TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE), anuncia que estão abertas as inscrições para dois novos cursos para o mês de março:

- Curso "Identificando e encaminhando pessoas ao Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular da FCEE”, coordenado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que ocorre entre os dias 5 a 26 de março de 2019 na modalidade à distância, através da Plataforma Moodle. O evento é voltado para profissionais da rede pública de saúde, preferencialmente responsáveis pelos encaminhamentos aos serviços ambulatoriais, e tem inscrições abertas até dia 27 de fevereiro. Para mais informações, acesse o edital neste link.

- Curso de "LIBRAS Básico – Matutino”, que ocorre no período entre 11 de março a 24 de junho de 2019 e tem como objetivo difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Coordenado pelo Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), o curso é voltado para profissionais que atuam na FCEE e a comunidade em geral. As inscrições vão até o dia 7 de março de 2019. Para mais informações, acesse o edital neste link.

TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), está disponibilizando para download em sua Biblioteca Virtual o material educacional intitulado “Caderno de Atividades em Alto-Relevo: estudando a função quadrática por meio de gráficos táteis”, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes cegos do Ensino Médio o acesso tátil e representações (gráfica, algébrica e textual) da função quadrática.

Este material educacional, desenvolvido pelo professor de matemática da FCEE, Luis Araujo, durante mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é dividido em dois cadernos de atividades, um escrito em Braille (que está disponível para download archive neste link (680 KB) ) e outro a “tinta” em PDF (disponível para download pdf neste link (2.90 MB) ).

A versão em Braille pode ser impressa através de impressoras Braille para que os textos e gráficos das atividades do caderno fiquem em alto-relevo, possibilitando que os estudantes cegos tenham acesso às atividades, enquanto a versão em PDF traz dicas de procedimentos para os professores, para que saibam a melhor forma para aplicar o conteúdo, além de comparar a versão em “tinta” com o material em Braille. Além disso, o formato PDF informa as configurações necessárias para utilizar impressoras Braille, para que os professores possam imprimir o material mesmo sem conhecimento prévio de como usar este equipamento.

Segundo o professor de matemática da FCEE, Luis Araujo, a função quadrática foi escolhida como tema pois é um assunto comum no Ensino Médio, ensinado para todos. “Os alunos do ensino regular, que não são cegos, têm o acesso visual aos gráficos e tabelas que representam as funções. E nada mais justo que os estudantes cegos também tenham materiais pelos quais possam acessar a estes gráficos, pelo sentido remanescente que é o tato”, explica.

Além de auxiliar estudantes cegos e professores, Araujo explica que o material educativo tem a intenção de dar a ideia para que outros pesquisadores possam desenvolver materiais diferentes nos mesmos moldes. “Nós focamos em função quadrática, mas a partir dos estudos que foram realizados, se chegou a padrões de produção em Braille e com esses padrões podemos produzir conteúdos diversos da matemática”, afirma.

TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Ensino e Aprendizagem (CENAP), realizou capacitação na área de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) para professores e profissionais da Secretaria de Educação do município de Itapoá, no norte do Estado. O evento, ministrado pelas servidoras do CENAP, Adriana Mendes e Sandra Montedo, ocorreu no dia 5 de fevereiro (terça-feira), no auditório do Espaço Itapoá e reuniu cerca de 250 pessoas.

A capacitação ocorreu a pedido da Secretária de Educação de Itapoá, Luiza Montalvão de Oliveira, devido a preocupação com a qualidade da educação e da inclusão escolar no município, articulando parceria com a FCEE para qualificar os profissionais.

TRADUÇÃO LIBRAS Em parceria com a Federação das APAEs de Santa Catarina (Feapaes-SC), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoveu nesta terça-feira, 12/02, em Florianópolis, a capacitação “Nova Operacionalização para Repasses e Prestações de Contas 2019”, que reuniu mais de 400 pessoas no Teatro Governador Pedro Ivo para discutir sobre as modificações decorrentes da desativação das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) do Estado de Santa Catarina. Uma edição especial para as instituições do Oeste do Estado ocorrerá no próximo dia 20 de fevereiro em Chapecó.

