Menino com camiseta amarela, calvo, sorri para câmera.
O grande destaque da Educação Especial de Santa Catarina neste primeiro semestre de 2024 foi o lançamento do programa Gente Especial, que inovou ao simplificar os repasses para as instituições especializadas do estado. Também foram destaque as capacitações e os seminários promovidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), realizadas em diversas áreas e formatos que atingiram professores e profissionais em todo o Estado e servindo de suporte para os atendimentos que beneficiam mais de 60 mil pessoas, entre os 30 mil educandos das instituições especializadas e os 31 mil alunos da rede estadual de ensino que se enquadram no público da Educação Especial.

Gente Especial
Lançado em março deste ano pela FCEE e regulamentado pelo Decreto 530 de 27/03/2024, o Gente Especial possui 239 instituições credenciadas em todo o estado e já repassou, entre maio e agosto deste ano, mais de R$ 108 milhões. O programa reuniu em um único edital com duração de 5 anos os 3 programas de repasses de recursos já existentes anteriormente para os Centros de Atendimento Educacional Especializados (CAESP) do estado: o Modelo de Repasse Direto, para contratação de profissionais, o Fundo Social e o Acolher, para custeio e manutenção das instituições. Entre os muitos benefícios do novo programa, está a redução dos processos, principalmente em relação às prestações de contas das instituições.

Capacitação anual para 5 mil professores

Outro grande destaque deste primeiro semestre na educação especial foi a capacitação anual oferecida pela FCEE entre os dias 15 e 17 de julho para quase 5 mil profissionais atuantes nas instituições especializadas conveniadas em todo o estado. O curso “Capacitação da Educação Especial - 4ª edição” foi transmitido pela internet e ofereceu ao longo dos 3 dias palestras em diversas áreas de conhecimento que receberam muitos elogios dos cursistas e das instituições participantes. O objetivo do curso era aprofundamento teórico e prático na área da educação especial.

Seminários Regionais sobre Autismo
palco com mesa de autoridades, oito pessoas sentadas
Outro destaque foi a participação da FCEE nas edições regionais do “Seminário Estadual Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento”, realizados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina ao longo deste primeiro semestre. No total, foram sete edições realizadas em todas as regiões do Estado e que capacitaram milhares de profissionais de diversas áreas, como educação, saúde e assitência social. A FCEE foi responsável pelas palestras técnicas sobre os temas “Avaliação Biopsicossocial” e “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados de Santa Catarina - Transtorno do Espectro Autista”.

Superdotação também é destaque nas capacitações

A área das Altas Habilidades/Superdotação também foi destaque na área das capacitações. Entre os meses de abril e maio deste ano mais de 500 profissionais da rede estadual de ensino foram capacitados pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da FCEE. A ação, realizada em seis edições em diferentes regiões do estado, teve como objetivo orientar quanto às características e formas de identificar os comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação em estudantes na rede regular de ensino. Atualmente, existem 38 Polos de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação na rede básica de ensino do estado de Santa Catarina, os quais atendem cerca de 650 estudantes. As capacitações foram realizadas em Florianópolis, Tubarão, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joaçaba e Lages.

No campus em São José
No campus da FCEE em São José, cerca de 450 educandos receberam atendimento constante nos diversos centros especializados neste primeiro semestre, além dos atendimentos pontuais realizados em alguns serviços, como o Centro de Avaliação e Encaminhamento, que atendeu 324 crianças no serviço de triagem de janeiro a julho, e realizou 136 laudos diagnósticos emitidos por equipe multiprofissional. Na área da Pensão Especial Estadual para pessoas com Deficiência Intelectual Grave ou Profunda ou Transtorno do Espectro Autista (nível 3) foram 161 processos realizados, enquanto a Carteira de Identificação do Autista de Santa Catarina chegou a marca de 22462 unidades emitidas desde 2020, quando foi lançada, sendo 6677 somente nestes primeiros seis meses de 2024. Já a Carteira de Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência chegou a 30185 desde a sua criação em 2010, sendo 2820 carteirinhas emitidas somente em 2024.

