Mesa de autoridades na abertura do I Congresso Brasileiro de Prevenção de Deficiências
Com o tema “Quebre Paradigmas: Evite deficiências”, ocorreu em Florianópolis nos dias 15, 16 e 17 de julho o I Congresso Brasileiro de Prevenção de Deficiências, organizado pela Federação das APAEs de Santa Catarina (Feapaes-SC). O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, participou da solenidade de abertura do evento, que ocorreu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e reuniu mais de 700 profissionais e especialistas de todo o Brasil para apresentar e debater estratégias para a promoção da prevenção das deficiências.

Com o objetivo de desenvolver ações sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução da incidência de deficiências, o Congresso contou com palestrantes de renome nacional, como o médico ortomolecular e vascular Dr. Dayan Siebra, o médico pediatra e geneticista Dr. Guilherme Collin, o médico geneticista e biólogo Dr. Rui Fernando Piloto, a socióloga portuguesa Ana Maria Gonçalves Apolônio, o médico pediatra e neuropediatra Dr. Clay Brites e o médico neuropediatra Dr. Felipe Kalil Neto.

Participaram ainda da solenidade de abertura do Congresso a Vice-Reitora da UFSC, Profa. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann, o Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ramon Tártari, o promotor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Douglas Roberto Martins, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Vicente Caropreso, e a presidente da Feapaes-SC, Lorena Schmidt.

A pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Mariele Finatto, está participando esta semana do programa de treinamento em autismo da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, TEACCH® Five-Day Training, na cidade de Chapel Hill, na Carolina do Norte (EUA). O curso de cinco dias oferece base teórica e prática para avaliar e ensinar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente de sala de aula, colocando em prática o uso de princípios do ensino estruturado para ensinar habilidades acadêmicas, sociais, de comunicação, lazer, dentre outras. O treinamento inclui apresentações, discussões em pequenos grupos, atividades em sala de aula e experiências práticas. Participam do treinamento também outras profissionais brasileiras, entre elas a consultora e professora Maria Elisa Fonseca.

Mariele é um dos membros do Núcleo de Atenção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (NATEA) da FCEE, criado em junho deste ano com o objetivo de qualificar os atendimentos prestados por esta Fundação aos educandos com TEA, articulando e realizando orientações, estudos, assessorias e capacitações.

Ilustração de Pedro Resende especial para CENAP/FCEE


No último sábado, dia 13 de julho, foi celebrado o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e /Hiperatividade (TDAH), data criada com o objetivo de ampliar o acesso ao público de informações atualizadas sobre a temática. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) atua para o atendimento das pessoas com diagnóstico de TDAH desde 2006, a partir da implantação da Política de Educação Especial no Estado de Santa Catarina, que, pioneiramente, incluiu o TDAH como público-alvo da educação especial, juntamente com as pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, e Altas Habilidades/Superdotação. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a incluir pessoas com TDAH no público da educação especial, beneficiando-as com Atendimento Educacional Especializado na rede regular de ensino.

A FCEE organiza os seus serviços para o público com TDAH, da seguinte forma: avaliação diagnóstica, Atendimento Educacional Especializado (AEE), assessorias sistemáticas nas escolas da rede regular de ensino e formação continuada para professores, profissionais da educação e áreas afins.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo até a fase adulta. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A hiperatividade refere-se ao comportamento ou atividade excessiva, sendo a manifestação mais evidente da pessoa com TDAH (IAMAGUTI, 2011). Os três principais sintomas característicos do distúrbio são: a desatenção, a inquietude e a impulsividade.

Atualmente, o TDAH tem sido considerado um dos transtornos mais comuns em crianças e adolescentes que procuram auxílio dos serviços de psicologia e psiquiatria. Cerca de 3 a 5% das crianças vêm manifestando esse transtorno, o qual possui tratamento, permitindo condições de vida normal às pessoas diagnosticadas.

Rohde e Halpern (2004) afirmam que a base do diagnóstico está formada pela história, observação do comportamento e relato dos pais e professores sobre o funcionamento da criança nos diversos ambientes em que frequenta.

O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico e de acordo com o American Psychological Association (APA) (2014), possuem critérios operacionais claros e bem definidos. O TDAH é subdividido em três apresentações: TDAH apresentação Predominantemente Desatento; TDAH apresentação Predominantemente Hiperativo/Impulsivo; e TDAH apresentação Combinado.

Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP/FCEE)
Referências: 
AMPLIATTA. Instituto de Psicologia e Saúde. Dia do TDAH. Disponível em: <http://www.ampliatta.com.br/publicacoes/artigos/dia-do-tdah/> Acesso em 15 jullho de 2019.
IAMAGUTI, S. S. P. TDAH: integrando à educação e à saúde uma visão psicoeducativa. Revista Brasileira de Educação e Cultura, [S. l.], p. 64-88, 2011.
ROHDE, L. A.; HALPERN, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: atualização J. Pediatr., Rio de Janeiro, v. 80, n. 2 (supl.), abr. 2004.
Cartão de visitas da Central de Interpretação de LIBRAS (CIL) com dados de contato.
A Central de Interpretação de LIBRAS da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), instalada no campus da instituição em São José (SC), informa a comunidade surda que os agendamentos de atendimento agora podem ser feitos através do Whatsapp pelo número (48) 99139-3799. A Central realiza atendimentos gratuitos para a comunidade surda de todo o Estado de Santa Catarina, com preferência para os municípios da Grande Florianópolis, para casos de interpretação médica, jurídica, policial, encaminhamento e suporte ao mercado de trabalho, entre outros. Mais informações neste link.
Grupo grande de educandos do CEVI dançando em roda fantasiados
Na última semana, entre os dias 8 e 12 de julho, as tradicionais Festas de São João animaram os educandos dos Centros de Atendimento da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER), o Centro de Educação e Vivência (CEVI), o Centro de Educação e Trabalho (CENET), o Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) organizaram festas com seus educandos. Confira a galeria de fotos Festas Julinas 2019 clicando aqui.
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