Imagem de 3 crianças sentadas em mesas de estudo, com desenhos e figuras na mesa, ambiente interno
Desde que o atendimento dos educandos no Serviço Pedagógico Específico (SPE) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) começou a pautar suas ações de acordo com a abordagem das Práticas Baseadas em Evidências, tornou-se visível nos educandos a redução das dificuldades inerentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Serviço Pedagógico Específico (SPE) do Centro de Educação e Vivência (CEVI) da FCEE atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos com diagnóstico de deficiência intelectual (DI) grave ou profunda associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), com baixo nível funcional (nível 3), que apresentem quadro de saúde e/ou comportamentais que inviabilizam sua permanência no ensino regular.

“Os grupos de SPE direcionados ao atendimento de educandos com Transtorno do Espectro Autista vem pautando suas ações em Práticas Baseadas em Evidências, através da produção de materiais específicos para elaboração de atividades levando em consideração o estilo cognitivo de cada educando”, explica a coordenadora do CEVI, Monique Scheidt.

Os materiais são produzidos pelos professores em parceria com os serviços de pedagogia e fonoaudiologia do Centro, tendo como objetivo a estimulação do desenvolvimento cognitivo de cada educando, qualificando habilidades como organização, interação e comunicação.

“Desde que os profissionais que atuam neste serviço passaram a investir no estudo das Práticas Baseadas em Evidências, organizando o ambiente externo de modo que o educando compreenda o que se espera que ele faça em cada espaço e confeccionando materiais específicos para cada objetivo, tornou-se visível, em cada educando, a diminuição das dificuldades inerentes ao Transtorno do Espectro Autista”, acrescenta a coordenadora do CEVI.

As estratégias específicas de intervenção reduziram a dificuldade de compreensão de aprendizagens implícitas, as dificuldades de generalização, problemas com coerência central, dificuldade com trocas de atenção, problemas com múltiplas perspectivas, déficits em funções executivas, interesses restritos e hiperfoco. “Em resumo, estas intervenções estão favorecendo o desenvolvimento global desses educandos”, destaca Monique.
Imagem de uma mulher sorrindo, tela de computador, outras pessoas aparecem na tela em tamanho menor
Na tarde desta quinta-feira, 09/09, foi realizada a aula magna da Pós-Graduação em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em parceria com a Fundação Escola de Governo ENA. Transmitida ao vivo pela internet, a abertura do encontro contou com a participação da presidente da FCEE, Janice Krasniak, o presidente da Fundação ENA, Aloísio José Rodrigues, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Vicente Caropreso, e a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Jeane Probst Leite. Com mediação da professora Márcia Lehmkul, a palestrante, Prof. Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes, do Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), falou sobre o tema “Educação Inclusiva e Educação Especial em tempos atípicos: desafios para a formação de professores”.

A Pós-Graduação em “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, com duração prevista de 16 meses, tem como objetivo qualificar os servidores que atuam na área da Educação Especial, tanto no campus da FCEE em São José quanto nas instituições conveniadas em todo o Estado, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais ao exercício profissional.

O curso é voltado exclusivamente para servidores efetivos e conta com a participação de 30 profissionais das diversas regiões do Estado, os quais foram escolhidos através de processo seletivo interno realizado pela FCEE. As aulas ocorrerão em formato presencial na sede da Fundação ENA, em Florianópolis.
Imagem de notebook com várias pessoas participando de reunião online
Com o objetivo de digitalizar todos os serviços que o executivo estadual presta aos cidadãos, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) vem realizando reuniões e planos de trabalho com vários órgãos e entidades do Estado. Neste sentido, aconteceu na tarde desta quinta-feira (02/09), a primeira reunião com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) sobre a digitalização dos serviços que a instituição presta ao público.

O encontro online contou com a presença da Presidente da FCEE, Janice Krasniak, que comentou sobre a importância deste passo para a Fundação. “Avançar no uso de tecnologias, e facilitar os serviços aos nossos alunos e à comunidade que atendemos será um salto na qualidade do que oferecemos no Estado. A Fundação quer participar desta transformação, para mudar e melhorar a nossa realidade”, disse.

