Coronel José Fernandes e professora Alice Nunes com presidente Rubens Feijó
TRADUÇÃO LIBRAS Na sexta-feira passada (05/04), o Gabinete da Presidência da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu a visita dos ex-servidores Alice Nunes Fernandes e coronel José Fernandes que vieram parabenizar o atual presidente, Rubens Feijó, pelo trabalho que vem realizando desde que assumiu o cargo em fevereiro deste ano. Ambos participaram e apoiaram a realização do livro “FCEE 50 Anos - Uma história de inclusão: 1968-2018”, no qual são citados em diferentes ocasiões. A professora Alice Nunes Fernandes foi uma das pioneiras no Estado de Santa Catarina na área de Deficiência Auditiva, enquanto o Coronel José Fernandes atuou durante décadas na área administrativa da FCEE.
Equipe da GEPES reunida em sala de aula com coach e servidor Claudiomir Barboza
TRADUÇÃO LIBRAS Nesta quinta-feira, 04 de abril, ocorreu mais um encontro da capacitação “Processo de Coaching para um RH Estratégico”, direcionada para os servidores da Gerência de Gestão de Pessoas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Ministrada pelo servidor e Coach Claudiomir Barboza de Oliveira e com encontros mensais de duas horas realizados desde novembro de 2018, a capacitação tem como objetivo conscientizar os profissionais do setor sobre a importância do papel dos Recursos Humanos na instituição e juntos definirem objetivos de grupo para melhoria contínua. As interações, atividades e exercícios visam aproximar os colegas de trabalho, analisar a aplicação dos indivíduos em suas funções e, por fim, formar em conjunto a missão e valores do setor de Gestão de Pessoas.

O curso teve início em 22 de novembro de 2018 e está previsto para terminar no próximo dia 18 de abril. Ao longo destes seis meses foram discutidos na capacitação temas como a qualidade dos serviços prestados, otimização dos talentos que compõem a equipe e os efeitos da melhoria contínua nos resultados da instituição como um todo. O processo de coaching busca, deste modo, através de ferramentas, atividades e discussões em grupo, trazer a visão a longo prazo, a formação de objetivos próprios, fortalecimento da sinergia de equipe, a percepção de pontos fortes e de melhoria e o quanto as contribuições individuais agregam ao grupo.
Mesa de autoridades na abertura do 4º Congresso Catarinense sobre Autismo
TRADUÇÃO LIBRAS O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, representando o Governador do Estado Carlos Moisés, participou na manhã desta quinta-feira, 4 de abril, da cerimônia de abertura do 4º Congresso Catarinense Sobre Autismo, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O evento, realizado no auditório Antonieta de Barros, reuniu cerca de 700 pessoas, entre professores e profissionais de todo o Estado atuantes no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema central do evento foi o autismo, suas formas de identificação e as maneiras de incluir os autistas na sociedade.

O Congresso, que contou com a participação da Associação Catarinense de Autismo, teve como ponto alto a palestra do médico pediatra especialista em neurologia infantil Clay Brites, que destacou a importância do diagnóstico precoce para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. O médico também reiterou que a definição de políticas públicas para o tratamento de TEA deve “proporcionar meios de diagnóstico precoce, de prevenção precoce e de capacitação do sistema de entidades e escolas.”

(Com informações da Agência AL)
Professoras participando do curso sobre AEE de Altas Habilidades/Superdotação
TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial, através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), realizou entre os dias 4 e 5 de abril (quinta e sexta-feira), o curso “Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação (AEE – AH/SD)”, direcionado para profissionais das 17 Gerências Regionais de Educação do Estado de Santa Catarina (GERED) que já implantaram polos AEE AH/SD.

Na abertura do curso, no período matutino, estiveram presentes a coordenadora do NAAH/S, Andréia Panchiniak; a Integradora de Educação Especial da FCEE, Karla Simone Martins Dias; e representando a Secretaria de Estado da Educação, Ellen; além das profissionais do NAAH/S que ministraram a formação.

A capacitação, organizada pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE), teve como objetivo central apresentar estratégias de identificação de estudantes com suspeitas de AH/SD, apresentar instrumentos para avaliação desses estudantes e contextualizar estes alunos no contexto da Educação Inclusiva, entre outros assuntos.

O curso é dividido em cinco oficinas que trabalham áreas específicas em que alunos com AH/SD podem demonstrar interesse: Artes Plásticas/Visuais; Leitura e Produção Textual; Atividades Exploratórias; Robótica Educacional; e Lógica e Matemática. Os professores são capacitados sobre todas essas áreas para que possam atender alunos com AH/SD que tenham diferentes interesses, estimulando-os para se aprofundarem em determinado assunto.

TRADUÇÃO LIBRAS Teve início esta semana no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o curso “Noções básicas sobre neurodesenvolvimento e estimulação cognitiva voltado à educação infantil”, destinado a professores da Educação Infantil do município de São José e parte de um projeto piloto que visa capacitar profissionais que atuam com crianças na faixa etária de zero a seis anos para realizarem prevenção primária e secundária através do conhecimento de noções básicas de desenvolvimento cognitivo e seu funcionamento.

“O estudo da neurociência contribui muito para a compreensão do funcionamento do sistema nervoso e, consequentemente, de como se dá a aprendizagem. Esta faixa etária de zero a seis anos é de extrema importância para o futuro da criança, sendo necessária uma atenção mais especializada”, explica a professora Solange Kretschmann, do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) da FCEE e uma das idealizadoras do projeto, junto com Maria Gizeli da Silva e Lúcia de Castro Pasquini.

O curso, promovido pela Gerência de Articulação, Capacitação e Extensão (GECAE) e coordenado pelo CENER, teve início nesta terça-feira (02/04) com uma edição matutina e outra vespertina. Ministrado pelas professoras Solange Kretschmann e Lúcia Pasquini, o curso será realizado em três módulos, totalizando 9 horas presenciais e 1 hora com atividade a distância, com os cerca de 500 professores dos Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São José divididos em grupos matutinos e vespertinos. Os encontros ocorrem ao longo deste primeiro semestre de 2019, sempre às terças e quintas-feiras.

O principal objetivo do curso é capacitar os profissionais para que possam verificar possíveis atrasos no desenvolvimento global das crianças (prevenção primária), assim como estimular as funções cognitivas de crianças que evidenciam atrasos, respeitando seus ritmos de aprendizagem (prevenção secundária).

O curso foi dividido nos seguintes módulos:
1º Módulo: Noções básicas sobre neurodesenvolvimento, estrutura do cérebro e seus funcionamento; Funções cognitivas: sensação (1º parte) – sistema vestibular e proprioceptivo;
2º Módulo: Funções cognitivas: sensação, atenção e percepção; Instrumento de acompanhamento do desenvolvimento infantil: Guia Portage de Educação Pré-escolar;
3º Módulo: Funções cognitivas: memória, linguagem e funções executivas; Sugestões de critérios para a elaboração de relatório descritivo.
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