Professora Maryse Suplino ministra curso na FCEE
TRADUÇÃO LIBRASEntre os dias 3 e 5 de julho, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Centro de Educação e Vivência (CEVI), realizou mais uma fase da assessoria em Currículo Funcional Natural (CFN). O curso foi ministrado pela psicopedagoga Maryse Suplino, Doutora em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Currículo Funcional Natural e autora de diversos livros sobre o tema.

O Currículo Funcional Natural é uma proposta metodológica de intervenção educacional que teve suas origens no início da década de setenta, na Universidade de Kansas (USA). O método propõe o desenvolvimento de  habilidades com enfoque na maior autonomia e indepedência possíveis para cada pessoa atendida.  O Currículo Funcional Natural  consiste num trabalho no qual os profissionais envolvidos devem ser facilitadores, ajudando a pessoa atendida a descobrir caminhos, pensar alternativas, proporcionando uma aprendizagem significativa para sua vida familiar e social.

Participaram do curso toda a equipe de educação, saúde e assistência social do CEVI, que tem como base do seu trabalho o Currículo Funcional Natural. O curso é uma continuação da assessoria em Currículo Funcional Natural, iniciada ano passado pela FCEE.
Equipe da FCEE em Campos Novos
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou neste mês de junho, entre os dias 19 e 27, a 11ª Assessoria Técnica no Estado de Santa Catarina, contemplando os municípios de abrangência da Agência Regional de Desenvolvimento de Campos Novos. Na primeira semana foram realizadas assessorias em oito escolas da rede regular de ensino da Regional e a Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Audio Visuais (ACADAV), atendendo professores do Atendimento Educacional Especializado, educação física e gestores. Além disso, foi realizada reunião com toda equipe da Gerência Regional de Educação (GERED), sugerindo encaminhamentos necessários para realizar um trabalho de qualidade frente ao paradigma de inclusão.

A reunião de devolutiva para as escolas da rede regular de ensino ocorreu com a presença da Gerência Regional de Educação, quando foram discutidas as necessidades e os encaminhamentos para a região. Nestas assessorias técnicas, os profissionais da FCEE e da Secretaria de Estado da Educação (SED) passaram orientações aos professores do Atendimento Educacional Especializado, aos profissionais de educação física, bem como aos gestores e equipe pedagógica das escolas.

Nos dias 26 e 27 foram realizadas assessorias nas instituições especializadas, dentre elas APAEs e AMA no município de Celso Ramos, Campos Novos, Abdon Batista e Margem. Na ocasião foram orientados os professores de diferentes modalidades de atendimento, professores de educação física, articuladores da sala informatizada, equipe técnica e gestores. A devolutiva, nesses casos, foi entregue no momento da assessoria.

TRADUÇÃO LIBRASNo último dia 4 de julho, dois multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de Ibirama realizaram, durante o período da manhã e da tarde, uma visita técnica ao Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A visita teve como objetivo buscar subsídios de recursos pedagógicos que possam ser utilizados pelos professores dessa ADR no que diz respeito ao uso ativo das tecnologias voltado para as pessoas com deficiência.

Os multiplicadores passaram um dia conhecendo recursos e programas que proporcionam o uso das tecnologias da sala de tecnologia de modo ativo e dinâmico. Ao retornar para a Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, os profissionais irão planejar cursos para os professores, a partir das indicações feitas pelos multiplicadores da FCEE/NTE.

Os NTEs, montados pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) com equipamentos adquiridos pelo Ministério da Educação e subordinados às secretarias de educação, servem como braços da integração tecnológica nas escolas públicas. Os núcleos contam com equipe interdisciplinar de professores e técnicos qualificados para oferecer formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública no uso pedagógico e na área técnica (hardware e software). Na FCEE, o NTE tem como função atender a demanda relacionada com educação especial.

Pedagoga da FCEE presta assessoria a educadores de Seara
TRADUÇÃO LIBRASA pedido da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Seara, a pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Grazielle Franciosi da Silva, realizou uma docência técnica em Educação Especial nesta terça-feira (04/07) sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Abordagens Pedagógicas em Sala de Aula, TDAH e Atendimento Educacional Especializado (AEE), Adaptações curriculares e diárias para alunos com TDAH. A docência é a segunda etapa do curso “Interfaces da Educação Especial e Prática Pedagógica” e envolveu cerca de 90 profissionais dos oito municípios da ADR.

"O objetivo da formação continuada é contribuir para o constante aperfeiçoamento do profissional de educação especial, garantindo que todas as crianças tenham condições iguais para o aprendizado. Neste sentido a pedagoga Grazielle trouxe grande contribuição para os professores no atendimento ao educando com necessidades especiais e à própria inclusão no contexto escolar", destaca o integrador educacional Paulo Roberto Dalla Valle.

(Com informações da ADR de Seara)
Presidente da FCEE recebe representantes do TJSC para discutir Dicionário Jurídico em LIBRAS
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), está desenvolvendo um Dicionário Jurídico em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O projeto, que está em estudo desde 2015, prevê a criação de uma plataforma online no site do TJSC com vídeos contendo as traduções em LIBRAS. A previsão é que o Dicionário esteja disponível ao público dentro de 60 dias.

A proposta de termo de colaboração entre as duas instituições, que teve início em agosto de 2015, foi definida em uma reunião realizada nesta terça-feira, 04/07, entre a Assessora para Assuntos Específicos do TJSC, Priscila de Aquino Marcelino, e o Presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, e que contou também com a participação do Gerente de Pesquisas e Conhecimento Aplicados, Waldemar Pinheiro, a coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), Patrícia Amaral, e a Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear, Elaine Piucco.

Os sinais em LIBRAS escolhidos para integrarem o Dicionário Jurídico foram definidos após um levantamento realizado pela FCEE com representantes de toda a comunidade surda brasileira.
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito