Fisioterapeuta Kelly Schmidt ao lado do poster de apresentação da pesquisa
A pesquisa “Perfil de crianças com paralisia cerebral atendidas em um Programa de Estimulação Precoce”, em desenvolvimento na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), foi apresentada na semana passada no Congresso Internacional de Paralisia Cerebral, que ocorreu em Campinas (SP), de 22 a 24 de agosto de 2019. O trabalho foi apresentado pela fisioterapeuta da FCEE, Kelly Cristine Schmidt, uma das autoras da projeto de pesquisa. Também são autores da pesquisa o fisioterapeuta da FCEE André de Souza Rocha e a estudante Juliana Farias.
Educanda Jane Ramos sorrindo para foto
É com pesar que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) comunica o falecimento da educanda Jane Ramos, atendida na instituição desde 1975, participando inicialmente das atividades do Centro de Educação e Vivência ( CEVI) e, atualmente, do Centro de Educação e Trabalho (CENET), onde integrava a turma de Artes Aplicadas do Programa de Atividades Laborais. O presidente da FCEE, Rubens Feijó, em nome de todos os servidores, expressa profunda consternação e solidariedade com os familiares da educanda. A integradora Karla Martins, representando a Presidência da FCEE, participou na manhã desta sexta-feira da cerimônia fúnebre.
Turma de alunos com professora da FCEE no meio posam para foto em sala de aula.
Na última terça-feira, 27 de agosto, estudantes do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, assistiram uma palestra sobre o tema “Altas Habilidades/Superdotação: identificação e atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação” ministrada pela professora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Ananda Burin. O evento foi solicitado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada da UFSC, Prof. Dr. Marcelo Sobottka.

Segundo a professora da FCEE, que atua na Oficina de Lógica Matemática do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), estas palestras para estudantes universitários são extremamente importantes. “As universidades são as agências formadoras dos futuros professores que atuarão diretamente com alunos que podem ter indicadores de Altas Habilidades e que, se não forem identificados, não receberão os apoios necessários para o desenvolvimento do potencial”, explica.

Saiba mais sobre o NAAH/S da FCEE neste link

Aposentados e ex-servidores da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estão sendo convidados a enviarem relatos para compor o livro digital “Memórias da FCEE”. O projeto, lançado pelo presidente Rubens Feijó em um encontro realizado em junho deste ano com um grupo de aposentados, pretende reunir em um livro digital relatos com imagens dos principais momentos da história da Fundação contados através dos próprios servidores. A FCEE foi criada em 1968 e foi a primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial. As histórias e imagens devem ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço imprensa@fcee.sc.gov.br até o dia 30 de outubro de 2019.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), anuncia que estão abertas as inscrições para a 6º edição do curso “Deficiência Intelectual e Envelhecimento” que ocorre na modalidade à distância (EaD) por meio da Plataforma Moodle. As inscrições vão até o dia 16 de setembro e o edital pode ser baixado por meio deste link.

A capacitação, que ocorre de 24 de setembro à 12 de novembro de 2019, tem como objetivo qualificar profissionais (professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e demais profissionais) que atuam nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) conveniadas com a FCEE, em relação à multiplicação de estratégias interdisciplinares e intersetoriais com deficiência intelectual em processo de envelhecimento.

O curso será dividido em 6 módulos, abordando os temas: “Envelhecer com dignidade: uma questão de direito!”; “Aspectos fonoaudiológicos: efeitos do envelhecimento na alimentação e comunicação da pessoa com deficiência intelectual”; “Funcionalidade, envelhecimento e mobilidade: princípios do cuidado saudável”; “Aprendizagem, autonomia e independência da pessoa com Deficiência Intelectual; “Aquisição de habilidades funcionais: intervenções e práticas pedagógicas em contextos naturais”; e “Conhecer para intervir: desenvolvimento de ações com famílias”. No final, será realizada uma avaliação do curso.
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito