FCEE em Flashes: Avaliação Diagnóstica e Benefícios Sociais
TRADUÇÃO LIBRASO terceiro episódio da websérie “FCEE em Flashes”, intitulado “Avaliação Diagnóstica e Benefícios Sociais”, apresenta o trabalho do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE) da FCEE, que realiza serviços na área da avaliação diagnóstica de pessoas com indicativos de Atraso Global de Desenvolvimento, Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O CENAE também é responsável pelos pareceres de elegibilidade para concessão de benefícios a pessoas com deficiência. Confira o vídeo neste link ou no canal de vídeos do site da FCEE.

A webserie “FCEE em Flashes” da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) tem como objetivo apresentar em vídeos curtos e informativos o trabalho da instituição. Saiba mais em www.fcee.sc.gov.br
Grupo de Estudos da CIF/FCEE
TRADUÇÃO LIBRASNesta segunda-feira, 7 de agosto, o Grupo de Estudos sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou uma palestra voltada para diretores, gerentes, integradores e supervisores da instituição onde foram apresentados os resultados de suas pesquisas. Iniciado em maio de 2016 e encerrado em julho deste ano, o Grupo tinha como objetivo estudar a CIF e a produção científica sobre o assunto, além das aplicações da classificação no campus da FCEE, de modo a capacitar os servidores e embasar o trabalho realizado na instituição.

Coordenado pelos fisioterapeutas André de Sousa Rocha e Kelly Cristine Schmidt do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE), o grupo é composto por cerca de 20 servidores de diversos centros da FCEE, que passaram cerca de 60 horas, divididas em 30 encontros, estudando sobre o assunto. O grupo tinha também como objetivo ampliar a utilização da CIF na área da educação, realizando no futuro capacitações para servidores da FCEE e instituições conveniadas.

Aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2001, a CIF define os componentes da saúde e do bem-estar relacionados com a saúde, como educação e trabalho, classificando a funcionalidade e a incapacidade associados aos estados de saúde. É complementar à Classificação Internacional das Doenças (CID), que classifica os estados de saúde, tais como doenças, perturbações, lesões, fornecendo uma estrutura de base etiológica. As duas classificações internacionais, em conjunto, fornecem uma perspectiva ampla e significativa da saúde das pessoas ou da população, importantes para tomadas de decisão.

Aceita por 191 países como norma internacional para descrever e avaliar a saúde e a deficiência, a CIF considera os aspectos sociais da deficiência e propõe um mecanismo para estabelecer o impacto do ambiente social e físico sobre a funcionalidade da pessoa, representando uma mudança de paradigma relacionada à visão de deficiência e incapacidade, substituindo o enfoque negativo por uma perspectiva positiva, considerando as atividades que um individuo pode desempenhar e a sua participação social. Assim, a CIF é importante para avaliação das condições de vida e promoção de políticas inclusivas, pois fornece instrumentos para avaliar os componentes do bem-estar e produzir ambientes mais acessíveis.

Publicada em português pela USP em 2003, a CIF estabelece uma base científica e uma linguagem comum que permitem a comparação entre dados sobre as consequências de estados de saúde entre países, disciplinas de cuidado da saúde ou épocas. Ainda que seja muito utilizada na saúde, a CIF ainda é uma novidade no campo da educação.
Momento da assinatura do convênio entre FCEE e ADR Araranguá
TRADUÇÃO LIBRASOs termos de cooperação que visam a renovação dos convênios técnico-pedagógicos entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e as 12 Apaes da Região do Extremo-Sul foram assinados na tarde desta quinta-feira, 3, no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá.

As assinaturas foram celebradas entre os Presidentes das Apaes de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo e o secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt, acompanhado da gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa e do integrador educacional Rogério Henrique Gonçalves.

Com a assinatura do termo de cooperação, a Fundação cede professores do seu quadro do magistério e admitidos em caráter temporário (ACTs) para exercerem atividades nas Apaes da Região, que juntas atendem cerca de 900 alunos especiais. Os professores, cedidos e remunerados pelo Governo do Estado, são disponibilizados de acordo com o número de alunos atendidos por Apae.

O secretário executivo da ADR Araranguá destacou a importância do trabalho realizado pelas equipes das Apaes nos Municípios da Regional Araranguá, e enalteceu os investimentos disponibilizados pelo Governo do Estado no setor, bem como a atuação da Fundação Catarinense de Educação Especial em Santa Catarina. “Agradecemos ao Presidente Eliton Carlos Verardi Dutra, que esteve na ADR no último mês entregando os termos e demonstrando as ações da Fundação”, concluiu Schmidt.

