Aposentados e ex-servidores da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estão sendo convidados a enviarem relatos para compor o livro digital “Memórias da FCEE”. O projeto, lançado pelo presidente Rubens Feijó em um encontro realizado em junho deste ano com um grupo de aposentados, pretende reunir em um livro digital relatos com imagens dos principais momentos da história da Fundação contados através dos próprios servidores. A FCEE foi criada em 1968 e foi a primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial. As histórias e imagens devem ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço imprensa@fcee.sc.gov.br até o dia 30 de outubro de 2019.
Turma de alunos com professora da FCEE no meio posam para foto em sala de aula.
Na última terça-feira, 27 de agosto, estudantes do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, assistiram uma palestra sobre o tema “Altas Habilidades/Superdotação: identificação e atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação” ministrada pela professora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Ananda Burin. O evento foi solicitado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada da UFSC, Prof. Dr. Marcelo Sobottka.

Segundo a professora da FCEE, que atua na Oficina de Lógica Matemática do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), estas palestras para estudantes universitários são extremamente importantes. “As universidades são as agências formadoras dos futuros professores que atuarão diretamente com alunos que podem ter indicadores de Altas Habilidades e que, se não forem identificados, não receberão os apoios necessários para o desenvolvimento do potencial”, explica.

Saiba mais sobre o NAAH/S da FCEE neste link

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), anuncia que estão abertas as vagas para o curso “Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Um Olhar Ampliado” que ocorre na modalidade a distância (EaD) por meio da Plataforma Moddle. As inscrições vão até 19 de setembro e o edital pode ser baixado por meio deste link.

A capacitação, que ocorre de 24 de setembro à 22 de outubro de 2019, tem como objetivo qualificar professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais que trabalhem com a perspectiva do Currículo Funcional Natural (CFN) em centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) como forma de aprimorar e atualizar as ferramentas de avaliação e abordagens voltadas ao CFN.

O curso será divido em três módulos, abordando os temas: “Introdução ao modelo Biopsicossocial e espiritual de funcionalidade proposto pela Organização Mundial da Saúde, por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde “; “Componentes da CIF com enfoque em: Atividade, Participação e Fatores Ambientais”; e “Avaliação do Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Sobre o Currículo Funcional Natural

O Currículo Funcional Natural é uma proposta metodológica de intervenção educacional que teve suas origens no início da década de setenta, na Universidade de Kansas (EUA). O método propõe o desenvolvimento de habilidades com enfoque na maior autonomia e independência possíveis para cada pessoa atendida. O Currículo Funcional Natural consiste num trabalho no qual os profissionais envolvidos devem ser facilitadores, ajudando a pessoa atendida a descobrir caminhos, pensar alternativas, proporcionando uma aprendizagem significativa para sua vida familiar e social.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), anuncia que estão abertas as inscrições para a 6º edição do curso “Deficiência Intelectual e Envelhecimento” que ocorre na modalidade à distância (EaD) por meio da Plataforma Moodle. As inscrições vão até o dia 16 de setembro e o edital pode ser baixado por meio deste link.

A capacitação, que ocorre de 24 de setembro à 12 de novembro de 2019, tem como objetivo qualificar profissionais (professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e demais profissionais) que atuam nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniadas com a FCEE, em relação à multiplicação de estratégias interdisciplinares e intersetoriais com deficiência intelectual em processo de envelhecimento.

O curso será dividido em 6 módulos, abordando os temas: “Envelhecer com dignidade: uma questão de direito!”; “Aspectos fonoaudiológicos: efeitos do envelhecimento na alimentação e comunicação da pessoa com deficiência intelectual”; “Funcionalidade, envelhecimento e mobilidade: princípios do cuidado saudável”; “Aprendizagem, autonomia e independência da pessoa com Deficiência Intelectual; “Aquisição de habilidades funcionais: intervenções e práticas pedagógicas em contextos naturais”; e “Conhecer para intervir: desenvolvimento de ações com famílias”. No final, será realizada uma avaliação do curso.
Escolha de vagas
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realiza nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, a 10ª escolha de vagas (extraordinária) referente ao Processo Seletivo 003/2016, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial do campus da FCEE em 2019. A 10ª escolha de vagas ocorrerá às 14 horas, no Auditório da FCEE. Confira a tabela de vagas neste link ou acessando o site da FCEE na seção Institucional - Editais - Escolha de Vagas. A Gerência de Gestão de Pessoas da FCEE ressalta que conforme prevê o Edital nº 003/2016/FCEE, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente, no momento da escolha de vaga, o documento de comprovação da habilitação mínima exigida, bem como os cursos, de acordo com a disciplina de sua opção de inscrição.
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