Tela de computador com reunião online, nove pessoas participando, fundo preto com quadradinhos com as imagens ao vivo dos participantes
No início deste ano, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), referência no estado, realizou um estudo atento ao aumento no número de educandos que apresentam múltipla condição entre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtornos de Aprendizagem (TA) ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). “Cerca de 30% dos alunos que estamos atendendo apresentam características de múltipla condição”, esclarece a psicóloga Andréia Panchiniak, que coordena o NAAH/S na Fundação. O estudo é fruto das atividades de estudos dirigidos que os Centros de Atendimento Especializado da FCEE realizaram para o planejamento pedagógico de 2021, de acordo com os interesses de cada área.

Para aprofundar os estudos acerca da múltipla condição, a equipe de profissionais do NAAHS realizou, no dia 23 de fevereiro, uma reunião online com a psicóloga Patrícia Neumann, renomada pesquisadora no tema da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). A profissional é superdotada e atua numa linha de pesquisa em Educação, AH/SD e avaliação psicológica e pedagógica, com ênfase na vida adulta, inteligência emocional, desenvolvimento socioemocional, relações interpessoais e aprendizagem. “O objetivo do meu trabalho é ajudar a tornar o conhecimento mais acessível para que todos, assim como eu, tenham mais oportunidades e opções de escolhas na vida. Quanto mais a gente se desenvolve, mais liberdade temos”, explica Patrícia. “A múltipla condição está dentro de uma perspectiva desenvolvimental que defende uma inter-relação entre fatores biológicos e influências sociais, em todos os seus aspectos, os quais são responsáveis por favorecer ou desfavorecer a expressão das Altas Habilidades/Superdotação. Múltipla condição quer dizer que a pessoa pode apresentar a condição de AH/SD e também uma ou mais condições, o que comumente chamamos de transtornos de neurodesenvolvimento”, conclui.

A professora do NAAHS Myriam Callado explica que existe uma escassez literária sobre o tema no Brasil. “Esse encontro foi valioso, pois Patrícia atualizou referenciais teóricos, nos apresentou outros pesquisadores da área no mundo e ampliou nossa perspectiva acerca do complexo universo das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e a Múltipla Condição, que consiste em AH/SD e TEA ou ainda AH/SD e TDAH”, ressaltou a pedagoga, que acrescentou que o objetivo é continuar ampliando as capacitações na Fundação.

Mais informações sobre o NAAH/S no link https://www.fcee.sc.gov.br/centros-de-atendimento/naahs
Oito pessoas sentadas em torno de grande mesa de reunião, redonda e de madeira escura.
Em reunião ocorrida no dia 24 de fevereiro na sede da Secretaria Estadual de Educação (SED), o Conselho Deliberativo da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), presidido pelo Secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Cardoso, aprovou por unanimidade o Relatório de Gestão e o Balanço Geral da Fundação relativos ao ano de 2020. Participaram da sessão o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Administração, Luiz Antônio Dacol, o Superintendente de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Ramon Tartari, a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Karina Gonçalves, e o presidente da FCEE, Rubens Feijó, acompanhado do Procurador Jurídico da Fundação, Gustavo Hallack Porto, bem como do Diretor Administrativo, Edilson Godinho, e da Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jeane Probst Leite.
Cartaz fundo vermelho, símbolo de atenção, e o texto: Comunicado sobre atendimentos presenciais na FCEE e instituições parceiras no período de 1º a 12 de março
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em esclarecimento sobre o comunicado anterior relativo à suspensão dos atendimentos presenciais no período entre 1º e 12 de março de 2021 devido à fragilidade da saúde dos educandos, informa que permanecerão em funcionamento presencial, no campus da FCEE em São José e nas instituições parceiras em todo o Estado, apenas os serviços considerados essenciais, sendo eles a Avaliação Diagnóstica, a Estimulação Precoce e o Atendimento Individualizado dos Programas Educacionais. Também permanecerá inalterado o atendimento presencial para as Carteiras de Passe Livre e do Autista no campus da FCEE. Os atendimentos devem ser organizados de acordo com os Planos de Contingência de cada instituição e os respectivos decretos municipais de combate ao COVID -19. Cabe ressaltar que os atendimentos remotos (a distância) permanecem inalterados.

