Comunicado: continua suspenso atendimento presencial para Carteiras de Passe Livre e Autismo
TRADUÇÃO LIBRASDevido ao novo decreto do Governo do Estado de Santa Catarina, que prorroga até o dia 10/08/2020 a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa que continua suspenso o atendimento presencial para entrega, renovação e pedidos de novas carteiras de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Identificação do Autista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail passelivre@fcee.sc.gov.br.
Cartaz vermelho com o texto: Esclarecimento sobre retorno das aulas presenciais
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), enquanto uma das 15 entidades participantes do Comitê de Retomada das Aulas Presenciais em Santa Catarina e diante da abordagem equivocada que está sendo realizada pelos principais órgãos de imprensa do Estado, esclarece que o lançamento do documento Diretrizes para o Retorno Às Aulas, divulgado no dia 28/07 pela Secretaria de Estado da Educação, não determina o retorno das atividades presenciais. Este somente ocorrerá quando a matriz de risco e as instituições da área da saúde determinarem ser possível. “Já sabemos que será por etapas e ainda estamos discutindo medidas para educação infantil, fundamental e educação especial devido a complexidade de ações necessárias. As Diretrizes apontam as medidas necessárias, agora cada unidade deverá planejar a compra dos materiais necessários e a formação para todos, pais, servidores, terceirizados e alunos. Só poderá ser feito o atendimento quando as adequações necessárias estiverem organizadas”, explica Jeane Probst Leite, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE e representante da instituição no Comitê de Retomada das Aulas Presenciais, salientando que a FCEE estará organizando e acompanhando todos estes processos junto às instituições parceiras.

“Também é importante destacar o que muitos estudos já apontam, enquanto não existir uma vacina acessível a todos, os cuidados de isolamento, distanciamento e higiene serão rotinas diárias em nossa vida, o que alguns chamam de ‘novo normal’”, acrescenta a diretora da FCEE.
Quatro pessoas reunidas em volta de uma mesa no Gabinete do Presidente da FCEE, todos usam máscaras e uma delas gesticula com as mãos.
TRADUÇÃO LIBRASNa manhã desta terça-feira, 28/07, o presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, recebeu a diretora da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Amorim, para discutir possibilidades de parcerias entre as duas instituições. Na ocasião, o presidente da FCEE parabenizou a atual gestão da Associação de Surdos pelo sucesso obtido, em especial pela nova sede da instituição, inaugurada há poucas semanas, cedida pelo Governo do Estado. Também participaram membros da equipe técnica da Associação e Janice Krasniak, representando o deputado Vicente Caropreso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Diretrizes para o retorno das aulas presenciais
TRADUÇÃO LIBRASO primeiro conjunto de diretrizes para o retorno de alunos e professores à sala de aula em Santa Catarina foi apresentado à sociedade na tarde desta terça-feira, 28/07, em reunião virtual com representantes das 15 entidades que contribuíram com o Comitê de Retomada das Aulas Presenciais, entre elas a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O objetivo do documento de 46 páginas é estabelecer os procedimentos que devem ser adotados por todas as unidades de ensino do Estado de modo a prevenir e reduzir a disseminação de Covid-19 no ambiente escolar quando a retomada for possível. Participaram das reuniões do Comitê, que ocorreu ao longos meses de junho e julho, cinco servidores da FCEE: Jeane Rauh Probst Leite, Fabiana Garcez, Joice Elizabet da Silva, Karla Simone Martins Dias e Roberta Gutierrez.

O documento concluído e entregue às instituições nesta terça-feira tem como público os alunos com mais de 14 anos, que integram o Ensino Médio e Superior, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Profissionalizante. A partir dessas diretrizes, que serão incluídas no Plano Estadual de Contingência para a Educação elaborado pela Defesa Civil, as unidades de ensino deverão elaborar protocolos específicos adaptados à realidade da comunidade escolar. As diretrizes específicas para outros níveis e modalidades, como Ensino Fundamental, Educação Especial e Ensino Infantil, também seguirão os procedimentos descritos neste documento, com os ajustes voltados às particularidades de cada público. Há indicação para que sejam criados Planos de Contingência Regional e Municipal de prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19, levando em conta características locais e a possibilidade de regramentos sanitários emitidos pelos municípios.

Conheça os principais pontos incluídos nas diretrizes de retorno das aulas presenciais neste link

Entidades participantes do Comitê Estratégico de Retorno às Aulas Presenciais:
Secretaria de Estado da Educação
Defesa Civil de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Saúde
Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC)
Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC)
Assembleia Legislativa (ALESC): Comissão de Educação Cultura e Desporto e Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Conselho Estadual de Educação
Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Federação Catarinense de Municípios (FECAM-SC)
Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina (FETEESC)
Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (FETRAM-SC)
Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE-SC)
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC)
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (UNCME-SC)
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE) também contribuíram com o documento participando dos grupos de trabalho.

(Com informações da Secretaria de Estado da Educação - clique e confira a matéria na íntegra)
Cartaz com fotos das professoras do curso e o título “Identificação e Avaliação Pedagógica de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), capacitou, entre os dias 1º e 22 de julho, mais de 80 profissionais de todo o Estado através do curso EaD “Identificação e Avaliação Pedagógica de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD”. A capacitação foi realizada através da plataforma ENA Virtual em parceria com o Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) da FCEE. O tema do curso foi escolhido após uma pesquisa com todos os polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nesta área nas escolas da rede estadual de ensino, que constatou a demanda pelo tema em questão.

O curso teve como objetivo aprofundar o conhecimento teórico dos profissionais que atuam nestes polos na identificação e avaliação pedagógica de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) com vistas a qualificar suas práticas no atendimento. Alunos com indicadores de AH/SD necessitam, para seu pleno desenvolvimento, de suplementação na área na qual apresentam habilidades acima da média, criatividade e engajamento com a tarefa. Para tanto, os profissionais que atuam nesta área precisam ter clareza dos elementos que compõem a identificação e avaliação pedagógica dos alunos que apresentam tais indicadores.

“Estávamos ansiosos por este curso, principalmente, por sermos de uma região que ainda não tem polo de AEE/AHSD, mas não imaginávamos que o crescimento proporcionado por este curso fosse tão expressivo e significativo para o nosso fazer pedagógico”, declarou o professor Anderson Rodrigo Floriano, responsável pela Educação Especial da Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul, reiterando a necessidade da implantação do serviço na sua regional.

A qualificação do atendimento na área das AH/SD é uma demanda constante da FCEE, que nos últimos anos foi responsável, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), pela implantação de 23 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação na rede estadual de ensino de Santa Catarina.
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