São José, 10/04/2012 – A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) abriu nesta terça-feira (10) as inscrições para três cursos de Libras, oferecidos gratuitamente: um em nível intermediário e outros dois com status de completo (nível básico, intermediário e avançado). Serão 25 vagas para o primeiro e 50 para o segundo (25 para o período vespertino e 25 para o período noturno).

As inscrições para o curso intermediário devem ser feitas até o próximo dia 16 e para os dois cursos completos até esta sexta-feira (13) no site da FCEE (ver barra lateral esquerda, clicar em “cursos” e em seguida em “1º semestre”).

O objetivo do curso intermediário é difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunicação de contato com os fundamentos de aprendizagem na educação escolar dos surdos, ensinando profissionais da área da surdez em nível básico I, favorecendo a comunicação e desempenho das atividades pedagógicas com alunos surdos, garantindo assim o respeito à diferença, à diversidade sócio- cultural. Esse curso está destinado a pessoas que necessitam, por questões pessoais ou profissionais, uma aprendizagem de forma comunicativa, em situações do dia-a-dia, no contato com o surdo. “Por ser um curso intermediário, as pessoas que quiserem aprender mais profundamente a Libras, terão que continuar seus estudos nos níveis subseqüentes”, destacou a integradora da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea), Maria Stela Lopes de Simas Sumienski. “Para a inscrição é necessário apresentar certificado de curso básico”, acrescentou ela.

A realização do curso é de 17 de abril a 28 de junho (com carga horária de 60 horas), na Fundação, localizada na rua Paulino Pedro Hermes, número 2785, bairro Nossa Senhora do Rosário, em São José–SC. A ministrante será a professora Instrutora de Libras Jaqueline Boldo.

Ao final do curso intermediário, um certificado será emitido pela FCEE. A certificação, no entanto, fica condicionada a freqüência e aprovação pelo Instrutor de Libras, nas avaliações realizadas no curso. Para os cursistas não aprovados será fornecida somente uma declaração de participação.

Já o curso completo – dividido em dois períodos – possui o propósito de difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais, favorecendo a comunicação entre surdos e ouvintes no desempenho das atividades pedagógicas/profissionais, nas relações sociais com alunos/cidadãos surdos na garantia do respeito à diferença, à diversidade sócio-cultural. Esse curso, oferecido em dois períodos, está destinado a pessoas que necessitam, por questões pessoais ou profissionais, de uma aprendizagem de forma comunicativa, em situações do dia a dia, no contato com o surdo.

A realização do curso completo será de 18 de abril a 13 de dezembro deste ano (com carga horária de 220 horas - aula presencial 162 horas e a atividades, pesquisa e trabalhos em casa, 58 horas. Os ministrantes serão o instrutor de Libras João Paulo Ampessan e o intérprete Marcos Luchi.

A avaliação desse curso envolverá os seguintes tópicos: participação nas discussões e atividades presenciais; compreensão e produção de discursos em Libras; desempenho (fluência e clareza na exposição em Libras); e conhecimentos teóricos. Ainda: adotar-se-á como estratégias de avaliação: atividades, trabalho de pesquisa e prova. Terá direito ao certificado – emitido pela FCEE – o aluno com 80% de freqüência, e com média 7,0 (70% de apropriação dos conteúdos efetivamente trabalhados).

A realização dos cursos é resultado de uma ação conjunta da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS).

Assessoria de Imprensa - FCEE