Exposição de pôsteres no Hall do Centro de Eventos da UFSC. Muitas pessoas em pé em volta dos pôsteres, alguns servidores da FCEE
Os profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) tiveram importante participação no Congresso Catarinense de Educação Especial (CCEE), que ocorreu entre os dias 9 e 11 de setembro de 2019 em Florianópolis promovido pela FCEE em parceria com Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com mais de 600 participantes, o evento contou com palestras, mesas redondas, fóruns e apresentações de trabalhos. Nesta última atividade, os servidores da FCEE tiveram ampla participação, com 18 trabalhos científicos sendo 10 na modalidade pôster e oito apresentações orais.

O Congresso Catarinense de Educação Especial, inédito em Santa Catarina, reuniu pesquisadores, profissionais e representantes de instituições especializadas com o objetivo de fomentar, debater e pensar a política de educação especial no Estado. Durante os três dias do evento ocorreram palestras com renomados professores, apresentações de trabalhos, mesas redondas e fóruns, que abriram um espaço inédito de discussões técnico-científicas, recebendo elogios dos participantes e solicitações para uma nova edição em 2020.

Os trabalhos da FCEE foram apresentados por profissionais dos diversos centros especializados da instituição e envolveram no total 30 servidores. Os profissionais do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) discutiram temas relacionados com Estimulação Precoce, Serviço Pedagógico Específico, serviços de reabilitação em meio aquático, segundo professor para estudantes com deficiência física, intervenção precoce em bebês e crianças pequenas com risco psíquico de autismo, atuação do terapeuta ocupacional nas assessorias escolares e Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI).

Já os servidores do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) discutiram temas como criação de Recursos Pedagógicos, utilização de acionadores e atendimento de usuários na biblioteca. Do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP) vieram discussões relacionadas à Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa, Atendimento Educacional Especializado e Deficiência Intelectual.

O Centro de Avaliação e Encaminhamento(CENAE) apresentou temáticas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Paralisia Cerebral, enquanto o Centro de Educação e Trabalho (CENET) discutiu a iniciação para o trabalho de pessoas com deficiência e a capacitação de profissionais para abordar a sexualidade deste público. O Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) discutiu o Atendimento Educacional Especializado nesta área.

Confira abaixo a relação completa das pesquisas apresentadas pela FCEE:

Apresentações Orais

- “Caracterização dos estudantes catarinenses com deficiência física que solicitaram segundo professor no ano de 2018”, de Marcelo Dias e Theresa Katarina Bezerra de Amorim;
- “A clínica de bebês e pequenas crianças com risco psíquico de autismo: intervenção precoce a partir da psicanálise”, de Laura de Macedo Haeser;
- “Atuação do terapeuta ocupacional nas assessorias escolares de um Centro de Reabilitação”, de Caroline de Souza Mattos, Marcelo Dias e Carina Cristiane Cutrim;
- “Metodologia de formação dos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) nos Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) de Florianópolis”, de Rômulo Fabiano Silva Vargas, Caroline de Souza Mattos e Laura de Macedo Haeser;
- “Abordagem da sexualidade no programa de educação profissional do Centro de Educação e Trabalho: proposta de capacitação profissional e de suporte a aprendizes e familiares”, de Ana Carolina Rodrigues Savall e Kátia Regina Ladewig;
- “Atendimento educacional especializado na área de deficiência intelectual: instrumentalização, padronização e qualificação profissional”, de Francislanny Pereira de Jesus, Ana Carolina Rodrigues Savall e Daiane Antunes Duarte;
- “Atendimento de usuários na biblioteca especializada da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE): observações de uma bibliotecária”, de Paula Sanhudo da Silva;
- “Articulação da prática pedagógica entre professor especialista e professor do ensino comum”, de Mariele Neli Finatto Vasselai dos Santos e Lívia de Oliveira Ferreira;

