A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), anuncia que estão abertas as vagas para o curso “Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Um Olhar Ampliado” que ocorre na modalidade a distância (EaD) por meio da Plataforma Moddle. As inscrições vão até 19 de setembro e o edital pode ser baixado por meio deste link.

A capacitação, que ocorre de 24 de setembro à 22 de outubro de 2019, tem como objetivo qualificar professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais que trabalhem com a perspectiva do Currículo Funcional Natural (CFN) em centros de Atendimento Especializados em Educação Especial (CAESPs) como forma de aprimorar e atualizar as ferramentas de avaliação e abordagens voltadas ao CFN.

O curso será divido em três módulos, abordando os temas: “Introdução ao modelo Biopsicossocial e espiritual de funcionalidade proposto pela Organização Mundial da Saúde, por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde “; “Componentes da CIF com enfoque em: Atividade, Participação e Fatores Ambientais”; e “Avaliação do Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Sobre o Currículo Funcional Natural

O Currículo Funcional Natural é uma proposta metodológica de intervenção educacional que teve suas origens no início da década de setenta, na Universidade de Kansas (EUA). O método propõe o desenvolvimento de habilidades com enfoque na maior autonomia e independência possíveis para cada pessoa atendida. O Currículo Funcional Natural consiste num trabalho no qual os profissionais envolvidos devem ser facilitadores, ajudando a pessoa atendida a descobrir caminhos, pensar alternativas, proporcionando uma aprendizagem significativa para sua vida familiar e social.
Escolha de vagas
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realiza nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, a 10ª escolha de vagas (extraordinária) referente ao Processo Seletivo 003/2016, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial do campus da FCEE em 2019. A 10ª escolha de vagas ocorrerá às 14 horas, no Auditório da FCEE. Confira a tabela de vagas neste link ou acessando o site da FCEE na seção Institucional - Editais - Escolha de Vagas. A Gerência de Gestão de Pessoas da FCEE ressalta que conforme prevê o Edital nº 003/2016/FCEE, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente, no momento da escolha de vaga, o documento de comprovação da habilitação mínima exigida, bem como os cursos, de acordo com a disciplina de sua opção de inscrição.
Auditório lotado com professores em Criciúma
Profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estão ministrando um curso de formação continuada sobre Educação Especial e Inclusiva para professores de Atendimento Educacional Especializado e Segundos Professores das escolas da rede estadual de ensino da abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma. A capacitação teve início no último dia 20 de agosto com palestra ministrada pela professora Sandra Montedo sobre “Adaptações curriculares aos alunos com deficiência intelectual”. Participaram do encontro cerca de 170 profissionais da educação. Com carga horária de 20 horas, o curso prossegue até 04 de novembro de 2019.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e coordenado pela Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma, o curso “Práticas em Educação Especial e Inclusiva nas áreas de Deficiência Intelectual, Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ” terá mais três encontros ministrados por professores da FCEE: no dia 12 de setembro a pedagoga Mariele Finatto aborda “Adaptações curriculares aos alunos com Autismo”, no dia 18 de outubro a pedagoga Marcia Lehmkuhl aborda o tema “Adaptações curriculares aos alunos com TDAH” e no dia 04 de novembro as professoras Giseli Fernandes de Lara, Luciana Staut Ayres de Souza, Simone Marcelino Rodrigues ministram a aula “Práticas educativas: ludicidade e jogos”.
Grupo de seis profissionais, sendo duas profissionais da FCEE e quatro da escola, posam para foto em banco diante de jardim.
Na semana passada a Escola de Educação Básica Prof. José Rodrigues Lopes, de Garopaba, recebeu uma equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para iniciar as tratativas para implantação de um polo regional de Atendimento Educacional Especializado na área de Altas Habilidades/Superdotação. Participaram da reunião com o diretor da escola as profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S) da FCEE, Aline Mendes e Sandra Duarte Hottersbach.

Altas Habilidades/Superdotação:

Em Santa Catarina, os alunos em idade escolar com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação estão incluídos no público-alvo da educação especial e têm direito a atendimento educacional especializado com o objetivo de minimizar as diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem. É consenso entre os especialistas que alunos superdotados não encaminhados adequadamente enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem e também emocionais. Desde 2014, o Governo do Estado de Santa Catarina, através da FCEE, vem realizando um trabalho pioneiro de descentralização do atendimento nesta área da educação especial que foi reconhecido como referência nacional pelo Ministério da Educação em 2017.

Saiba mais:
Dia Internacional da Superdotação: Santa Catarina é referência nacional na área
Coordenadora do CAS/FCEE (a direita) posa para foto ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro (ao centro) e da representante de Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Com o intuito de debater a formulação de políticas públicas para a formação de professores bilíngues para surdos, no âmbito da Nova Política Nacional de Educação Especial, representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal participam nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/08) do Seminário de Gestores Estaduais sobre Educação de Surdos, Surdocegos e Deficientes Auditivos, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está representada no evento pela pedagoga Fernanda Karen Faucz Andrade, coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). A abertura do Seminário contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

"Estamos vivendo um novo momento para a educação de surdos no Brasil. E a prova disso é que vemos pessoas surdas ocupando cargos proeminentes no governo. Uma grande vitória alcançada foi a criação da Diretoria de Política Bilíngue para Surdos, aqui no MEC, trabalho que acompanho com muito interesse. Desejo que nossos programas, políticas e estratégias sejam para uma sociedade mais justa", afirmou a primeira-dama, em discurso feito na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abraham Weintraub destacou o papel de Michelle Bolsonaro na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. "Conheci a primeira-dama na transição, uma guerreira. E quando ela aparecia era uma leoa para brigar pelas pessoas com deficiência. A primeira-dama brigou de forma muito suave e habilidosa para que esse governo fosse um pouco melhor a cada dia que passasse. A educação para mim é como um alicerce muito grande para o sucesso do Brasil no mundo. São os resultados que fazem a diferença lá na ponta para que as crianças tenham a melhor assistência e sejam o mais livre possível dentro de suas limitações", disse o ministro.

Também estavam presentes na cerimônia de abertura a nova secretária de Modalidades Especializadas de Educação, Ilda Peliz, e a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Priscilla Gaspar.

No turno da tarde, ocorreu a Reunião Técnica de Dirigentes de Educação Especial dos Estados e do Distrito Federal, que debateu os novos rumos para a Política Nacional de Educação Especial, implementada em 2008. Na ocasião também foi apresentada a equipe da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue para Surdos, unidade da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp).

Nesta sexta-feira, o Seminário continua com apresentação de marcos políticos legais linguísticos dos surdos, orientação para implementação da Educação Bilíngue de Surdos com base no Plano Nacional de Educação e apresentação da proposta de material didático bilíngue de surdos. A reunião, por sua vez, prossegue com grupos de trabalho para levantamento de sugestões. Ao final do dia, as contribuições serão compiladas em um documento que poderá subsidiar a formulação de políticas públicas.

(Com informações da assessoria de comunicação do MEC)
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