
Cerca de 40 profissionais entre colaboradores e convidados participaram nesta segunda-feira, 28/04, do Workshop de Produções Científicas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O objetivo foi capacitar os participantes na execução de suas produções científicas na área da educação especial. O curso foi promovido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, da FCEE, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe).
Temas como Fundamentos éticos da pesquisa científica: princípios e aplicações; Discussão sobre integridade acadêmica e práticas de conduta responsável; Identificação e prevenção de plágio, Impactos éticos e legais do plágio na pesquisa científica estiveram na programação, que incluiu também temáticas como Redação científica: clareza, objetividade e uso adequado da linguagem técnica, entre outros temas.
Boas práticas na ética da pesquisa “Este workshop que está sendo realizado hoje é muito importante, pois vai auxiliar pesquisadores e servidores da FCEE no direcionamento de suas pesquisas e auxiliará em ações que são importantes para se evitar o plágio e para promover boas práticas na ética da pesquisa”, destaca Paula Sanhudo da Silva, bibliotecária, consultora e editora-chefe da revista de Saúde Pública de Santa Catarina, que foi uma das palestrantes do workshop.
Durante sua ação no curso Paula abordou a importância do pesquisador produzir um bom currículo lattes e Orcid, que é um código alfanumérico que é atribuído a cada pesquisador individualmente, garantindo que a sua produção científica seja corretamente reconhecida, mesmo com variações no nome ou em diferentes publicações.
Mara Aparecida Siqueira, professora de Língua Portuguesa e revisora textual do Nespe, ministrou a palestra sobre clareza, objetividade e uso adequado da linguagem técnica, além de “O que significa comunicar?”, que incluiu tipos de revisão textual, aspectos inadequados em textos acadêmicos entre outros temas.
Promoção de conhecimentoEla disse que o workshop foi importante para promover conhecimento aos pesquisadores. “falamos sobre a importância do nexo na produção científica, bem como o uso adequado de palavras, termos e conectividade na construção de parágrafos”, destacou.
A abertura do evento contou com a presença da Direrora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Fernanda Martelo Hermes e com a Integradora da Gerência de Capacitação e Extensão, Márcia Cristina Martins.
Para Juliana Buratto, Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares, da FCEE, que na abertura do evento destacou sobre a importância das pesquisas científicas, grupos de estudos e produções técnicas, relata que o curso promoveu seu objetivo, que foi disseminar conhecimento entre os pesquisadores. “A FCEE já é uma referência no Estado e no Brasil nesse aspecto, ou seja, na produção técnica e científica do conhecimento na área da educação especial, que são levadas para as mais de 240 instituições conveniadas. E neste workshop os pesquisadores aprenderam aspectos importantes de teoria e prática que são aplicadas diariamente em suas produções acadêmicas”, concluiu.