O diretor de Tecnologia e Inovação da SEA, Félix Fernando da Silva, conduziu os trabalhos, e reforçou a importância de implantar serviços digitais à população. “A facilitação de qualquer serviço ao cidadão é essencial, pois a pessoa pode solicitar o serviço de dentro da sua casa, evitando deslocamentos, economizando tempo e dinheiro, além de fortalecer a eficiência e a transparência da gestão pública, aproximando os cidadãos do governo”, afirmou.

De acordo com o Diretor de Administração da FCEE, Edilson dos Santos Godinho, a Fundação buscou melhorar a sua infraestrutura, com compra de notebooks e melhoria da velocidade de internet. “Agora partimos para um novo momento que é de conscientizar e engajar os servidores e professores que trabalham na Fundação, para entrarmos de vez na era do governo digital” afirmou.

O próximo passo do grupo será organizar um plano de trabalho, para aplicar a metodologia apresentada pela SEA, e o passo a passo, para análise, homologação e implantação dos serviços digitais que englobam a FCEE.

(Assessoria de Comunicação SEA)
Grupos de pessoas em ambiente externo, seguram faixa laranja com escrita: Toda gratidão da apae de laguna
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
Nesta segunda-feira, 06 de setembro, o governador Carlos Moisés cumpriu uma agenda de trabalho em Laguna, no Sul do Estado, quando oficializou o convênio para o repasse de recursos que vão permitir a reforma e ampliação da sede da APAE de Laguna. A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, acompanhou a cerimônia, juntamente com a primeira-dama, Késia Martins da Silva. A comitiva governamental foi recebida com alegria e uma faixa de agradecimento dos educandos e professores da instituição. Os atos ocorreram na Praça República Juliana e foram acompanhados pelos secretários de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, e Infraestrutura, Thiago Vieira, deputados estaduais José Milton Scheffer, Rodrigo Minotto e Volnei Webber, prefeito de Laguna, Samir Ahmad, autoridades e a comunidade.

"Com vontade política e uma equipe competente estamos conseguindo cumprir o que temos prometido: de ser um governo parceiro dos municípios. Hoje aqui, com ações importantes de infraestrutura e de valorização da Educação, incluindo a Educação Especial. Estamos fazendo a lição de casa, vencendo a burocracia para investir nas obras prioritárias em todas as regiões, sem escolher um ou outro município, se a obra é de competência deste ou de outro governo. O compromisso é entregar o nosso melhor para Santa Catarina", frisou o governador Carlos Moisés.

O objetivo da parceria, segundo a presidente da FCEE, Janice Krasniak, é promover maior autonomia, independência e dignidade aos educandos com necessidades educacionais especiais que estão matriculados na APAE. "O Governo do Estado não tem medido esforços e nem investimentos para atuar com qualidade junto à pessoa com deficiência. Desta forma, é necessário unir esforços no sentido de promover o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária, e a concretização deste projeto será mais um passo dado a esse tão desejado objetivo", afirmou a presidente da FCEE.
SC mais inclusiva - resultados definitivos
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a divulgação do resultado definitivo dos projetos e instituições selecionados para o Programa SC Mais Inclusiva. No total, 214 instituições especializadas em educação especial de todo o Estado foram aprovadas no processo de seleção do Edital de Chamamento Público 001/2021, com 407 projetos divididos em quatro subprogramas totalizando quase R$ 50 milhões investidos pelo Governo do Estado.

O programa “SC Mais Inclusiva” é um pacote de investimentos inédito na área da Educação Especial, lançado em julho deste ano e que beneficia mais de 25 mil pessoas com deficiência atendidas por instituições como Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes físicos e visuais.

O SC Mais Inclusiva está dividido em quatro subprogramas, para os quais as instituições apresentaram projetos específicos. Os recursos vão permitir a realização de projetos como a implantação de parques adaptados, academias acessíveis e jardins sensoriais; aquisição de recursos tecnológicos, como tablets e lousas digitais, veículos de transporte adaptado com plataformas elevatórias, e mobiliário para as salas, como mesas, cadeiras e quadros para escrita.

Confira abaixo as listas de projetos selecionados divididos por subprogramas:

* Programa Instrumentalizar para desenvolver

* Programa SC + Acessibilidade Digital

* Programa SC + Mobilidade (Transporte Adaptado)

* Programa SC + Mobiliário Acessível
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