Fundo azul, foto de pessoas em frente a tablets e computadores e o texto - Congresso da Federação das APAEs de Santa Catarina
O XVII Congresso Estadual das APAEs do Estado de Santa Catarina será realizado nos dias 21, 22 e 23 de Setembro de 2021, no formato virtual com a finalidade de capacitar e socializar conhecimentos e práticas interdisciplinares no âmbito da Educação Especial. Organizado pela Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina (FEAPAES/SC) com apoio do Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), o evento terá início às 13h da próxima terça-feira, 21/09, com uma cerimônia de abertura que contará com a participação da presidente da FEAPAES/SC, Alice Kuerten, a presidente da FCEE, Janice Krasniak, e demais autoridades, parceiros e autodefensores.

Com mais de 3 mil profissionais inscritos, o evento será totalmente online e terá como tema “Educação Especial em Tempos de Educação Remota: Tecnologias e Práticas Interdisciplinares”. A lista com as inscrições homologadas está disponível no site da FCEE em Cursos e Capacitações/Inscrições Homologadas neste link

A transmissão, que será aberta ao público através do perfil da FEAPAES/SC no YouTube, acessível neste link, ocorre ao vivo do auditório do SC 401 Square Corporate, localizado na Rodovia José Carlos Daux, 5.500, Bairro Saco Grande, em Florianópolis. A cedência do local foi totalmente gratuita para a realização do evento.

O Congresso é voltado para profissionais e estudantes atuantes e interessados nas áreas da educação, educação especial, saúde, assistência social, sobretudo das APAEs de Santa Catarina, bem como gestores, familiares, autodefensores e voluntários comprometidos com as pessoas com deficiência intelectual, múltipla, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e transtorno do espectro autista.

Na programação do Congresso estão incluídas apresentações artísticas e a discussão de temas como A Tecnologia Assistiva para a Inclusão de Pessoas com Deficiência”, a apresentação de palestras como ‘O relato de uma Mãe em Tempos de Pandemia”, “Meu objetivo é aprender, minha necessidade é ensinar”, “Autismo e Cognição: entendendo esta forma de pensar”, “Privacidade, acesso à informação e Internet: onde estão os meus dados e direitos?” e “Instituição, família e pandemia.

Confira abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO  XVII Congresso Estadual das APAEs do Estado de Santa Catarina

21/09/2021:

3:00 - Abertura - Alice Kuerten - Presidente da FEAPAES de SC
Autoridades, parceiros e audefensores
Apresentação: Companhia de Dança Lápis de Seda
Apresentação de Trabalhos Artísticos nas Diferentes Linguagens

14:00 - Palestra - “Os desafios da educação remota para a educação especial”
Dra. Viviane de Souza Mosé

15:00 - Palestra - “Entre a Espera e a Urgência: os Desafios da Educação Especial Em Tempos Atípicos”
Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Mediadora: Simone Spier – FEAPAES SC

16:30 - Apresentação de Trabalhos Artísticos nas Diferentes Linguagens

16:45 - Relatos de Práticas Multidisciplinares Exitosas em Tempos de Atividades Remotas
Profissionais das Instituições Especializadas das APAES de SC
Mediadora: Dra. Geisa Letícia Kempfer Bock - UDESC

22/09 /2021

13:00 - Palestra: A Tecnologia Assistiva para a Inclusão de Pessoas com Deficiência
Dr. Teófilo Alves Galvão Filho
Mediadora: Andrea Prestes Xavier – FEAPAES SC

14:30 - Apresentação de Trabalhos Artísticos nas Diferentes Linguagens

14:45 - Relatos de Práticas Multidisciplinares Exitosas em Tempos de Atividades Remotas
Profissionais das Instituições Especializadas das APAES de SC
Mediadora: Tania Mara Zancanaro Pieczkowski – UNOCHAPECÓ

16:00 - Palestra: Meu objetivo é aprender, minha necessidade é ensinar
Clara Nogueira Marinho
Mediador: João Leonel Farias – FCEE

17:00 - Roda de Conversa
Mariana Lúcia Agnese Costa e Rosa
Adriane Clesi Dietrich Polazzo
Alice T. Kuerten
Mediadora: Ms. Mônica Joesting Siedler – FEAPAES SC

23/09/2021

13:00 – Apresentação da pesquisa: Os Desafios Impostos pela Pandemia de COVID 19
FENAPAES e Universidade de Brasília
Ms. Cecília Gomes Muraro Alecrim

13:30 - Palestra: Autismo e Cognição: entendendo esta forma de pensar
Dra. Viviane da Costa de Leon
Mediadora: Juliana Pereira – APAE Florianópolis

15:00 - Apresentação de Trabalhos Artísticos nas Diferentes Linguagen

15:15 - Palestra: Privacidade, acesso à informação e internet: onde estão os meus
dados e direitos?
Ms. Paula Sanhudo da Silva
Mediador: Jean Marcos Baumer – APAE de Rio do Sul e Coordenador Estadual da Saúde e Prevenção da FEAPES SC

16:00 - Relatos de Práticas Multidisciplinares Exitosas em Tempos de Atividades Remotas
Profissionais das Instituições Especializadas das APAES de SC
Mediadora: Dra. Regina Célia Linhares Hostins - UNIVALI

18:30 - Encerramento – Alice T. Kuerten – Presidente da FEAPAES SC
Montagem com 4 fotos, pessoas em pé, ambiente externo
Nesta semana, nos dias 09 e 10 de setembro, durante agenda de trabalho nas cidades de Lages, Urupema e Otacílio Costa, o governador Carlos Moisés, acompanhado da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) Janice Krasniak, anunciou novos repasses para instituições de educação especial da região. No total, mais de 800 educandos com deficiência serão beneficiados.

