Tiveram início nesta terça-feira (23/04) três capacitações realizadas na modalidade a distância (EaD) promovidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e que atraíram grande interesse dos profissionais da educação especial, já que estes cursos estavam com as vagas esgotadas há algumas semanas.

Realizados pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) e coordenados pelo Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) os cursos “Capacitação em Avaliação Diagnóstica para Equipes Multidisciplinares”, coordenado em conjunto com o Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE), “Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Um Olhar Ampliado”, em conjunto com o Centro de Educação e Vivência (CEVI), e “Elaboração de Projetos” reuniram no total quase 200 participantes, entre professores, pedagogos e equipes multidisciplinares atuantes nas instituições especializadas conveniadas com a FCEE.

Para saber mais informações, acesse o edital de cada curso seguindo os links abaixo:
- Elaboração de Projetos
- Capacitação em Avaliação Diagnóstica para Equipes Multidisciplinares
- Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Um Olhar Ampliado

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), ministrou nesta quarta-feira, 24/04, uma palestra sobre identificação dos indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) para cerca de 200 professores do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. Ministraram a palestra a coordenadora do NAAH/S, a psicóloga Andréia Rosália Alves Panchiniak, e a professora da Oficina de Leitura e Produção Textual, Ana Lúcia Barotto. O encontro consolidou a parceria da FCEE com o IEE para implantação de um polo de Atendimento Educacional Especializado na área das AH/SD.
Novo gerente da GEPCA posa para foto no Gabinete da Presidência ao lado de Rubens Feijó,  Karla Martins e Juliana Buratto.
Na primeira semana de abril o professor Wesley Knochenhauer Carvalho foi nomeado Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (GEPCA) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Com experiências diversas como professor na área da educação especial, Wesley possui Licenciatura em Letras e Mestrado em Ciências da Linguagem e já atuou como professor de educação especial pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e como professor regente pelo Estado de Santa Catarina. Na foto, o novo gerente é recebido pelo presidente Rubens Feijó, pela Integradora de Educação Especial, Karla Martins Dias, e pela pedagoga Juliana Buratto.

No último dia 17 de abril ocorreu a primeira fase de uma pesquisa realizada por profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis a qual inclui uma formação em “Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI) voltada para os profissionais que atuam nos Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) de Florianópolis. Na ocasião, a pesquisa foi apresentada para diretores e supervisores dos NEIMs de Florianópolis.

A pesquisa da FCEE, intitulada “Construção de uma metodologia formativa para supervisores de Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) de Florianópolis voltada à promoção do desenvolvimento psíquico de bebês”, tem caráter avaliativo e preventivo, com o objetivo principal de avaliar o efeito sobre as práticas e cuidados com bebês entre 4 e 23 meses em NEIMs após o processo formativo na metodologia IRDI. Também são objetivos da pesquisa proporcionar aos profissionais da educação participantes do estudo que conheçam e reconheçam os norteadores e os sinais de risco do desenvolvimento psíquico de crianças de zero a 18 meses, de modo que possam em suas reuniões pedagógicas incorporar o acompanhamento do desenvolvimento psíquico das crianças.

O estudo ocorrerá no período do ano letivo de 2019, entre 2 de maio e 3 de outubro, e terá as seguintes etapas: Formação Teórica, Grupos de Estudo e Devolutiva. No total, participarão das formações 177 profissionais, entre professores e supervisores dos NEIMs de Florianópolis. O cronograma dos encontros foi montado em conjunto com o Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

A metodologia IRDI é fruto de uma pesquisa realizada entre os anos de 2000 e 2008, financiada pelo Ministério da Saúde brasileiro, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenada pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), a qual permitiu a criação de indicadores capazes de dar aos pediatras um instrumento de detecção precoce de risco psíquico para o desenvolvimento infantil. Em 2012, o protocolo IRDI foi também proposto como metodologia para os professores de educação infantil, de modo que eles também sejam auxiliares na promoção da saúde mental dos bebês.

A pesquisa é realizada por um grupo de pesquisadores do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) da FCEE, centro especializado nas áreas de estimulação precoce e reabilitação de crianças com atraso global no desenvolvimento, com deficiência e bebês de risco, sob coordenação do psicólogo Rômulo Fabiano Silva Vargas, e formado pela terapeuta ocupacional Caroline de Souza Mattos, pela fisioterapeuta Geovana Régis e pelas psicólogas Laura de Macedo Haeser e Loiva Herbert.
Cartaz com a frase: Normas para submissão de trabalhos já disponíveis no site do Congresso
Já estão disponíveis no site do Congresso Catarinense de Educação Especial (CCEE) as normas para submissão de trabalhos para apresentação no evento. As inscrições para pesquisadores e profissionais da área da educação especial interessados em apresentar trabalhos no evento ocorrem entre os dias 2 e 24 de maio de 2019. O Congresso Catarinense de Educação Especial (CCEE) ocorre de 9 a 11 de setembro de 2019 em Florianópolis e é promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As apresentações de trabalhos durante o Congresso ocorrerão de duas formas: apresentações orais e pôsteres. Os trabalhos desenvolvidos deverão se encaixar entre os dez eixos temáticos propostos pela comissão organizadora do evento. São eles: Políticas públicas em educação especial; Formação de professores em educação especial; Metodologias de ensino em educação especial; Acessibilidade para a educação; Serviços de educação especial; Intersetorialidade e educação especial; As relações de trabalho e o público da educação especial; Educação física e esportes adaptados à educação especial; Sexualidade e deficiência; e Temporalidades humanas e educação especial. Saiba mais sobre cada eixo acessando este link.

As inscrições para submissão de trabalhos ficam abertas de 2 a 24 de maio. No dia 02 de julho será divulgada a lista dos trabalhos aprovados, e só depois, no dia 5 de julho, serão abertas as inscrições para os demais participantes. A programação completa já está disponível neste link, mas vale lembrar que a programação final será apresentada apenas no dia 15 de agosto.

O Congresso Catarinense de Educação Especial será gratuito e tem como objetivo ampliar e atualizar o conhecimento técnico-científico na área e discutir os serviços de Educação Especial no estado de Santa Catarina, trazendo uma programação com atrações como palestras, mesas redondas e fóruns de discussão.

Saiba mais no site do Congresso: http://ccee2019.udesc.br/
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