A imagem mostra sete pessoas discerrando a placa de inaguração do Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP), em Chapecó. Entre as pessoas, o governador Jorginho Mello. Um pano amarelo em seda desce da placa de inauguração. Ele está sendo segurado pela autoridades que estão na imagem. No grupo apenas duas mulheres brancas, que estão nas extremidades da imagem. Ao fundo tem uma placa de inaguração onde se lê: Sede Própria do CAPP - Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP).
A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, (FCEE)Jeane Probst, participou nesta terça-feira, 16, da inauguração da sede do Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP), em Chapecó. A construção teve investimento do Governo do Estado de aproximadamente, R$ 1,5 milhão, além de recursos da própria entidade. A cerimônia teve a participação do governador Jorginho Mello

“É uma obra ampla, arejada, que vai acolher não só as pessoas que precisam como as famílias também. É um trabalho que a nossa Fundação Catarinense de Educação Especial e a professora Jeane fazem e que nos orgulha. A gente está cuidando de pessoas, a coisa mais valiosa que temos no mundo. Então eu vim aqui para prestigiar, vim aqui para aplaudir professores, educadores especiais que cuidam dessas crianças especiais”, explicou Jorginho Mello.

Equipe multidisciplinar

O CAPP tem hoje uma equipe multidisciplinar formada por 54 profissionais que atuam diretamente com o público da instituição. A entidade atende em média 418 pacientes, educandos ou usuários. A estrutura de 1.641 metros quadrados conta com quatro blocos e um total de 31 salas de atendimento ao público. Além disso, o espaço também abriga o setor administrativo, cozinha, refeitório e piscina. Tudo pensado para atendimentos clínicos e assistência social, atividades pedagógicas. O projeto também prevê uma ampliação vertical no futuro, com construções no andar superior do edifício.

“É muito importante porque no Capp a gente tem um atendimento diferenciado que é o polo de altas habilidades e superdotação, além de um trabalho diferente com pessoas com deficiência intelectual. Ficou uma estrutura muito boa, muito organizada, eles tinham um espaço muito pequeno, inapropriado, e agora você tem um espaço acessível para atender a todos”, disse a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Probst.

Visão de inclusão e cidadania

O Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick foi criado em 1991, inspirado por uma visão compartilhada de inclusão e cidadania. Desde então passou a oferecer atendimento nas áreas de assistência social, educação especial e saúde. A intenção é o desenvolvimento da autossuficiência dos pacientes e educandos.

“Nós estamos atendendo mais de 400 famílias, então acho que só isso já é importante. E claro com a ajuda do Governo do Estado e da prefeitura a gente conseguiu terminar a obra, um sonho de mais de 30 anos. Então a gente tá muito feliz com essa obra, a gente já está atendendo as crianças e as famílias todas”, comemorou o presidente do Capp, Ivonei Barbiero.
Um grupo de dezesseis mulheres posam para uma foto. Todas são brancas e estão na entrada de uma escola, da cor creme. A equipe de trás está em pé, enquanto as mulheres da frente estão agachadas. Ao fundo aparece uns dizeres com o nome em pedras de azulejos "Escola Especial".
Uma equipe técnica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou nesta semana, entre os dias 8 e 11 de abril, uma série de assessorias técnicas para instituições especializadas conveniadas do Extremo Oeste de Santa Catarina. As assessorias eram voltadas para os serviços dos programas educacionais dos Centros de Atendimento Educacionais Especializados (CAESP). Foram visitadas as APAEs de Palma Sola, Anchieta, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Guarujá do Sul,
Pinhalzinho, Modelo, Maravilha, Romelândia e Iraceminha.

As áreas atendidas pelas assessorias foram Transtorno do Especto Autista (TEA), Estimulação Precoce, Programa de Educação Profissional (PROEP), Serviço de Atendimento Específico (SAE),Serviço Pedagógico Específico (SPE), Serviço de Convivência, Atendimento Educacional Especializado, Reabilitação, bem com as áreas de Capacitação da Gerência de Capacitação, Articulação e Extenção (GECAE). 

As assessorias foram realizadas por profissionais da FCEE de diversos setores da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e tiveram o acompanhamento da diretora Fernanda Hermes.
A imagem mostra várias pessoas estão sentadas em um grande auditório. Do lado esquerdo, quase ao centro da imagem, está uma mulher negra com um microfone fazendo uma pergunta. Do lado direito há uma mulher branca observando a mulher que faz a pergunta. No primeiro plano uma mulher branca, como camisa preta, olha para trás observando a cena
A Professora Ione Sussel Daniel, da Escola Estadual Padre Vicente Ferreira, da comunidade da Praia da Pinheira, em Palhoça, foi uma das 120 participantes do encontro educacional denominado “1ª Assessoria Regional”, realizado na última terça-feira, 9/4, pela equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e voltado para profissionais de escolas das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da Grande Florianópolis e de Brusque.