O evento, que contou com a participação de representantes de APAEs e congêneres de todo o Estado, além de servidores responsáveis pelas prestações de contas das Gerências Regionais de Educação, das ADRs e da própria FCEE, também contou com a presença do deputado estadual Vicente Caropreso, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Marili Poleza, representando a Secretaria de Estado da Educação, a coordenadora da Regional da Grande Florianópolis, Elizete Geraldi, além da presidente da Feapaes-SC, Lorena Starke Schmidt.

Ministrada pelo contador da Fazenda Estadual, Dielis Heder Fiorentini, a capacitação abordou temas como as legislações de Termos de Fomento e Termos de Colaboração relacionadas às APAEs e instituições especializadas de Santa Catarina; a Lei 13.019/2014; o Decreto 1.196/2017; a Instrução Normativa do Tribunal de Contas do Estado (TCEE/SC) nº 14/2012; e informações gerais sobre o ano de 2019 como valores, planos de trabalhos, termos aditivos, tramitação e operacionalização com a FCEE.

O Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial, possui convênios com cerca de 220 instituições especializadas em educação especial, entre APAEs e congêneres, que beneficiam mais de 21 mil alunos com necessidades educativas especiais. Os convênios preveem a transferência de recursos do Fundo Social e a cedência de professores ou repasses financeiros visando estabelecer condições adequadas para a manutenção das atividades contínuas e desenvolvimento pedagógico destes alunos.

TRADUÇÃO LIBRAS A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE), promoveu nesta quinta-feira (07/02), no auditório do campus, o repasse de assessorias técnicas para os profissionais dos Centros de Atendimento. O intuito do evento foi apresentar os objetivos, orientações e encaminhamentos sugeridos pelos supervisores das assessorias técnicas recebidas pelos profissionais dos Centros de Atendimento Especializado da FCEE ao longo do ano de 2018. Este é o terceiro ano seguido que este momento de repasse ocorre na Fundação, marcando um espaço de troca de conhecimentos entre os profissionais dos diversos Centros da instituição.

Segundo Maria Stela Sumienski, integradora de educação especial da GECAE, “as assessorias são um investimento, pois elas vêm atuar diretamente em questões metodológicas e de intervenção, capacitando conhecimento da área da educação especial, possibilitando a integração da equipe de cada centro e permitindo discussões multidisciplinares.” Além disso, os assessores realizam diagnósticos, analisando os trabalhos feitos pelos Centros de Atendimento, e sugerem propostas para melhorar a eficiência do atendimento, assim como manter o que já vem funcionando.

No evento, foram abordados os seguintes temas:
- Avaliação Diagnóstica Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista (TEA), assessoria de Gabriel Brito e apresentado pelo Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE);
- Treinamento para avaliação de protocolos, assessoria de Patrícia Kuriki e apresentado pelo CENAE;
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), assessoria de Hosana Alves Gonçalves e apresentado pelo CENAE;
- Currículo Funcional Natural (CFN), assessoria de Maria Nilza Éckel e apresentado pelo Centro de Educação e Vivência (CEVI);
- Uso de leitores de telas para plataforma Linux, assessoria de Marcos Antonio Schllosser e apresentado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP);
- Avaliação de desempenho no trabalho, assessoria de Cristina Abranches e apresentado por Centro de Educação e Trabalho (CENET);
- Adequação postural, assessoria de Alexandra Emy Otsu e apresentado pelo Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP);
- Indicadores de Risco para Desenvolvimento Infantil (IRDI), assessoria de Maria Eugênia Pesaro e apresentado pelo Centro de Reabilitação Ana Maria Phillipi (CENER);
- Comunicação Alternativa, assessoria de Carolina Schirmer Rizzotto e apresentado pelo CENER;
- Surdocegueira, assessoria de Rita de Cássia Silveira Cambruzzi e apresentado pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e do Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).
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