Edital publicado Cedência de Professores
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa que estão abertas as inscrições para o credenciamento de instituições especializadas na modalidade cedência de professores para o ano 2020. O Edital 02/2019 dispõe sobre todos os detalhes necessários para o credenciamento das instituições especializadas no atendimento educacional às pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação no Estado de Santa Catarina na modalidade de acordo de cooperação do tipo Cedência de Professores para o ano de 2020. O edital está disponível neste link ou em Editais/Credenciamento
Credenciamento
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a publicação de retificação para o Edital de Credenciamento 01/2019, referente ao Modelo de Repasse Direto (MRD) para cadastro das instituições para atendimento educacional especializado às pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação no Estado de Santa Catarina para o ano de 2020. O Edital de Credenciamento 01/2019 Modelo de Repasse Direto (MRD) ano 2020 Retificado está disponível para download diretamente neste link. Saiba mais em www.fcee.sc.gov.br/mrd.

Foram realizadas as seguintes retificações:

Onde se lê:
1.1. (…) transtorno do espectro autista e/ou condutas típicas (…)

Leia-se:
1.1. (…) transtorno do espectro autista (…)

Onde se lê:
3.1. Vii) Protocolo de credenciamento e autorização de funcionamento no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina conforme Resolução nº 037/2019/CEE/SC por intermédio da FCEE.

Leia-se:
Vii) Protocolo de credenciamento na FCEE e/ou autorização de funcionamento no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina conforme Resolução nº 037/2019/CEE/SC, atendendo ao instrumento de avaliação dos parâmetros gerais de funcionamento do CAESP (FCEE/CEE).

Inclusão de novo artigo no ítem 4.5.1:
e) credenciamento no Conselho Estadual de Educação ou protocolo na FCEE.

Inclusão de novo artigo no ítem 4.5.2:
c) Certidão de Regularidade do CEBAS, preferencialmente, Educacional.

Onde se lê:
12.1. A participação no presente Credenciamento implica conhecimento, concordância e vinculação, pela interessada, às normas deste Edital, aos termos da Lei n. 13.019/2014 e do Decreto Estadual n. 1.196/2017.

Leia-se:
12.1. A participação no presente Credenciamento implica conhecimento, concordância e vinculação, pela interessada, às normas deste Edital, aos termos da Lei n. 13.019/2014 e do Decreto Estadual n. 1.196/2017 e Resolução nº 037/2019/CEE/SC.
Público do Congresso assiste palestra no auditório principal do eventoProposto inicialmente como um espaço para dar maior visibilidade às pesquisas realizadas no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), o Congresso Catarinense de Educação Especial (CCEE), que ocorreu entre os dias 9 e 11 de setembro de 2019 em Florianópolis, rapidamente ganhou a adesão de dois parceiros de peso, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e se tornou um evento inédito em Santa Catarina, que reuniu mais de 600 pesquisadores, profissionais e representantes de instituições especializadas com o objetivo de fomentar, debater e pensar a política de educação especial no Estado. Durante os três dias do evento ocorreram palestras com renomados professores, apresentações de trabalhos, mesas redondas e fóruns, que abriram um espaço inédito de discussões técnico-científicas, recebendo elogios dos participantes e solicitações para uma nova edição em 2020.

“A proposta do Congresso incorpora a missão da própria Fundação Catarinense de Educação Especial, de fomentar, produzir e disseminar o conhecimento técnico-científico na área. No decorrer destes três dias tivemos momentos de reflexão e aprendizagem, de socialização e debate de trabalhos em diferentes eixos temáticos, desenvolvidos nas universidades e instituições especializadas, assim como nas esferas municipais, estadual e federal”, explica a coordenadora geral da Comissão Organizadora do evento, a pedagoga Márcia Lehmkul, da FCEE. “Recebemos várias declarações dos participantes durante o evento, agradecendo pela iniciativa da organização e salientando o nível qualificado das discussões, o que gerou muitas trocas de conhecimento, até então inéditas para boa parte dos participantes, além de esperança no futuro da educação especial”, concluiu.

Realizado no campus da UFSC em Florianópolis, o CCEE contou com duas palestras especiais. A primeira, com o Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), um dos maiores especialistas do Brasil, que apresentou um panorama histórico sobre as “Políticas Públicas em Educação Especial” no Brasil e as principais polêmicas e discussões que envolvem o tema. No segundo dia do evento foi a vez da professora Dra. Rosalba Maria Cardoso Garcia do Centro de Educação da UFSC, que apresentou o tema “Educação Especial nas Perspectiva da Educação Inclusiva”.

As apresentações de pesquisas e relatos de experiências, por meio de comunicação oral e pôsteres, possibilitaram a socialização e o debate dos trabalhos divididos nos diferentes eixos temáticos que nortearam a organização do Congresso. Os cerca de 140 trabalhos aprovados foram selecionados por uma comissão científica formada por pesquisadores doutores da área da educação especial das principais universidades e instituições de Santa Catarina, como Universidade do Vale do Itajaí, Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), entre outras.

No último dia, a programação foi voltada para as mesas redondas e fóruns temáticos, que reuniram professores e profissionais de universidades públicas e privadas, da rede regular de ensino e das instituições especializadas, além de representantes da sociedade civil e órgãos governamentais, para discussões sobre temas polêmicos como a definição do “Público Alvo da Educação Especial”, a “Avaliação da Aprendizagem de alunos da Educação Especial” e os “Serviços de Educação Especial no estado de Santa Catarina”.

Informações completas sobre a programação do evento e os trabalhos apresentados estão disponíveis em http://ccee2019.udesc.br/.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realiza nesta terça-feira, dia 17 de setembro, a 11ª escolha de vagas referente ao Processo Seletivo 003/2016, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial do campus da FCEE em 2019. A 11ª escolha de vagas ocorrerá às 14 horas, na Direitoria de Ensino, Pesquisa e Exntesão (DEPE) da FCEE. Confira a tabela de vagas pdf neste link (109 KB)  ou acessando o site da FCEE na seção Institucional - Editais - Escolha de Vagas. A Gerência de Gestão de Pessoas da FCEE ressalta que conforme prevê o Edital nº 003/2016/FCEE, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente, no momento da escolha de vaga, o documento de comprovação da habilitação mínima exigida, bem como os cursos, de acordo com a disciplina de sua opção de inscrição.
Modelo de Repasse Direto
Nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 14h a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou a webconferência “Modelo de Repasse Direto para Educação Especial (MRD) - Orientações às Instituições Especializadas sobre o Edital para 2020”, com o objetivo de prestar orientações e tirar dúvidas das instituições especializadas conveniadas sobre o edital para o ano de 2020 do Modelo de Repasse Direto para Educação Especial (MRD). Devido à grande procura, muitas instituições não conseguiram assistir o evento ao vivo. A FCEE informa que a webconferência na íntegra já está disponível para visualização online através deste link: http://200.19.215.133/p85782725/ . O link deve ser aberto nos navegadores Mozilla ou Internet Explorer.
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