Álvaro atuou como diretor técnico da instituição durante décadas e participou ativamente nos últimos anos de diversas comemorações, como o projeto “Memórias da FCEE” (foto), idealizado pelo atual presidente Rubens Feijó, para o qual escreveu um relato sobre sua história na FCEE, o qual foi publicado parcialmente em maio deste ano em homenagem prestada através de nossas redes sociais.

Grande incentivador de estudos e pesquisas na área da educação especial, foi responsável pela implantação de serviços pioneiros no Estado e no Brasil e é considerado até hoje um grande mestre e professor de diversas gerações de profissionais da Educação Especial. “Sabia sempre fazer o uso das palavras e experiências com profissionais e familiares. Deixa um grande legado”, afirma a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Jeane Probst Leite.
FCEE retoma atendimento presencial para Carteiras de Passe Livre e do Autista
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa que, devido à nova determinação do Governo do Estado de Santa Catarina sobre a liberação do transporte público intermunicipal, estará retomando a partir desta segunda-feira, 10/08/2020, o atendimento presencial para entrega, renovação e pedidos de novas carteiras de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Identificação do Autista. O atendimento presencial acontecerá de segunda a quarta-feira no horário das 13h às 19h no Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE), no campus da FCEE, na Rua Paulino Pedro Hermes, 2785, Bairro Nossa Senhora do Rosário, em São José.

* Os usuários da Carteira de Passe Livre que estiverem com a carteira vencida ou faltando menos de 30 dias para vencer e que ainda não solicitaram a renovação, poderão se dirigir à FCEE para renovar o documento, portando a carteirinha vencida. A nova Carteira será impressa na hora.

* As Carteirinhas que foram solicitadas ou renovadas até o dia 18/03/2020 e que tinham prazo para retirada em Março, Abril ou Maio, estarão disponíveis para retirada.

* As solicitações de segunda via serão feitas exclusivamente pelo e-mail: passelivre@fcee.sc.gov.br. É necessário o anexo do Boletim de Ocorrência. A data para retirada do documento será informada por e-mail.

* Na sala de atendimento será autorizada a entrada de somente uma pessoa por vez, que deverá respeitar a fila e o distanciamento estabelecido, portando a carteirinha vencida ou o documento de identidade do usuário. Para poder acessar o campus da FCEE é obrigatório o uso de máscaras.

* As carteiras emitidas pelas instituições credenciadas serão impressas pela FCEE e encaminhadas por malote.

Mais informações pelo e-mail passelivre@fcee.sc.gov.br, pelo telefone (48) 3664-4948 ou pelos links abaixo:
Carteira de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência
Carteira de Identificação do Autista de Santa Catarina
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