Ilustração de Pedro Resende especial para CENAP/FCEE


No último sábado, dia 13 de julho, foi celebrado o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e /Hiperatividade (TDAH), data criada com o objetivo de ampliar o acesso ao público de informações atualizadas sobre a temática. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) atua para o atendimento das pessoas com diagnóstico de TDAH desde 2006, a partir da implantação da Política de Educação Especial no Estado de Santa Catarina, que, pioneiramente, incluiu o TDAH como público-alvo da educação especial, juntamente com as pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, e Altas Habilidades/Superdotação. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a incluir pessoas com TDAH no público da educação especial, beneficiando-as com Atendimento Educacional Especializado na rede regular de ensino.

A FCEE organiza os seus serviços para o público com TDAH, da seguinte forma: avaliação diagnóstica, Atendimento Educacional Especializado (AEE), assessorias sistemáticas nas escolas da rede regular de ensino e formação continuada para professores, profissionais da educação e áreas afins.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo até a fase adulta. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A hiperatividade refere-se ao comportamento ou atividade excessiva, sendo a manifestação mais evidente da pessoa com TDAH (IAMAGUTI, 2011). Os três principais sintomas característicos do distúrbio são: a desatenção, a inquietude e a impulsividade.

Atualmente, o TDAH tem sido considerado um dos transtornos mais comuns em crianças e adolescentes que procuram auxílio dos serviços de psicologia e psiquiatria. Cerca de 3 a 5% das crianças vêm manifestando esse transtorno, o qual possui tratamento, permitindo condições de vida normal às pessoas diagnosticadas.

Rohde e Halpern (2004) afirmam que a base do diagnóstico está formada pela história, observação do comportamento e relato dos pais e professores sobre o funcionamento da criança nos diversos ambientes em que frequenta.

O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico e de acordo com o American Psychological Association (APA) (2014), possuem critérios operacionais claros e bem definidos. O TDAH é subdividido em três apresentações: TDAH apresentação Predominantemente Desatento; TDAH apresentação Predominantemente Hiperativo/Impulsivo; e TDAH apresentação Combinado.

Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP/FCEE)
Referências: 
AMPLIATTA. Instituto de Psicologia e Saúde. Dia do TDAH. Disponível em: <http://www.ampliatta.com.br/publicacoes/artigos/dia-do-tdah/> Acesso em 15 jullho de 2019.
IAMAGUTI, S. S. P. TDAH: integrando à educação e à saúde uma visão psicoeducativa. Revista Brasileira de Educação e Cultura, [S. l.], p. 64-88, 2011.
ROHDE, L. A.; HALPERN, R. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: atualização J. Pediatr., Rio de Janeiro, v. 80, n. 2 (supl.), abr. 2004.
Grupo grande de educandos do CEVI dançando em roda fantasiados
Na última semana, entre os dias 8 e 12 de julho, as tradicionais Festas de São João animaram os educandos dos Centros de Atendimento da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER), o Centro de Educação e Vivência (CEVI), o Centro de Educação e Trabalho (CENET), o Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) organizaram festas com seus educandos. Confira a galeria de fotos Festas Julinas 2019 clicando aqui.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realiza no próximo dia 18 de julho a 8ª escolha de vagas referente ao Processo Seletivo 003/2016, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial do campus da FCEE em 2019. A escolha ocorrerá às 14 horas na Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE. Confira a tabela de vagas pdf neste link (110 KB) ou acessando o site da FCEE na seção Institucional - Editais - Escolha de Vagas. A Gerência de Gestão de Pessoas da FCEE ressalta que conforme prevê o Edital nº 003/2016/FCEE, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente, no momento da escolha de vaga, o documento de comprovação da habilitação mínima exigida, bem como os cursos, de acordo com a disciplina de sua opção de inscrição.

Neste último sábado, 13 de julho, a equipe de bocha paralímpica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participou em Itajaí da seletiva regional, competição classificatória para o Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica, um dos mais importantes da modalidade, que ocorre na cidade de Curitiba no mês de setembro. No final, cinco atletas da FCEE garantiram vaga para o Regional Sul: Daniel Veras Silvestre, Júlia Marcelino, Naiara Godinho, Beatriz Marta Chagas e Cleverson Machado. Parabéns aos atletas e à equipe de profissionais do Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE.
Montagem de duas fotos de abraços do presidente Rubens ao educando Ilário no Gabinete da Presidência da FCEE
Nesta segunda-feira o educando da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Ilário Ponci Ferrarezi, completou 71 anos de idade. Em maio deste ano, na celebração dos 51 anos da FCEE, Ilário recebeu uma homenagem especial por ser o educando mais idoso em atendimento na instituição, a qual frequenta desde 1983. Na comemoração realizada na sexta-feira passada (12/07), Ilário recebeu um abraço especial do presidente Rubens Feijó (foto). Na ocasião, estava acompanhado do professor Marcelo dos Santos.
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