Recesso Escolar Educação Especial - 27 a 31 de julho de 2020
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em virtude da Portaria nº 1433/2020 da Secretaria de Estado da Educação (SED), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (22/07/20), informa a instituição de recesso escolar aos educandos, professores e ocupantes dos demais cargos em atividade no campus da FCEE no âmbito da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e nas Instituições Parceiras, com duração de cinco dias, no período de 27 a 31 de julho de 2020. Este recesso tem como objetivo proporcionar uma pausa nas atividades para os servidores e educandos, antes do início das atividades do segundo semestre.

Nesse período de suspensão dos atendimentos presenciais, os servidores da FCEE tiveram que se adequar às novas práticas, com o uso de tecnologias, para desenvolver o trabalho remoto. Esta decisão ocorre em decorrência de pedidos de servidores e educandos que demonstram cansaço, pois esta mudança de rotina acaba causando um esgotamento mental em todos.

A Portaria nº 1433/2020 da SED de 22/07/2020 resolve:

Art. 1º Instituir o recesso escolar no âmbito da Rede Pública Estadual de Educação, com duração de cinco dias, no período de 27 a 31 de julho de 2020, para estudantes, professores e ocupantes dos demais cargos em atividade nas unidades escolares, das etapas do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio e Magistério, assim como para o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), Escola em Período Integral (EPI), Programa Mais Saber, Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira.

§ 3º: O recesso para estudantes e professores da Educação Especial seguirá as orientações referentes ao funcionamento da Educação Básica e Profissional da rede constantes nessa Portaria.
 
 
 
Comunicado
TRADUÇÃO LIBRASDevido ao novo decreto do Governo do Estado de Santa Catarina, que determina a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros a partir desta segunda-feira, 20/07/2020, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa que está suspenso, até o dia 03/08/2020, o atendimento presencial para entrega, renovação e pedidos de novas carteiras de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Identificação do Autista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail passelivre@fcee.sc.gov.br.
Desenho de criança com vários balões de pensamentos sobre sua cabeça, um de cada tipo. E a frase 13 de julho - Dia da consciência sobre o TDAH
O dia 13 de julho é o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), criado para lembrar a importância da conscientização sobre este transtorno em todo o mundo e sobre os prejuízos que pessoas com TDAH enfrentam em todos os espaços e contextos em que frequentam. O Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), atende este público em idade escolar e pré-escolar através da Avaliação Diagnóstica Multidisciplinar, realizada no Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE), e do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado pelo Centro de Estudos Normativos para o Atendimento Pedagógico (CENAP).

O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo até a fase adulta. Afeta um elevado número de crianças em idade escolar e pré-escolar e ocorre como resultado de bases multifatoriais, com fatores genéticos, biológicos, sociais e neuropsicológicos. O diagnóstico tardio pode trazer prejuízos significativos para o indivíduo tanto na área acadêmica, social, lazer e familiar. Por isso a importância da avaliação precoce e com a participação de uma equipe multidisciplinar. A avaliação do TDAH é baseada em critérios bem definidos, como os que constam no Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria.

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade recebeu diversas nomenclaturas ao longo dos tempos, mas esta denominação utilizada nos dias de hoje passou a ser adotada em 2002, a partir da quarta edição do Manual Estatístico e Diagnóstico dos Transtornos Mentais (DSM-IV).

De acordo com Barkley (2002), o TDAH é um déficit na capacidade de se autorregular e se autocontrolar. As pessoas com TDAH reagem de forma impulsiva e demandam de maior esforço para se acalmar e refletir. Possuem dificuldades no processamento das Funções Executivas que incluem a memória operacional (manter fatos relevantes em mente), o discurso interno (falar consigo mesma), a regulação emocional (acalmar-se ou motivar-se) e a reconstituição (criar uma solução).

