A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação Física (CEDUF), participou nos dias 26 a 28 de abril de 2019 da primeira etapa do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica na cidade de Caçador. A delegação da FCEE, composta por sete atletas retornou vitoriosa com medalha de ouro na classe BC3 com Paulo Ricardo Pedroso e auxiliado pela calheira (atleta guia) Sandra Seeber; prata na classe BC3 com Naiara Goldinho junto do calheiro Raul Silva Graciano; bronze na classe BC1 com Beatriz M. Chagas junto da assistente Francielli de Rezende; e outro bronze na classe BC4 com Cleverson Machado.

Os técnicos e professores de educação física da equipe, Fabíola Spader e Jefferson R. Seeber agradeceram a participação de todos os atletas pelo desempenho na competição. Além disso, os atletas, técnicos e pais elogiaram a estrutura física onde foi realizado a primeira etapa do Circuito com parceria da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Caçador.]

Com os resultados alcançados, os atletas já se encontram em preparação para as próximas competições como os JogosEscolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) que será realizado entre os dias 4 e 7 de julho no município de Maravilha e a seletiva do Regional Sul de Bocha que ocorre no dia 13 de julho no município de Itajaí.

Sobre o CEDUF

O Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE direciona suas ações ao aprimoramento da educação física, seja ela escolar, de participação, de competição ou ainda como forma de lazer e de promoção de qualidade de vida. Contatos através do telefone (48) 3664-4877 e pelo e-mail ceduf@fcee.sc.gov.br.
Grupo de professoras da FCEE junto com cursistas de Brusque em sala de aula.
No dia 25 de abril (quinta-feira), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), realizou formação na área das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) para 50 professores dos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), segundos professores e gestores educacionais da Gerência Regional de Educação de Brusque que abrange os municípios de Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista, Tijucas e Brusque.

A Regional de Brusque já vinha atendendo alunos com indicadores de AH/SD no município de Botuverá, no AEE da Escola de Educação Básica (EEB) Padre João Stolde. O objetivo desta formação é ampliar o número de alunos identificados e atendidos na região, dando visibilidade a esses educandos que fazem parte do público da educação especial por apresentarem necessidades educacionais especiais.

Ministraram as palestras a coordenadora Andréia Rosélia Alves Panchiniak, a psicóloga Aline Mendes e a professora de educação especial Myriam Callado de Oliveira.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), ministrou nesta quarta-feira, 24/04, uma palestra sobre identificação dos indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) para cerca de 200 professores do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. Ministraram a palestra a coordenadora do NAAH/S, a psicóloga Andréia Rosália Alves Panchiniak, e a professora da Oficina de Leitura e Produção Textual, Ana Lúcia Barotto. O encontro consolidou a parceria da FCEE com o IEE para implantação de um polo de Atendimento Educacional Especializado na área das AH/SD.

Tiveram início nesta terça-feira (23/04) três capacitações realizadas na modalidade a distância (EaD) promovidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e que atraíram grande interesse dos profissionais da educação especial, já que estes cursos estavam com as vagas esgotadas há algumas semanas.

Realizados pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) e coordenados pelo Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) os cursos “Capacitação em Avaliação Diagnóstica para Equipes Multidisciplinares”, coordenado em conjunto com o Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE), “Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Um Olhar Ampliado”, em conjunto com o Centro de Educação e Vivência (CEVI), e “Elaboração de Projetos” reuniram no total quase 200 participantes, entre professores, pedagogos e equipes multidisciplinares atuantes nas instituições especializadas conveniadas com a FCEE.

Para saber mais informações, acesse o edital de cada curso seguindo os links abaixo:
- Elaboração de Projetos
- Capacitação em Avaliação Diagnóstica para Equipes Multidisciplinares
- Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Um Olhar Ampliado

No último dia 17 de abril ocorreu a primeira fase de uma pesquisa realizada por profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis a qual inclui uma formação em “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI) voltada para os profissionais que atuam nos Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) de Florianópolis. Na ocasião, a pesquisa foi apresentada para diretores e supervisores dos NEIMs de Florianópolis.

A pesquisa da FCEE, intitulada “Construção de uma metodologia formativa para supervisores de Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) de Florianópolis voltada à promoção do desenvolvimento psíquico de bebês”, tem caráter avaliativo e preventivo, com o objetivo principal de avaliar o efeito sobre as práticas e cuidados com bebês entre 4 e 23 meses em NEIMs após o processo formativo na metodologia IRDI. Também são objetivos da pesquisa proporcionar aos profissionais da educação participantes do estudo que conheçam e reconheçam os norteadores e os sinais de risco do desenvolvimento psíquico de crianças de zero a 18 meses, de modo que possam em suas reuniões pedagógicas incorporar o acompanhamento do desenvolvimento psíquico das crianças.

O estudo ocorrerá no período do ano letivo de 2019, entre 2 de maio e 3 de outubro, e terá as seguintes etapas: Formação Teórica, Grupos de Estudo e Devolutiva. No total, participarão das formações 177 profissionais, entre professores e supervisores dos NEIMs de Florianópolis. O cronograma dos encontros foi montado em conjunto com o Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

A metodologia IRDI é fruto de uma pesquisa realizada entre os anos de 2000 e 2008, financiada pelo Ministério da Saúde brasileiro, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenada pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), a qual permitiu a criação de indicadores capazes de dar aos pediatras um instrumento de detecção precoce de risco psíquico para o desenvolvimento infantil. Em 2012, o protocolo IRDI foi também proposto como metodologia para os professores de educação infantil, de modo que eles também sejam auxiliares na promoção da saúde mental dos bebês.

A pesquisa é realizada por um grupo de pesquisadores do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) da FCEE, centro especializado nas áreas de estimulação precoce e reabilitação de crianças com atraso global no desenvolvimento, com deficiência e bebês de risco, sob coordenação do psicólogo Rômulo Fabiano Silva Vargas, e formado pela terapeuta ocupacional Caroline de Souza Mattos, pela fisioterapeuta Geovana Régis e pelas psicólogas Laura de Macedo Haeser e Loiva Herbert.
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