Ao final da capacitação a professora Ione foi só elogios ao evento: "Na escola não é fácil entender todas as nuances que envolvem um aluno com altas habilidades/superdotação. E este encontro aqui foi importante, digo que foi bem esclarecedor, já que nos deu subsídios para avaliar melhor um aluno e fazer encaminhamento necessário à FCEE".

Assessoria nas Coordenadorias de Educação

O veredito da educadora vai ao encontro do que se propôs o objetivo do evento, que foi assessorar as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), os Professores das Salas/Polos de Atendimento Educacional Especializado (Altas Hablidades/Superdotação - AH/SD), os Assessores de Salas/Polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE/AH/SD) da rede básica de ensino do estado de Santa Catarina, a fim de identificar estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, assim como a capacitação para o trabalho e conhecimento das políticas, estrutura de atendimento e suplementação.

O encontro será realizado também em outras regiões de Santa Catarina nos meses de abril e maio deste ano, envolvendo as regionais de educação que tem os polos de AH/SD tendo como ponto de realização das palestras/ assessorias em Tubarão, Chapecó, Rio do Sul, Jaraguá do Sul e Joaçaba.

Áreas da superdotação foram estudadas

Durante todo o evento os educadores aproveitaram o momento para tirarem dúvidas sobre o tema, entre os quais mitos e definições sobre altas habilidades/superdotação, que envolvem suas cinco áreas (geral, acadêmico, liderança, psicomotricidade e artes), além das principais teorias abordadas pelo teórico Joseph Renzulli, um dos maiores estudiosos na educação de superdotados, pioneiro desde a década de 1970 na aplicação de estratégias da pedagogia de ensino da educação de superdotados a todos os alunos no espaço escolar.

Coube a Renzlli a construção da Teoria dos Três Anéis, que compreende a superdotação como resultado da interação de três componentes: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento na tarefa.

“Aprendemos o que não sabíamos”

"Esta assessoria foi muito importante para nós que atuamos no AEE. Aprendemos coisas que não sabíamos. Agora poderemos observar com mais propriedade alunos com as caraterísticas de altas habilidades/superdotação", elogia a professora Rosânia da Silva, que atua na Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis.

"O evento foi grandioso, pois conseguimos plantar uma semente sobre o entendimento das altas habilidades/superdotação, que são fenômenos poucos conhecidos. Os estudantes com essas características ainda estão nas nossas escolas no anonimato. Ainda não são reconhecidos e atendidos de forma correta”, explica a coordenadora do Naahs/FCEE, Sandra Duarte Hotterbach.

“Com essas assessorias pretendemos esclarecer um pouco sobre o fenômeno das Altas Habilidades/Superdotacao nas escolas, para que os professores possam identificar esses estudantes, e realizar o atendimento adequado de suplementação, para que eles possam fazer o diferencial no nosso mundo”, finaliza.
imagem com duas pessoas, uma mulher loira falando ao microfone e um homem sorrindo
Em viagem à região Oeste do estado nesta semana, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst Leite, cumpriu extensa agenda de compromissos. Em Chapecó, na quarta-feira (10/04), acompanhou o governador Jorginho Mello na inauguração da nova sede da AMA Oeste (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Chapecó e região) e visitou as instituições especializadas credenciadas no município: o CAPP Chapecó, a APAE de Chapecó e a Associação de Surdos de Chapecó (ASC).

Já no dia 11, participou do “Seminário Regional Intersetorial Autismo nos diferentes contextos da vida”, realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) em parceria com a prefeitura de Peritiba. A presidente da FCEE participou do painel “Autismo e educação: formação do professor”, quando falou sobre o atendimento feito em Santa Catarina para cerca de 30 mil autistas. O evento contou com a participação de mais de 600 profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social de todo o estado, que assistiram palestras sobre o cotidiano de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em áreas como a vida adulta, família e acesso a direitos e políticas públicas.

Ainda no dia 11, visitou a APAE de Capinzal e de Campos Novos antes de retornar para São José.
aviso
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a publicação da Instrução Normativa 01/2024/FCEE, a qual estabelece regras quanto ao registro de ponto dos servidores da FCEE em exercício nas Instituições Especializadas conveniadas. O documento está disponível no site da FCEE na seção Legislação ou diretamente neste link: https://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/legislacao/1932-instrucao-normativa-n-001-2024-fcee/file
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