Desde 18 de fevereiro, foram retomadas as atividades na FCEE e nas 224 instituições especializadas conveniadas com o Governo do Estado, entre APAEs, AMAs e outras, que atendem cerca de 20 mil educandos. Os atendimentos são realizados de forma presencial, remota e mista, de acordo com a escolha de cada família. O público da Educação Especial em Santa Catarina é composto por pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.

De forma a detalhar o funcionamento dos serviços considerados essenciais no Campus da FCEE e nas instituições parceiras, seguem esclarecimentos sobre cada serviço.

1 - Serviço de Avaliação Diagnóstica
Processo avaliativo realizado por ação articulada nas diferentes áreas do conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e áreas médicas) utilizando instrumentos padronizados e técnicas específicas com o objetivo de avaliar as alterações no desenvolvimento e na funcionalidade de pessoas, identificando suas correlações biopsicosociais com os Transtornos do Neurodesenvolvimento.

O atendimento deve ser realizado de forma individualizada, atendendo as determinações sanitárias estabelecidas na Portaria SES nº 223, em seu art. 4º, referente à organização do espaço (limpeza após cada atendimento) e uso de EPIs (avental, máscara e luvas).

2 - Serviço de Estimulação Precoce
O Programa de Estimulação Precoce visa a proporcionar um conjunto de ações com objetivo de prevenir, avaliar, intervir e acompanhar de forma clínico terapêutica, o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, acometidos por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a fim de atenuar déficit e possibilitar evoluções significativas no desenvolvimento delas. Para este atendimento é permitido a participação do professor de estimulação precoce, também devendo ser oferecido de forma individualizada.

3 - Atendimento Individualizado dos Programas Educacionais
Esses atendimentos podem ser ofertados de maneira individualizada a educandos das instituições parceiras e do campus da FCEE, devendo ser levado em consideração os casos que apresentam maior necessidade de apoio. Para realização deste atendimento poderá ter a participação do professor e suporte da equipe técnica.

Para a realização destes atendimentos presenciais devem ser observados os seguintes aspectos:
- Opção das famílias em permanecer com o envio de atividades não presenciais;
- Educandos que possuem comorbidades que promovam o agravamento da doença em caso de contágio, devem permanecer em atendimento remoto;
- O trabalho deverá ser ofertado com agendamento individualizado;
- O atendimento deverá ser realizado por profissionais que não pertençam ao grupo de risco.

4 - No Campus da FCEE, os serviços referentes às Carteiras do Passe Livre e do Autista, permanecerão com seus atendimentos de segunda a quarta-feira, das 13h às 19h.
Campus alagado, árvoress com raízes submersas, banco de praça parcialmente submerso.
Devido às fortes chuvas ocorridas e o alagamento provocado em vários setores do campus em São José, a Fundação Catarinenses de Educação Especial (FCEE) informa que foram suspensas as atividades presenciais nesta segunda-feira, 01/03.
Considerando a gravidade do aumento de casos de COVID 19 em Santa Catarina e o cenário crítico de algumas regiões do estado, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) comunica a suspensão de todos os atendimentos presenciais no campus em São José, incluindo o serviço de Carteiras de Passe Livre e do Autista, no período de 1º a 12 de março de 2021, assim como a realização de trabalho remoto por todos os servidores do seu quadro. A FCEE também recomenda a suspensão dos atendimentos nas instituições parceiras neste mesmo período. “Mesmo sabendo que todo planejamento e execução de atendimento vem ocorrendo dentro das medidas sanitárias seguras, porém, diante da fragilidade da saúde de nossos educandos, esta ação é extremamente necessária para prevenir a manutenção da saúde de todos”, destaca o presidente da FCEE, Rubens Feijó.
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