Professora Ariane Chagas ministrando curso no CETEP
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), está promovendo, entre os dias 9 e 17 de agosto, o “Curso prático de tecnologia assistiva - recurso para acesso ao computador - Hardware e software”, com a professora convidada Ariane Chagas, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Direcionado para profissionais do CETEP e demais Centros de Atendimento Especializado da FCEE, o curso tem como objetivo desenvolver reflexões teóricas sobre práticas pedagógicas com a apropriação e o uso de Hardwares e Softwares específicos para a Tecnologia Assistiva e Educacional.

Durante as três aulas curso, serão abordados temas como Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA); Conceito de Tecnologia; Linguagem dialógica para EaD; Recursos de Acessibilidade ao computador, tablets e smartphones; sugestão de sites e jogos ou produção de jogos, entre outros.
Instalação de impressoras Braille em Itajaí
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou na semana passada uma assessoria técnica no município de Itajaí que resultou na instalação de impressoras Braille em sete Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí. O trabalho foi realizado através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Itajaí, através da Supervisão de Educação Especial.

A assessoria técnica foi realizada pelo professor do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da FCEE, Luis Fernando Ferreira de Araújo, que orientou os professores e técnicos da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC), quanto ao processo de instalação e uso desse novo recurso.

"As impressoras Braille auxiliam na aprendizagem dos alunos cegos e com deficiência visual, que utilizam o sistema Braille para escrita e leitura. Elas equipam a Sala de Recurso Multifuncional tipo II, que são acrescidas dos recursos tecnológicos para deficiência visual", explicou Ronan Adinael Pinheiro, Supervisor de Educação Especial da SME de Itajaí.

(Com informações Assessoria de Comunicação/ Secretaria Municipal de Educação de Itajaí)
Grupo de Estudos da CIF/FCEE
TRADUÇÃO LIBRASNesta segunda-feira, 7 de agosto, o Grupo de Estudos sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou uma palestra voltada para diretores, gerentes, integradores e supervisores da instituição onde foram apresentados os resultados de suas pesquisas. Iniciado em maio de 2016 e encerrado em julho deste ano, o Grupo tinha como objetivo estudar a CIF e a produção científica sobre o assunto, além das aplicações da classificação no campus da FCEE, de modo a capacitar os servidores e embasar o trabalho realizado na instituição.

Coordenado pelos fisioterapeutas André de Sousa Rocha e Kelly Cristine Schmidt do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE), o grupo é composto por cerca de 20 servidores de diversos centros da FCEE, que passaram cerca de 60 horas, divididas em 30 encontros, estudando sobre o assunto. O grupo tinha também como objetivo ampliar a utilização da CIF na área da educação, realizando no futuro capacitações para servidores da FCEE e instituições conveniadas.

Aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2001, a CIF define os componentes da saúde e do bem-estar relacionados com a saúde, como educação e trabalho, classificando a funcionalidade e a incapacidade associados aos estados de saúde. É complementar à Classificação Internacional das Doenças (CID), que classifica os estados de saúde, tais como doenças, perturbações, lesões, fornecendo uma estrutura de base etiológica. As duas classificações internacionais, em conjunto, fornecem uma perspectiva ampla e significativa da saúde das pessoas ou da população, importantes para tomadas de decisão.

Aceita por 191 países como norma internacional para descrever e avaliar a saúde e a deficiência, a CIF considera os aspectos sociais da deficiência e propõe um mecanismo para estabelecer o impacto do ambiente social e físico sobre a funcionalidade da pessoa, representando uma mudança de paradigma relacionada à visão de deficiência e incapacidade, substituindo o enfoque negativo por uma perspectiva positiva, considerando as atividades que um individuo pode desempenhar e a sua participação social. Assim, a CIF é importante para avaliação das condições de vida e promoção de políticas inclusivas, pois fornece instrumentos para avaliar os componentes do bem-estar e produzir ambientes mais acessíveis.

Publicada em português pela USP em 2003, a CIF estabelece uma base científica e uma linguagem comum que permitem a comparação entre dados sobre as consequências de estados de saúde entre países, disciplinas de cuidado da saúde ou épocas. Ainda que seja muito utilizada na saúde, a CIF ainda é uma novidade no campo da educação.
FCEE em Flashes: Avaliação Diagnóstica e Benefícios Sociais
TRADUÇÃO LIBRASO terceiro episódio da websérie “FCEE em Flashes”, intitulado “Avaliação Diagnóstica e Benefícios Sociais”, apresenta o trabalho do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE) da FCEE, que realiza serviços na área da avaliação diagnóstica de pessoas com indicativos de Atraso Global de Desenvolvimento, Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O CENAE também é responsável pelos pareceres de elegibilidade para concessão de benefícios a pessoas com deficiência. Confira o vídeo neste link ou no canal de vídeos do site da FCEE.

A webserie “FCEE em Flashes” da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) tem como objetivo apresentar em vídeos curtos e informativos o trabalho da instituição. Saiba mais em www.fcee.sc.gov.br
Credenciamento
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa que estão abertas a partir desta segunda-feira (07/08) as inscrições para profissionais da educação interessados em apresentarem um relato oral de experiências em educação inclusiva no "II Seminário de Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado", evento que a FCEE promoverá no dia 17 de novembro de 2017 no Auditório do campus de São José. Os profissionais selecionados para apresentarem o relato de experiências também irão participar de uma mesa redonda com os palestrantes do evento. As inscrições para a participação com apresentação de relato oral ficam abertas até 15/09. O Edital para inscrições de ouvintes no II Seminário de Educação Inclusiva será disponibilizado em outubro no site da FCEE na seção Cursos e Capacitações.

Os trabalhos serão aceitos se abordarem o tema central “Educação Inclusiva” e de acordo com as seguintes subcategorias: Atendimento Educacional Especializado (AEE) e alunos com Deficiência Intelectual; AEE e alunos com Transtorno do Espectro Autista; AEE e alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade; Educação Inclusiva e Adaptações Curriculares. Cada participante poderá apresentar um relato de experiência de no máximo 15 minutos. Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04 co-autores, incluindo o orientador  de pesquisa ou pedagógico (para efeito de emissão de certificados).Mais informações podem ser conferidas no document Edital (1.63 MB) .
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