Em ato na cidade de Lages, o governador assinou os convênios para repasse de R$ 2,2 milhões para a Apae de Lages, que garantirão a compra de três ônibus escolares e a reforma da sede da entidade. A Apae de São Joaquim recebeu R$ 300 mil para ampliação da sede, enquanto a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas) de Lages foi contemplada com R$ 400 mil.

Na sexta-feira, 10/09, ainda cumprindo agenda na região Serrana, o governador Carlos Moisés assinou em Urupema convênio que prevê R$ 50 mil para reforma da sede da Apae, enquanto em Otacílio Costa foi firmado convênio para a construção de um espaço de equoterapia na sede da instituição, no valor de R$ 500 mil.
Imagem de 3 crianças sentadas em mesas de estudo, com desenhos e figuras na mesa, ambiente interno
Desde que o atendimento dos educandos no Serviço Pedagógico Específico (SPE) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) começou a pautar suas ações de acordo com a abordagem das Práticas Baseadas em Evidências, tornou-se visível nos educandos a redução das dificuldades inerentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Serviço Pedagógico Específico (SPE) do Centro de Educação e Vivência (CEVI) da FCEE atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos com diagnóstico de deficiência intelectual (DI) grave ou profunda associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), com baixo nível funcional (nível 3), que apresentem quadro de saúde e/ou comportamentais que inviabilizam sua permanência no ensino regular.

“Os grupos de SPE direcionados ao atendimento de educandos com Transtorno do Espectro Autista vem pautando suas ações em Práticas Baseadas em Evidências, através da produção de materiais específicos para elaboração de atividades levando em consideração o estilo cognitivo de cada educando”, explica a coordenadora do CEVI, Monique Scheidt.

Os materiais são produzidos pelos professores em parceria com os serviços de pedagogia e fonoaudiologia do Centro, tendo como objetivo a estimulação do desenvolvimento cognitivo de cada educando, qualificando habilidades como organização, interação e comunicação.

“Desde que os profissionais que atuam neste serviço passaram a investir no estudo das Práticas Baseadas em Evidências, organizando o ambiente externo de modo que o educando compreenda o que se espera que ele faça em cada espaço e confeccionando materiais específicos para cada objetivo, tornou-se visível, em cada educando, a diminuição das dificuldades inerentes ao Transtorno do Espectro Autista”, acrescenta a coordenadora do CEVI.

As estratégias específicas de intervenção reduziram a dificuldade de compreensão de aprendizagens implícitas, as dificuldades de generalização, problemas com coerência central, dificuldade com trocas de atenção, problemas com múltiplas perspectivas, déficits em funções executivas, interesses restritos e hiperfoco. “Em resumo, estas intervenções estão favorecendo o desenvolvimento global desses educandos”, destaca Monique.
Fundo colorido e Texto desmistificando as altas habilidades
No primeiro semestre deste ano, o Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu cinco estudantes do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para realização de estágio básico de graduação. Devido à pandemia, o formato do estágio foi online, estimulando a busca por alternativas nos métodos de interação entre os estagiários e os supervisores. Assim, o fruto deste período de estágio foi a produção do vídeo “Desmistificando Altas Habilidades/Superdotação”, que aborda os mitos, tipos e legislação referente aos estudantes com indicadores de AH/SD. O vídeo, que pode servir como material de divulgação desta área de estudo, está disponível ao público neste link: https://drive.google.com/file/d/10akw5Gz9U90D0T30zTM5TSyH6PY4o5fR/view

O estágio foi supervisionado pela professora Paula Helena Lopes da Unisul e pela psicóloga Aline Mendes, do Naahs/FCEE.
Imagem de uma mulher sorrindo, tela de computador, outras pessoas aparecem na tela em tamanho menor
Na tarde desta quinta-feira, 09/09, foi realizada a aula magna da Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em parceria com a Fundação Escola de Governo ENA. Transmitida ao vivo pela internet, a abertura do encontro contou com a participação da presidente da FCEE, Janice Krasniak, o presidente da Fundação ENA, Aloísio José Rodrigues, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Vicente Caropreso, e a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Jeane Probst Leite. Com mediação da professora Márcia Lehmkul, a palestrante, Prof. Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes, do Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), falou sobre o tema “Educação Inclusiva e Educação Especial em tempos atípicos: desafios para a formação de professores”.

A Pós-Graduação em “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, com duração prevista de 16 meses, tem como objetivo qualificar os servidores que atuam na área da Educação Especial, tanto no campus da FCEE em São José quanto nas instituições conveniadas em todo o Estado, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais ao exercício profissional.

O curso é voltado exclusivamente para servidores efetivos e conta com a participação de 30 profissionais das diversas regiões do Estado, os quais foram escolhidos através de processo seletivo interno realizado pela FCEE. As aulas ocorrerão em formato presencial na sede da Fundação ENA, em Florianópolis.
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