Grupo de seis profissionais, sendo duas profissionais da FCEE e quatro da escola, posam para foto em banco diante de jardim.
Na semana passada a Escola de Educação Básica Prof. José Rodrigues Lopes, de Garopaba, recebeu uma equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para iniciar as tratativas para implantação de um polo regional de Atendimento Educacional Especializado na área de Altas Habilidades/Superdotação. Participaram da reunião com o diretor da escola as profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAH/S) da FCEE, Aline Mendes e Sandra Duarte Hottersbach.

Altas Habilidades/Superdotação:

Em Santa Catarina, os alunos em idade escolar com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação estão incluídos no público-alvo da educação especial e têm direito a atendimento educacional especializado com o objetivo de minimizar as diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem. É consenso entre os especialistas que alunos superdotados não encaminhados adequadamente enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem e também emocionais. Desde 2014, o Governo do Estado de Santa Catarina, através da FCEE, vem realizando um trabalho pioneiro de descentralização do atendimento nesta área da educação especial que foi reconhecido como referência nacional pelo Ministério da Educação em 2017.

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Profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estão ministrando um curso de formação continuada sobre Educação Especial e Inclusiva para professores de Atendimento Educacional Especializado e Segundos Professores das escolas da rede estadual de ensino da abrangência da Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma. A capacitação teve início no último dia 20 de agosto com palestra ministrada pela professora Sandra Montedo sobre “Adaptações curriculares aos alunos com deficiência intelectual”. Participaram do encontro cerca de 170 profissionais da educação. Com carga horária de 20 horas, o curso prossegue até 04 de novembro de 2019.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e coordenado pela Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma, o curso “Práticas em Educação Especial e Inclusiva nas áreas de Deficiência Intelectual, Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ” terá mais três encontros ministrados por professores da FCEE: no dia 12 de setembro a pedagoga Mariele Finatto aborda “Adaptações curriculares aos alunos com Autismo”, no dia 18 de outubro a pedagoga Marcia Lehmkuhl aborda o tema “Adaptações curriculares aos alunos com TDAH” e no dia 04 de novembro as professoras Giseli Fernandes de Lara, Luciana Staut Ayres de Souza, Simone Marcelino Rodrigues ministram a aula “Práticas educativas: ludicidade e jogos”.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), promoveu nos dias 20 e 21 de agosto de 2019 (terça e quarta-feira) a “Oficina de Criação – Recursos Pedagógicos” na Escola de Educação Básica Cel Lara Libas, em Passos dos Fortes, Chapecó, para atender professores que atuam na região em salas do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Ministrado pelas professoras Simone Marcelino Rodrigues e Miriam Kátia de Liz Beal, a oficina teve como objetivo instigar os profissionais da educação a necessidade de planejar, elaborar e executar recursos pedagógicos direcionados ao desenvolvimento das funções mentais. Durante a capacitação, os professores participaram de dinâmicas que envolvem a criação de material pedagógico em pastas utilizando princípios da tecnologia de baixo custo.
Coordenadora do CAS/FCEE (a direita) posa para foto ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro (ao centro) e da representante de Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Com o intuito de debater a formulação de políticas públicas para a formação de professores bilíngues para surdos, no âmbito da Nova Política Nacional de Educação Especial, representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal participam nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/08) do Seminário de Gestores Estaduais sobre Educação de Surdos, Surdocegos e Deficientes Auditivos, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está representada no evento pela pedagoga Fernanda Karen Faucz Andrade, coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). A abertura do Seminário contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