Já no Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV) foram 1850 pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) que receberam atendimento. O serviço, que é único no estado, presta atendimento ambulatorial através de encaminhamento pelo SUS.

Após um bem sucedido evento com “Oportunidades de Trabalho para Pessoas com Deficiência”, realizado no mês de março no Ginásio da FCEE, que contou com a participação de 30 empresas parceiras, o Serviço de Inclusão e Acompanhamento Profissional (SIAP) obteve a marca de 160 pessoas encaminhadas somente neste primeiro semestre. O serviço tem como objetivo oferecer oportunidades de emprego nas modalidades de Estágio, Contrato de Aprendizagem e Colocação no Trabalho Formal e é voltado para pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) com idade superior a 14 anos.

Nas escolas e nas instituições conveniadas
Neste primeiro semestre a FCEE, através da sua Supervisão de Ensino, assessorou presencialmente 32 instituições especializadas de todo o Estado. Através da Gerência de Capacitação, cerca de 6300 profissionais da Educação Especial realizaram cursos online e presenciais, e mais 2335 foram beneficiados com as assessorias técnicas.

Na rede estadual de ensino, a FCEE realizou a análise de 9500 processos para inclusão de alunos da educação especial nos serviços especializados (segundo professor de turma, professor bilíngue, professor intérprete, professor instrutor da LIBRAS e atendimento educacional especializado), além de assessorar a Secretaria de Estado da Educação (SED) na implantação de 74 novas turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A Fundação Catarinense de Educação Especial
A FCEE é o órgão do Governo do Estado responsável pela definição e coordenação das políticas de Educação Especial. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a Fundação conta com 10 Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação.

Em todo o estado, possui parcerias com quase 250 instituições especializadas, como Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes físicos, entre outros. Além dos repasses financeiros para estas instituições, também realiza cursos, capacitações e assessorias técnicas.
Semana da superdotação: série de lives da FCEE
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Superdotação, celebrado em 10 de agosto, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) convida para a Semana da Superdotação, uma série de lives realizadas pela equipe do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE. As lives entre os dias 05 e 08 de agosto, todos os dias, com transmissão ao vivo pelo Canal da FCEE no YouTube (https://www.youtube.com/@FCEEcanal).

Confira abaixo a programação e clique nos links para receber os lembretes!

Semana da Superdotação FCEE

* Plano de Atendimento Educacional Especializado
Data: 05/08/2024
Horário: 13:30 às 14:30
https://www.youtube.com/watch?v=UUyUecyR6jc

* Precocidade nas Altas Habilidades/Superdotação
Data: 06/08/2024
Horário: 09h às 10h
https://www.youtube.com/watch?v=f7diQJGrckQ

* Dupla Excepcionalidade nas Altas Habilidades/Superdotação
Data: 07/08/2024
Horário: 09h às 10h
https://www.youtube.com/watch?v=qdJ602iIbuA

* Os serviços oferecidos pela FCEE em relação às Altas Habilidades/Superdotação
Data: 08/08/2024
Horário: 9h às 10h
https://www.youtube.com/watch?v=nYNxCWcABo0
Seis pessoas em uma sala. São quatro adolescentes acompanhados de dois professores, que são um homem e uma mulher. Na frente da foto um aluno moreno, com moleton bege é entrevistado por um outro garoto moreno com moleton amarelo e toca na cabeça ele segura um microfone de repórter. O professor, um homem morenos de moleton cinza observa. Do lado esquerdo um adolescente , moreno, de óculos, filma a cena com um celular. Ao lado do professor uma garoto branca também filma a cena. Ao lado direito uma professora, morena, de cabelo liso e óculos, trajando um moleton jeans observa a cena. Ao fundo uma tv ligada mostra a frase: Jornal do Naahs
“Aqui eu consegui melhorar minha comunicação e me sinto como se fosse um jornalista profissional”. A constatação é de Samuel Ramalho Mattos, de 9 anos, educando e repórter do Projeto Jornalista Mirim, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Assim como Samuel, mais sete integrantes do projeto, divididos em duas turmas no contraturno escolar, aprendem e produzem, há mais de seis meses, técnicas de comunicação voltada ao jornalismo.