O diagnóstico do TDAH é de base clínica, ou seja, é realizado por meio da história clínica contemplando sinais e sintomas, desde quando ocorrem, com que intensidade e o quanto os mesmos interferem na vida da pessoa em ambiente familiar, escolar e profissional. Esta investigação deve ser criteriosa e norteada por critérios descritos nos sistemas classificatórios como DSM IV e CID 10, porém, exige também aprofundado conhecimento sobre o TDAH

Ao se observar os critérios relativos às características que definem o transtorno pode-se perceber que muitas delas podem ser comuns a muitas pessoas e podem, inclusive, fazer parte da personalidade do sujeito. Contudo, é a dimensão quantitativa de tais características que irá determinar, ou não, a existência do transtorno. Portanto, não se trata da pessoa estar desatenta, agitada em demasia ou impulsiva em determinado momento, de ‘ter’ ou ‘não ter’ sintomas relacionados, o que determina se existe ou não um problema é ‘o quanto’ há desses sintomas, a intensidade em que se apresentam, a prevalência destes na vida da pessoa e os danos que causam. (MATTOS, 2012).

Ao reconhecer que as características predominantes do TDAH se evidenciam no início da idade de escolarização, faz-se necessário destacar o baixo desempenho escolar destas crianças (FACION, 2004). Em princípio, pode-se dizer que o potencial intelectual de pessoas com esse transtorno não é comprometido, todavia o principal obstáculo é a impulsividade e a falta de atenção, que são funções importantes para a assimilação do conhecimento acadêmico (CEREGATO, 2008).

(Texto escrito com informações fornecidas pela professora Luciana Silva, do AEE/TDAH CENAP/FCEE, e também pelos profissionais do CENAE/FCEE.)

Referências:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4ª Ed. Texto revisado. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARKLEY, Russel A. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARKLEY, Russel A.; MURPHY, Kevinr R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Exercícios Clínicos. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Barkley, R. A. (1997). ADHD and the nature of self-control. London: The Guilford Press
CEREGATO, M. C. Hiperatividade e ação docente: subsídios para intervenção. Revista SER: Saber, Educação e Reflexão. São Paulo. Dez. 2008 p.47 – 59
FACION, José Raimundo. Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (T.D.A.H): Atualização Clínica. Revista de Psicologia da UnC, 2004, vol. 1, n. 2, p. 54-58
SMITH, M. Psychiatry Limited: Hyperactivity and the Evolution of American Psychiatry, 1957-1980. Social History of Medicine, v. 21, n. 3, p. 541-59, 2008
Diretora da APAE de Guaramirim ao centro, ao lado do presidente da FCEE e da diretora Jeane Probst Leite.
A diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado Maria Anna Malutta (CAESP), da APAE de Guaramirim, Noeli Lorenzi, esteve no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) no dia 07 de julho para entregar pessoalmente para o presidente Rubens Feijó e para a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Jeane Probst Leite alguns exemplares do livro "Branca de Neve e as Tentações da Bruxa", publicação lançada em março deste ano sobre o tema “prevenção de deficiências”e voltada para o público infantil e juvenil. Na ocasião, o presidente da FCEE aproveitou para parabenizar a APAE pelos 35 anos de existência, celebrados no dia 08 de julho.

A APAE de Guaramirim foi fundada em julho de 1985 e iniciou suas atividades em abril do ano seguinte atendendo 18 alunos. Hoje, a instituição é uma das principais parceiras da FCEE e atende 231 educandos com deficiência intelectual/ múltipla e Transtorno do Espectro Autista.

Saiba mais sobre o livro "Branca de Neve e as Tentações da Bruxa" neste link: http://www.fcee.sc.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9283-apae-de-guaramirim-lanca-livro-infantil-sobre-prevencao-de-deficiencias
Foto retrato de menino sorrindo.
TRADUÇÃO LIBRASÉ com pesar que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) comunica o falecimento nesta segunda-feira (13/07) do educando Anderson dos Santos, que atualmente frequentava o Centro de Educação e Vivência (CEVI). Anderson tinha 27 anos e desde 2006 vivia, em sistema de internato, no Lar São Gabriel, atualmente mantido pela APAE de Florianópolis. Aos seis de idade ele foi avaliado na FCEE. O falecimento ocorreu nesta madrugada devido a uma embolia pulmonar no Hospital Regional de São José, onde Anderson estava internado há uma semana. Nossos mais sinceros sentimentos à família e aos servidores da FCEE. (Com informações da APAE Florianópolis)
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