Número de professores nas Apaes da Região cedidos pela FCEE

Araranguá – 42
Maracajá – 15
Praia Grande – 14
Sombrio – 34
Santa Rosa do Sul – 13
São João do Sul – 15
Timbé do Sul - 18
Balneário Arroio do Silva – 16
Passo de Torres – 12
Jacinto Machado – 19
Meleiro – 14
Turvo – 19
Total - 231
Credenciamento
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa que estão abertas a partir desta segunda-feira (07/08) as inscrições para profissionais da educação interessados em apresentarem um relato oral de experiências em educação inclusiva no "II Seminário de Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado", evento que a FCEE promoverá no dia 17 de novembro de 2017 no Auditório do campus de São José. Os profissionais selecionados para apresentarem o relato de experiências também irão participar de uma mesa redonda com os palestrantes do evento. As inscrições para a participação com apresentação de relato oral ficam abertas até 15/09. O Edital para inscrições de ouvintes no II Seminário de Educação Inclusiva será disponibilizado em outubro no site da FCEE na seção Cursos e Capacitações.

Os trabalhos serão aceitos se abordarem o tema central “Educação Inclusiva” e de acordo com as seguintes subcategorias: Atendimento Educacional Especializado (AEE) e alunos com Deficiência Intelectual; AEE e alunos com Transtorno do Espectro Autista; AEE e alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade; Educação Inclusiva e Adaptações Curriculares. Cada participante poderá apresentar um relato de experiência de no máximo 15 minutos. Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04 co-autores, incluindo o orientador  de pesquisa ou pedagógico (para efeito de emissão de certificados).Mais informações podem ser conferidas no document Edital (1.63 MB) .
Auditório lotado no Seminário sobre Empregabilidade
TRADUÇÃO LIBRASCom o objetivo de disseminar o conhecimento na área da Educação Especial, a FCEE estará promovendo neste segundo semestre de 2017 edições descentralizadas de dois importantes Seminários que ocorreram no primeiro semestre no campus da instituição, em São José: o “II Seminário Catarinense de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos caminhos da inclusão”, que ocorreu no dia 04 de maio, está programado para ocorrer em Joinville no dia 24 de agosto e em Lages em 15 de novembro .Já o "II Seminário Catarinense sobre Detecção Precoce de Atraso no Desenvolvimento Infantil", que ocorreu no dia 12 de abril no Auditório da FCEE, terá duas edições descentralizadas renomeadas como "Seminário de Estimulação Precoce na Perspectiva da Interdisciplinariedade", que ocorrem em em Joinville no dia 06 de setembro e em Criciúma no dia 10 de outubro.

O “II Seminário Catarinense de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos caminhos da inclusão” tem como objetivo discutir ações que garantam à pessoa com deficiência o acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho. As edições descentralizadas deste seminário serão coordenadas pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE e reunirão instituições de atendimento especializado e de formação profissional, órgãos de assistência social, órgãos reguladores e meio empresarial das regiões. Entre as participações já confirmadas estão o SESI Joinville e empresas da região que falarão sobre suas experiências com profissionais com deficiência. Ao longo do Seminário o CENET apresentará sua estrutura de educação profissional para pessoas com deficiência, estatísticas do Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE e uma pesquisa sobre pessoas com deficiência contratadas em Santa Catarina entre 2012 e 2014. Também será abordado o tema das pessoas com autismo no mercado de trabalho.

Já o II Seminário Catarinense sobre Detecção Precoce de Atraso no Desenvolvimento Infantil, que ocorreu no dia 12 de abril no Auditório da FCEE, contou com um público formado por profissionais que atuam nas áreas da saúde, da assistência social, da educação e da educação especial de todo o Estado, reunindo palestrantes de diversos órgãos públicos, como a própria FCEE, a Secretaria Estadual de Saúde, a Escola de Saúde Pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, o Hospital Infantil Joana de Gusmão e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Seminários Descentralizados FCEE - 2º semestre - 2017

Seminário de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
24/08 - Joinville
15/11 - Chapecó

Seminário de Estimulação Precoce na Perspectiva da Interdisciplinariedade
06/09 – Joinville
10/10 - Criciúma

Mais informações pelo e-mail gecea@fcee.sc.gov.br ou no site da FCEE.
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