O Dia Internacional da Superdotação é comemorado no dia 10 de agosto, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui Superdotação.

Supervisionados pelo professor de Língua Portuguesa, jornalista e mestre em Ciências da Linguagem, Antonio Prado, e pela pedagoga e pós-graduada em Educação Especial e Práticas Inclusivas, Magda Cibele Magalhães, na Oficina de Comunicação e Expressão do Naahs, os educandos, na faixa etária entre 9 a 14 anos, aprendem em aulas teóricas e práticas, uma vez por semana, técnicas de jornalismo para a TV e redes sociais.

Educandos produziram 10 matérias e 2 programas televisivos

As ações pedagógicas em sala de aula envolvem o ensinamento na produção de reportagem, entrevistas, filmagem, aulas de podcast e edição, tendo como pauta as ações desenvolvidas pela FCEE. O grupo é distribuído nas funções de repórteres, editores, cinegrafistas e apresentadores e já produziu cerca de 10 matérias para as redes sociais e dois programas televisivos para o YouTube, com duração de 13 minutos. Todo o processo foca o educando como protagonista em que eles experienciam todas as funções.

“Este projeto foi criado com o objetivo de identificar, avaliar e suplementar os estudantes que apresentam possíveis habilidades superiores na área da comunicação, tanto na produção de textos, como no audiovisual, registro por meio da fotografia e vídeos, propiciando a vivência da produção de uma matéria jornalística”, destaca Sandra Duarte Hottersbach, coordenadora do Naahs, que informa que os educandos do projeto vêm realizando entrevistas e produzindo matérias dentro do campus da FCEE. “São matérias riquíssimas que possibilitam o conhecimento da sociedade quanto ao serviço realizado não somente no Naahs, mas também em todos os espaços da FCEE”, diz.

Melhorando a comunicação oral e escrita

Além de possibilitar a identificação de possíveis superdotação dos estudantes, segundo o professor Antonio Prado, o projeto visa também melhorar a comunicação oral e escrita dos participantes por meio da produção jornalística. “A partir do momento em que ele aprende e produz um texto para uma matéria com as frases e palavras corretas ele está evoluindo em sua comunicação escrita. E depois que ele grava esse texto para o vídeo usando a entonação e dicção corretas ele está evoluindo em sua comunicação oral. E tudo é feito por eles, com a nossa supervisão. Aqui eles aprendem a pensar e a produzir,” atesta Prado.

“Eu sou cinegrafista, mas aqui já tive a experiência de ser repórter e editor e estou gostando muito da forma de aprendizagem e a interação entre os colegas”, destaca Lucas Damasceno, 14 anos, que diz que aprendeu aspectos de ângulos, filmagem e luz que não sabia.

“Eu já produzi várias reportagens com entrevistas. Como cinegrafista e editor fiz uma matéria sobre estrutura do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, da FCEE). Já como repórter fiz uma matéria sobre o lançamento de um livro chamado ‘A História dos Niguetis’, de uma aluna do Naahs, que ilustrou a obra. Estou feliz com o aprendizado, pois além de produzir reportagem e edição de matérias, já atuei como apresentador de telejornal”, comemora o repórter mirim, do projeto, Dyllan dos Santos, 12 anos.

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), da FCEE, tem como objetivo produzir conhecimento, capacitar profissionais, assessorar os serviços e analisar processos de implantação de serviços de atendimento educacional especializado para os alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) matriculados na rede estadual de ensino. Também é responsável por acompanhar os alunos atendidos pelo NAAH/S. Na área da educação, avalia alunos com indicadores de AH/SD e promove atendimento educacional especializado.
quatro pessoas sentadas olham para frente em sala de aula
Com o objetivo de avaliar o serviço de Atendimento Educacional Especializado oferecido pelas escolas estaduais em Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de Estado da Educação (SED) deram início, nesta quinta-feira (01/08) a uma série de encontros para alinhamento e planejamento de ações. A presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, participou da reunião, que contou com a participação do Gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da SED, Anderson Rodrigo Floriano, e demais membros das equipes técnicas das duas instituições. Os próximos encontros serão realizados ainda neste mês de agosto.

