Professoras participando do curso sobre AEE de Altas Habilidades/Superdotação
TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial, através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), realizou entre os dias 4 e 5 de abril (quinta e sexta-feira), o curso “Atendimento Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação (AEE – AH/SD)”, direcionado para profissionais das 17 Gerências Regionais de Educação do Estado de Santa Catarina (GERED) que já implantaram polos AEE AH/SD.

Na abertura do curso, no período matutino, estiveram presentes a coordenadora do NAAH/S, Andréia Panchiniak; a Integradora de Educação Especial da FCEE, Karla Simone Martins Dias; e representando a Secretaria de Estado da Educação, Ellen; além das profissionais do NAAH/S que ministraram a formação.

A capacitação, organizada pela Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE), teve como objetivo central apresentar estratégias de identificação de estudantes com suspeitas de AH/SD, apresentar instrumentos para avaliação desses estudantes e contextualizar estes alunos no contexto da Educação Inclusiva, entre outros assuntos.

O curso é dividido em cinco oficinas que trabalham áreas específicas em que alunos com AH/SD podem demonstrar interesse: Artes Plásticas/Visuais; Leitura e Produção Textual; Atividades Exploratórias; Robótica Educacional; e Lógica e Matemática. Os professores são capacitados sobre todas essas áreas para que possam atender alunos com AH/SD que tenham diferentes interesses, estimulando-os para se aprofundarem em determinado assunto.
Mesa de autoridades na abertura do 4º Congresso Catarinense sobre Autismo
TRADUÇÃO LIBRAS O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó, representando o Governador do Estado Carlos Moisés, participou na manhã desta quinta-feira, 4 de abril, da cerimônia de abertura do 4º Congresso Catarinense Sobre Autismo, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O evento, realizado no auditório Antonieta de Barros, reuniu cerca de 700 pessoas, entre professores e profissionais de todo o Estado atuantes no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema central do evento foi o autismo, suas formas de identificação e as maneiras de incluir os autistas na sociedade.

O Congresso, que contou com a participação da Associação Catarinense de Autismo, teve como ponto alto a palestra do médico pediatra especialista em neurologia infantil Clay Brites, que destacou a importância do diagnóstico precoce para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas. O médico também reiterou que a definição de políticas públicas para o tratamento de TEA deve “proporcionar meios de diagnóstico precoce, de prevenção precoce e de capacitação do sistema de entidades e escolas.”

(Com informações da Agência AL)
Educanda Patrícia Rosa saindo do ônibus da FCEE
TRADUÇÃO LIBRAS É com pesar que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) comunica o falecimento da educanda Patrícia Catarina Rosa, atendida na instituição desde 1976 no Centro de Educação e Trabalho (CENET). O presidente da FCEE, em nome de todos os servidores, expressa profunda consternação. “Nossos sentimentos à família, pedindo a Deus que ampare e conforte seus corações”, afirmou Rubens Feijó.

Patrícia, natural de Florianópolis, filha de Lorenço Rosa e Nair Godinho Rosa, nasceu em Florianópolis em 1971 e iniciou seu atendimento na FCEE em 1976, no então Centro de Desenvolvimento Humano 2 (CDH 2). No ano de 1983 passou a ser atendida no então Centro de Desenvolvimento Humano 3 (CDH 3), hoje Centro de Educação e Trabalho (CENET). Neste período, frequentou os grupos de Oficina Pedagógica, Educação Complementar e Oficina de Manualidades, Oficina de Panificação e Congelados, além de receber atendimento de fisioterapia. No ano de 2009, Patrícia foi transferida para o Centro de educação e Vivência (CEVI), permanecendo neste Centro até 2013. No ano de 2014 voltou a frequentar o CENET, no grupo de Artes Aplicadas. Para a coordenadora do CENET, Kátia Regina Ladewig, a convivência de Patrícia com colegas de sala de aula e profissionais sempre foi de “afeto e respeito”.

“A história de vida de Patrícia é um exemplo de otimismo e superação. Apesar de nos últimos anos vivenciar sucessivas internações, sempre manteve a alegria e a vontade de estar presente em todas as atividades, em especial aquelas que envolviam música e dança. Mesmo nos últimos meses, Patrícia ainda manifestava seu desejo e a confiança de que retornaria à instituição. Sua lembrança permanecerá entre nós, por sua força, alegria e coragem”, afirma a coordenadora do CENET.

TRADUÇÃO LIBRAS Teve início esta semana no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o curso “Noções básicas sobre neurodesenvolvimento e estimulação cognitiva voltado à educação infantil”, destinado a professores da Educação Infantil do município de São José e parte de um projeto piloto que visa capacitar profissionais que atuam com crianças na faixa etária de zero a seis anos para realizarem prevenção primária e secundária através do conhecimento de noções básicas de desenvolvimento cognitivo e seu funcionamento.

“O estudo da neurociência contribui muito para a compreensão do funcionamento do sistema nervoso e, consequentemente, de como se dá a aprendizagem. Esta faixa etária de zero a seis anos é de extrema importância para o futuro da criança, sendo necessária uma atenção mais especializada”, explica a professora Solange Kretschmann, do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) da FCEE e uma das idealizadoras do projeto, junto com Maria Gizeli da Silva e Lúcia de Castro Pasquini.

O curso, promovido pela Gerência de Articulação, Capacitação e Extensão (GECAE) e coordenado pelo CENER, teve início nesta terça-feira (02/04) com uma edição matutina e outra vespertina. Ministrado pelas professoras Solange Kretschmann e Lúcia Pasquini, o curso será realizado em três módulos, totalizando 9 horas presenciais e 1 hora com atividade a distância, com os cerca de 500 professores dos Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de São José divididos em grupos matutinos e vespertinos. Os encontros ocorrem ao longo deste primeiro semestre de 2019, sempre às terças e quintas-feiras.

O principal objetivo do curso é capacitar os profissionais para que possam verificar possíveis atrasos no desenvolvimento global das crianças (prevenção primária), assim como estimular as funções cognitivas de crianças que evidenciam atrasos, respeitando seus ritmos de aprendizagem (prevenção secundária).

O curso foi dividido nos seguintes módulos:
1º Módulo: Noções básicas sobre neurodesenvolvimento, estrutura do cérebro e seus funcionamento; Funções cognitivas: sensação (1º parte) – sistema vestibular e proprioceptivo;
2º Módulo: Funções cognitivas: sensação, atenção e percepção; Instrumento de acompanhamento do desenvolvimento infantil: Guia Portage de Educação Pré-escolar;
3º Módulo: Funções cognitivas: memória, linguagem e funções executivas; Sugestões de critérios para a elaboração de relatório descritivo.
Pedagoga do CENAP apresentando trabalho em Pirassununga
TRADUÇÃO LIBRAS A pedagoga Mariele Finatto Vasselai representou na manhã desta sexta-feira, 29 de março, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) no XI TREINA - Treinamento na Área do Autismo, evento organizado pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas (CEDAP) da APAE de Pirassununga, no interior de São Paulo. Mariele, que atua com atendimento pedagógico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Centro de Ensino e Aprenizagem (CENAP) da FCEE, apresentou um relato de experiência do trabalho desenvolvido na instituição.

O TREINA - Treinamento na Área do Autismo, evento bi-anual que começou de forma pioneira há 22 anos na cidade de Pirassununga, reúne palestrantes de todo o Brasil e teve este ano o tema central “Construindo independência: estratégias e recursos visuais para pessoas com autismo”.
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