Capa da publicação com o título "Vocabulário em Língua de Sinais" e os subtítulos dos temas abordados: Alimentos, Animais, Brinquedos, Cores, Datas Comemorativas, Família, Frutas, Meios de Comunicação, Meios de Transporte e Vestuário.
Um dos mais importantes materiais de referência na área de ensino de Língua Brasileira de Sinais para crianças surdas em Santa Catarina, a publicação “Vocabulário em Língua de Sinais” (São José: IOESC, 2001), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), foi publicada originalmente em 2001 como parte de um pacote de materiais voltados para auxiliar a inclusão do educando surdo no ensino regular. Agora, a Fundação está disponibilizando o material digitalizado para download em seu site para permitir o acesso ainda maior a este recurso didático dos mais solicitados por escolas e professores.

O material é dividido em 10 categorias temáticas com desenhos do sinal em LIBRAS que ilustram o movimento para a realização correta do sinal. “Foram muitos meses de trabalho e dedicação, e acabou sendo um dos primeiros materiais desenvolvidos em LIBRAS em Santa Catarina e distribuído, na época, para todas as escolas que possuíam Atendimento Educacional Especializado na área de Deficiência Auditiva”, relembra a professora Jeane Probst Leite, Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear da FCEE.

O material está disponível neste link. Confira também outras publicações da Fundação Catarinense de Educação Especial disponíveis para download no site na página Publicações da FCEE.
Imagem do grupo de alunos com professores posando para foto em meio ao parque
Em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 28 de agosto os educandos do Centro de Educação e Vivência (CEVI) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participaram de atividades especiais realizadas no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. As atividades foram promovidas pela professora de Artes, Lucélia Miranda Nunes, que levou os grupos de educandos para aulas de arte ao ar livre. Também participaram das atividades, que incluíram um piquenique, profissionais das áreas de fisioterapia e fonoaudiologia.
Imagem de sala de aula lotada com professora em frente a telão de projeção
A pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Márcia Lehmkuhl, ministrou docência para professores da rede estadual de ensino na cidade de Braço do Norte nesta quinta-feira, 29 de agosto, sobre o tema “Adequação curricular: construindo uma escola inclusiva”. O encontro integra o curso “Formação Descentralizada para professores do AEE e 2º professor: discutindo olhares, saberes e práticas no processo de inclusão escolar”, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e voltado para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 2º professor da educação básica da rede pública estadual. Cerca de 76 professores participaram do encontro, realizado na sede da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte.

O curso proposto pela SED possui carga horária total de 20 horas divididas em 5 encontros realizados entre junho e outubro de 2019. Este é o segundo encontro ministrado por um profissional da FCEE. O primeiro, realizado em 28/06 pela professora Sandra Montedo, abordou o tema “O processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva”.
Imagem do auditório da FCEE lotado com professora em frente ao palco
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP), realizou no dia 26 de agosto (segunda-feira) de 2019, no Auditório do campus, o curso “Atendimento Educacional Especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista” voltado para professores de serviço de AEE da rede regular de ensino e auxiliares técnicos pedagógicos.

Ministrado pela pedagoga Mariele Finatto, participante do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA) da FCEE, o curso teve como objetivo capacitar os professores e técnicos quanto ao serviço de AEE para alunos com autismo, ensinando-os a como compreender o funcionamento do transtorno e a realizarem a produção de recursos pedagógicos direcionados a atender os alunos.

No turno da manhã foi abordado o tema “Introdução ao TEA: definição e teorias de embasamento”, enquanto no turno da tarde a pedagoga falou sobre “Ensino estruturado e seus elementos: níveis de trabalho, níveis de apoio, organização do ambiente, aprendizagem sem erro, programadores visuais, uso de reforçadores, adequação curricular”.

No decorrer do mês de agosto alguns supermercados da Grande Florianópolis receberam a equipe do Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) que ministrou palestras de sensibilização para os funcionários destas empresas sobre o tema da pessoa com deficiência no trabalho, com o objetivo de informar e desmistificar a visão de incapacidade sobre estas pessoas. Nestas ações foram desenvolvidos conteúdos relativos à conceituação e caracterização das deficiências, aspectos relacionais e habilidades e competências da pessoa com deficiência. No total foram realizadas palestras para três grandes redes de supermercados nas cidades de Palhoça, Florianópolis e São José.

A FCEE, através do Centro de Educação e Trabalho (CENET), realiza pesquisas, estudos, assessorias e serviços na área da Educação Profissional e emprego de pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). Através do Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho, etapa integrante do Programa de Educação Profissional (PROEP), oferece encaminhamento e acompanhamento gratuito para pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla e transtorno do espectro autista) para o mercado de trabalho, promovendo assim, o acesso e permanência destes no âmbito profissional. Mais informações pelo telefone (048) 3664-4910, pelo e-mail mercadotrabalho@fcee.sc.gov.br ou acessando este link.
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