A FCEE, enquanto órgão do Governo do Estado responsável pela política de educação especial, analisa e autoriza os estudantes a frequentarem as turmas de atendimento educacional especializado nas escolas da rede estadual de ensino, além de oferecer capacitações para os professores deste serviço e realizar pesquisas e estudos técnicos.

Atualmente a rede estadual de ensino de Santa Catarina atende cerca de 13 mil alunos nas salas de Atendimento Educacional Especializado, reunidos em 1734 turmas, segundo dados do sistema Educação na Palma da Mão da SED.

O público da educação especial nas escolas estaduais é formado por estudantes com deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.
imagem com texto
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe), informa a publicação dos trabalhos selecionados e a programação completa do IV Seminário de Projetos Técnicos e Científicos (IV SEPNESPE), que ocorre no dia 16 de agosto no campus da FCEE, em São José. O evento, cujo tema é “Compartilhamento de saberes: diálogos e proposições”, tem como objetivo apresentar os projetos em andamento realizados por profissionais da FCEE e das instituições especializadas conveniadas em todo o estado.

As inscrições para participação como ouvinte ficam abertas até 15/08/2024. Mais informações no edital completo neste link ou na seção Cursos com Inscrições Abertas.

No total, foram selecionados 13 trabalhos na categoria Comunicação Oral, que serão apresentados no auditório, e 19 trabalhos na categoria Poster, que serão apresentados nas salas 10 e 11.

Os projetos a serem apresentados são produções técnicas e pesquisas científicas realizadas a partir do ano de 2019 (concluídos e em andamento), visto que a última edição do Seminário ocorreu em junho de 2018.

Confira a lista dos trabalhos aprovados neste link.

SERVIÇO:
Evento: IV Seminário de Produção Científica e Técnica NESPE-FCEE
Público-alvo: Servidores atuantes no campus da FCEE e nas Instituições Parceiras
Local: Auditório da FCEE e sala 10 e/ou 11 da GECAE - Campus FCEE - São José/SC
Data: 16/08/2024 das 8h às 17h

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Local: Auditório da FCEE
Palestra e apresentações orais

Data: 16/08/2024

8:00 às 8:15 - Credenciamento
8:15 às 8:45 - Abertura - Jeane Rauh Probst Leite - Presidente da FCEE
8:45 às 9:30 - Fomento à Elaboração de projetos - Dra. Grazielle Franciosi
10:00 às 10:15 - Estudo de Caso Multidisciplinar do Serviço de Atendimento à Pessoa Surda – SAPS: Estruturação e Desafios - Elisa Distéfano, Aline G. Da Silva e Maria Eduarda Gomes
10:15 às 10:30 - Enfermagem e Educação Especial na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina - Ariana Andrade de Souza Lohmeyer
10:30 às 10:45 - Políticas Públicas em Educação Inclusiva no município de Água Doce – SC - Fernanda Martello Hermes
10:45 às 11:00 - Momento de discussão sobre os trabalhos apresentados - Moderadora: Dra. Grazielle Franciosi
11:00 às 11:15 Atividades Vida Diária - Elaine C. Piucco
11:15 às 11:30 Desenvolvimento Motor: dispraxias em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA - Evandro Gazola
11:30 às 11:45 - Construção de uma metodologia formativa para supervisores de Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) de Florianópolis voltada à promoção do desenvolvimento psíquico de bebês - Romulo Fabiano Silva Vargas
11:45 às 12:00 - Momento de discussão sobre os trabalhos apresentados - Moderadora: Ma. Mara Siqueira
12:00 às 13:00 - Intervalo
13:00 às 13:15 - O Professor do corredor: o lugar da corregência na atuação do segundo professor de turma no estado de SC - Fabiana de Melo Giacomini Garcez
13:15 às 13:30 - A função social da escola e a educação das pessoas com deficiências no Brasil - Liliam Guimarães de Barcelos
13:30 às 13:45 - A Organização da Educação Especial na rede municipal de ensino de São Miguel do Oeste/SC - Adriana Cristina
14:00 às 14:15 - Momento de discussão sobre os trabalhos apresentados - Dra. Grazielle Franciosi
14:15 às 14:30 - Educação assistida por animais: o cão como tecnologia assistiva de apoio ao
pedagogo no processo de aprendizagem para dois alunos com Transtorno do Espectro Autista da
estimulação essencial, um estudo de caso - Gisele Dias
14:30 às 14:45 - Comunicação Alternativa Aumentativa e/ou Suplementar no trabalho dos
Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAESP) - (produção técnica em fase de elaboração em parceria com o NESPE) - Maria Goreti Ciupka Ehlke
14:45 às 15:00 - Momento de discussão sobre os trabalhos apresentados - Dra. Grazielle Franciosi
15:00 às 15:30 – Intervalo
15:30 às 15:45- O processo de intercompreensão na situação dialógica: um estudo de caso em um contexto de restrição verbal - Cristiane Alves Silva
15:45 às 16:00 - A mediação do professor diante dos desafios do uso da Comunicação Alternativa no autismo - Vania Pozzebom Mende
16:00 às 16:15 - Momento de discussão sobre os trabalhos apresentados - Moderadora: Dra. Grazielle Franciosi
16:15 às 16:30 - Encerramento