Pôsteres

- “Perfil de crianças com deficiência participantes de um Programa de Estimulação Precoce”, de André de Souza Rocha;
- “Perfil sensorial de crianças atendidas no Serviço Pedagógico Específico - SPE”, de Maria Fernando Panucci;
- “Mapeamento e análise da estrutura /funcionamento dos serviços de reabilitação em meio aquático nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial do Estado de Santa Catarina conveniados com a Fundação Catarinense de Educação Especial”, de Luciano Ricardo Souza, Elizy Amorim e Emanoela kammer do Amaral;
- “Oficina de criação de recursos pedagógicos”, de Simone Marcelino Rodrigues, Mirian Kátia Liz Beal e Camila Meurer Jacob;
- “Questionário sobre o conhecimento, a implantação e o uso da comunicação aumentativa e/ou alternativa: análise de conteúdo”, de Ana Carolina Rodrigues Savall , Francislanny Pereira de Jesus e Daiane Antunes Duarte;
- “Iniciação para o Trabalho: Grupo de Iniciação - Módulo I”, de Juliana Paula Buratto dos Santos Pereira, Kátia Regina Ladewig e Márcia Terezinha Miranda;
- “Criação de jogos e atividades pedagógicas no editor de apresentação associado a utilização dos acionadores”, de Sérgio de Castro, Márcia Terezinha Miranda e Márcia Cristina Martins;
- “Atendimento Especializado em Altas Habilidades/Superdotação de uma instituição de referência em Educação Especial”, de Aline Mendes e Cláudia Daniele Spier Hoffelder;
- “Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e as correlações com as tarefas de leitura e seu nível de processamento semântico”, de Kátia Helena Pereira e Patricia Braz
- “Características clínicas e epidemiológicas de indivíduos com paralisia cerebral avaliados em uma Fundação de referência”, de Kelly Cristine Schmidt;
- “Mapeamento e análise da estrutura/funcionamento dos serviços de reabilitação em meio aquático nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial do Estado de Santa Catarina conveniados a Fundação Catarinense de Educação Especial”, de Luciano Ricardo Souza, Elizy Amorim e Emanoela kammer do Amaral;
Grupo de cerca de 10 pessoas posam para foto em ponte de madeira sobre riacho em meio a mata fechada
Em comemoração ao Dia do Surdo, celebrado em 26 de setembro, a equipe do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) preparou uma atividade especial para os educandos do Centro: um passeio ao Parque Temático Ambiental dos Sabiás, em São José. As turmas dos turnos matutino e vespertino, com cerca de 18 educandos, aproveitaram muito o seu dia, acompanhadas dos profissionais do CAS.
Licitações
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) retomou a divulgação dos seus processos licitatórios em seu próprio site, na seção Institucional/Editais/ Licitações. Assim, já está disponível o Edital de Pregão Eletrônico 07/2019, referente a aquisição de equipamentos de informática. Mais informações são divulgadas também no Portal de Compras do Governo do Estado de Santa Catarina.

Direcionado para profissionais da área da Educação, Saúde e Assistência Social, bem como autoridades e familiares de pessoas com a síndrome, o XI Encontro Catarinense da Síndrome do X Frágil será realizado no dia 7 de outubro de 2019 (segunda-feira), a partir das 8h no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link, onde também está disponível a programação completa.

O encontro é promovido pela Alesc com apoio da Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil, da Escola do Legislativo e da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina (FEAPAES-SC). Com carga horária de 9 horas, o encontro tem como objetivo debater políticas públicas e difundir informações sobre aspectos clínicos, genéticos hereditários, neuro comportamentais e condição didático-pedagógica para garantir com mais qualidade a inclusão da Síndrome da X Frágil na sociedade de forma geral.

O grande destaque do evento será a presença internacional da Dra. Randi Hagerman, médica neuropediatra do centro de pesquisa MIND Institute de Sacramento, nos Estados Unidos, que apresentará duas palestras sobre os temas “Abordagem Clínica e Perspectivas Atuais no Tratamento do X Frágil e do Autismo” e “Doenças Associadas com a Síndrome do X Frágil”. Para mais informações, entrar em contato nos telefones (48) 99681-2631 ou (48) 998644498.

Síndrome do X Frágil

A Síndrome do X Frágil, doença hereditária ligada a um defeito no cromossomo X, é a segunda causa mais frequente de comprometimento intelectual, após a Síndrome de Down, e a mais frequente com caráter hereditário, afetando o desenvolvimento intelectual e o comportamento de homens e mulheres. Apesar de muito frequente, é pouco conhecida e diagnosticada, já que sua descoberta é relativamente recente, com as primeiras investigações iniciadas nos anos 70. Os sinais e sintomas da Síndrome do X Frágil, por serem semelhantes a outros casos de atrasos e distúrbios gerais de desenvolvimento, necessitam de confirmação através de exame genético com estudo do DNA. Saiba mais sobre a Síndrome na página da Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP), promoveu nesta terça-feira (24/09) o curso “Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual (DI)” para os professores de AEE da regional de Braço do Norte. O objetivo do curso é a capacitação desses professores na área de conceituação e adequação metodológicas por meio da compreensão e funcionamento da Deficiência Intelectual e da atuação no AEE.

Com carga horária de 8 horas, o curso é dividido em duas partes: no período matutino, a docente Sandra Montedo abordou o tema “Introdução ao DI: História, conceito e intervenção”; enquanto na parte da tarde, a professora Daiane A. Duarte ensina sobre os temas “AEE: Função do AEE, planejamento, avaliação e adequação curricular” e “Comunicação aumentativa alternativa (CAA)”.
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