"Estamos vivendo um novo momento para a educação de surdos no Brasil. E a prova disso é que vemos pessoas surdas ocupando cargos proeminentes no governo. Uma grande vitória alcançada foi a criação da Diretoria de Política Bilíngue para Surdos, aqui no MEC, trabalho que acompanho com muito interesse. Desejo que nossos programas, políticas e estratégias sejam para uma sociedade mais justa", afirmou a primeira-dama, em discurso feito na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abraham Weintraub destacou o papel de Michelle Bolsonaro na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. "Conheci a primeira-dama na transição, uma guerreira. E quando ela aparecia era uma leoa para brigar pelas pessoas com deficiência. A primeira-dama brigou de forma muito suave e habilidosa para que esse governo fosse um pouco melhor a cada dia que passasse. A educação para mim é como um alicerce muito grande para o sucesso do Brasil no mundo. São os resultados que fazem a diferença lá na ponta para que as crianças tenham a melhor assistência e sejam o mais livre possível dentro de suas limitações", disse o ministro.

Também estavam presentes na cerimônia de abertura a nova secretária de Modalidades Especializadas de Educação, Ilda Peliz, e a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Priscilla Gaspar.

No turno da tarde, ocorreu a Reunião Técnica de Dirigentes de Educação Especial dos Estados e do Distrito Federal, que debateu os novos rumos para a Política Nacional de Educação Especial, implementada em 2008. Na ocasião também foi apresentada a equipe da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue para Surdos, unidade da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp).

Nesta sexta-feira, o Seminário continua com apresentação de marcos políticos legais linguísticos dos surdos, orientação para implementação da Educação Bilíngue de Surdos com base no Plano Nacional de Educação e apresentação da proposta de material didático bilíngue de surdos. A reunião, por sua vez, prossegue com grupos de trabalho para levantamento de sugestões. Ao final do dia, as contribuições serão compiladas em um documento que poderá subsidiar a formulação de políticas públicas.

(Com informações da assessoria de comunicação do MEC)

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou nesta semana a realização de assessorias na modalidade a distância para as escolas estaduais das regiões que implantaram polos de Atendimento Educacional Especializado na área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). As vídeo-assessorias são realizadas pela equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE e ocorrem semanalmente até o final de outubro, envolvendo no total 19 escolas de 16 regionais de todo o Estado.

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Duas escolas de Araranguá foram as primeiras a receberem as orientações, no último dia 20/08, em uma vídeo-assessoria da qual participaram a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (SED), Tânia Geremias, a equipe da Gerência de Educação de Araranguá, a direção das escolas, as professoras do Atendimento Educacional Especializado e a equipe do NAAH/S, formada pelas professoras Sirlei Ignácio e Ana Paula de Sousa Costa Duarte e a coordenadora Andréia Panchiniak. As vídeo-assessorias são realizadas com apoio do Centro de Tecnologia Assistiva da FCEE.

Anualmente, os polos regionais da área de Altas Habilidades/Superdotação recebem assessorias presenciais no primeiro semestre e na modalidade a distância ao longo do segundo semestre. Além de atualizar os profissionais quanto às demandas do serviço, esclarecendo dúvidas e incentivando as ações, as vídeo-assessorias servem para qualificar o atendimento prestado aos alunos, sendo uma ferramenta educacional que aproxima profissionais.

Segundo explica a professora Sirlei Ignácio, o objetivo das vídeo-assessorias é “encurtar distâncias, otimizando os recursos e aproximando os profissionais que estão lá na ponta, em diferentes regiões do Estado, dos técnicos da FCEE e da SED em prol do aprimoramento da qualidade do atendimento prestados aos alunos da Educação Especial”.

Altas Habilidades/Superdotação:

Em Santa Catarina, os alunos em idade escolar com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação estão incluídos no público-alvo da educação especial e têm direito a atendimento educacional especializado com o objetivo de minimizar as diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem. É consenso entre os especialistas que alunos superdotados não encaminhados adequadamente enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem e também emocionais. Desde 2014, o Governo do Estado de Santa Catarina, através da FCEE, vem realizando um trabalho pioneiro de descentralização do atendimento nesta área da educação especial que foi reconhecido como referência nacional pelo Ministério da Educação em 2017.
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