Local: Sala 10
Apresentação dos Trabalhos na Categoria: Pôster
16/08/2024

08:00 às 08:15 - Precocidade com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em pré-escolares e relações com domínios comportamentais, cognitivos e pré-acadêmicos - Aline Mendes
08:15 às 08:30 - Estrutura e Funcionamento da Modalidade Educação Especial no município de Capinzal/SC - Joziane Calegari
08:30 às 08:45 - Adaptando livros em Comunicação Alternativa Aumentativa e/ou Suplementar como recurso comunicacional: um olhar pedagógico - Marileia do Rocio Prestes Gonçalves
08:45 às 09:00 - Eventos presenciais acessíveis: elaboração de documento norteador para a acessibilidade em eventos presenciais do Governo do Estado de SC – Juliana Paula B. Dos S. Pereira
09:00 às 09:15 - Bonecos especiais e prevenção de deficiências - Solange N. da Silva
10:00 às 10:15 - E-book: recursos pedagógicos de baixo custo e alto impacto - Ana C. R. Savall
10:15 às 10:30 - Manual técnico de jogos lógicos adaptados – Ananda Ludwig
10:30 às 10:45 - Fluência de leitura: estratégias didático-pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado – AEE - Luciana da Silva
10:45 às 11:00 - A constituição dos saberes docentes sobre inclusão escolar: uma análise da formação continuada da rede regular de ensino de Santa Catarina - Maria josé Lozano
11:00 às 11:15 - Altas habilidades/Superdotação no contexto da dupla excepcionalidade: clarificando conceitos – Sandra Duarte
13:00 às 13:15 - Programa de qualidade de vida no trabalho para a Fundação Catarinense de Educação Especial – Sérgio Murilo
13:15 às 13:30 - Reestruturação do fluxo de processos na Gerência de Administração e Finanças da
Fundação Catarinense de Educação Especial por meio da Gestão de Processos – Mariana Flávia Peixoto
13:30 às 13:45 - O efeito do desenho do sistema de controle gerencial na aprendizagem organizacional da FCEE – Juliana Copeti Mattos da Conceição
13:45 às 14:00 - Os efeitos dos fatores inibidores na gestão de inovação e sustentabilidade de um órgão público - Claudiomir Barboza de Oliveira
14:00 às 14:15 - Atividade de locomoção: independência e autonomia para a vida. Volume II -Ivania Maria Kipper
15:00 às 15:15 - As pessoas com deficiência e a imersão no ambiente: vivências, impressões, expressões - Graziela Laurindo
15:15 às 15:30 – EAD - Márcia C. Martins
15:30 às 15:45 - O segundo professor de turma: seu fazer docente nas escolas de educação básica do
Estado de Santa Catarina - Luciana da Silva
15:45 às 16:00 - Avaliação Pedagógica inicial e a interface do Atendimento Educacional Especializado: uma estratégia para instrumentalizar a construção do plano de desenvolvimento individual (PDI) do estudante - Camila Meurer Jacob
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