Um salão lotado de pessoas em um congresso. A frente seis autoridades sentadas sobre uma mesa. Uma mulher de vestido rosa fala ao microfone. No telão aparece o termo tecnologia assistiva.
Com a participação de cerca de 200 pesquisadores provenientes de todo o Brasil, começou oficialmente nesta quarta-feira, 08/11, em Florianópolis, o 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e APAE Florianópolis. A programação preliminar do evento teve início no dia 06/11, mas a cerimônia oficial de abertura do Congresso ocorreu nesta quarta, 08/11, pela manhã no Hotel Mar de Canasvieiras, em Florianópolis, com a presença de autoridades, pesquisadores e convidados.

A cerimônia contou com a presença da presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, que destacou a importância do evento para apresentar e discutir as boas práticas em Tecnologia Assistiva.

“Esta é a primeira edição em que a Educação está em destaque neste Congresso, e isso é fundamental, para apresentarmos as possibilidades de levar a Tecnologia Assistiva para dentro das escolas e instituições especializadas, para auxiliar o acesso dos alunos aos conteúdos, utilizando por exemplo a comunicação alternativa e aumentativa”, afirmou a presidente, salientando que “o acesso a essas informações serve para melhorar o atendimento nas salas de aula”.

Com o tema “Educação e Tecnologia Assistiva”, o Congresso tem como objetivo apresentar inovações e disseminar a pesquisa e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência e o acesso destas à Tecnologia Assistiva e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

A cerimônia de abertura também contou com a participação da presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Prof. Dra. Susana Cristina Domenech; da presidente da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (RPDTA), Prof. Dra. Maria Lucia Okimoto; representando a reitoria da UDESC, a diretora-geral do Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC, Prof. Dra. Vera Márcia Marques Santos, e representando a reitoria da UNIVALI, Prof. Dr. Alejandro Rafael Garcia Ramirez.

Ao final da cerimônia, a companhia de dança “Bengalantes”, da Associação Catarinense para
Integração do Cego (ACIC), apresentou a coreografia “Eu quero que o mundo me veja”, da coreógrafa Mara Cordeiro.

A programação do evento teve continuidade após a cerimônia com a mesa redonda “Ações Efetivas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências físicas”, com mediação da professora doutora Maria Lúcia Ribeiro Okimoto (PR).

A programação do Congresso inclui palestrantes nacionais e internacionais, sessões técnicas, mesas-redondas, mini-cursos, workshops e apresentação de inovações em Tecnologia Assistiva.

Sobre o Congresso

O CBTA é uma iniciativa da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (RPDTA), realizado a cada dois anos, com o objetivo de disseminar o conhecimento e as pesquisas que vêm sendo produzidas nesta área.

Mais informações no site oficial do evento neste link: https://cbta2023.com.br ou no perfil oficial do CBTA no Instagram (https://www.instagram.com/cbta.2023/).
Professor mostra no telão imagem de uma mulher com as mãos abertas usando material fabricado com a tecnologia de impressão 3D
E a programação preliminar do 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), que teve início nesta segunda-feira, 06/11, em Canasvieiras, Florianópolis, prosseguiu nesta terça-feira, dia 07, com mais sete oficinas. Umas das mais destacadas foi a oficina sobre fabricação de próteses estéticas com o uso de modelagem 3D e tecnologias de baixo custo de impressão 3D, ministradas pelos professores e pesquisadores paranaenses José Foggiatto, Sérgio Fernando Lajarin, Roberta Targa Stramandinoli e Barbara Pinheiro.

A oficina mostrou como a fabricação de membros do corpo humano, usando a impressão 3D, tem ajudado as pessoas, principalmente a reabilitação facial de pessoas mutiladas, trazendo de volta a autoestima, funcionalidade e a inclusão social.

Na programação também estiveram as oficinas Jogos Sérios e Ativos: Divertindo e Ensinando, Tecnologia Assistiva no Sistema Único de Saúde e no Terceiro Setor – Programa Órtese Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (opm) e Techansen, além de Emprego da Manufatura Aditiva (impressão 3d) na Fabricação de Soluções de Baixo Custo para Tecnologia Assistiva, Jogos Sérios na Reabilitação Física: Desenvolvimento e Aplicações Clínicas e por fim a oficina Recursos Acessíveis no Ava/Moodle.

Na programação houve também os workshops Diálogo Com a Pessoa Com Deficiência divididos nos temas: Desafios e Superações nas Atividades de Lazer Ao ar Livre; o Skate Como Ferramenta de Empoderamento e Inclusão Social e Acessibilidade Comunicacional Digital.

O Congresso tem sua abertura oficial nesta quarta-feira, dia 08, e prossegue até sexta-feira, dia 10. É promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Com o tema “Educação e Tecnologia Assistiva”, o Congresso tem como objetivo apresentar inovações e disseminar a pesquisa e o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência e o acesso destas à Tecnologia Assistiva e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

Até o dia 10 a programação do congresso inclui palestrantes nacionais e internacionais, sessões técnicas, mesas-redondas, mini-cursos, workshops e apresentação de inovações em Tecnologia Assistiva.

O CBTA é uma iniciativa da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (RPDTA) com o objetivo de disseminar o conhecimento e as pesquisas que vêm sendo produzidas nesta área.
Vinte pessoas posam para foto em ambiente externo, ao fundo letreiro Fundação ENA
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a publicação em seu site dos trabalhos de conclusão de curso apresentados no âmbito da Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, curso oferecido pela Fundação Escola de Governo – ENA em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial entre 2021 e 2022. Os 17 trabalhos publicados abordam temas diversos da Educação Especial e estão disponíveis para download na página Publicações da FCEE ou diretamente neste link.

Voltado exclusivamente para servidores efetivos da FCEE das áreas de Educação e Saúde, o curso teve duração de 16 meses com aulas presenciais em Florianópolis e envolveu a participação de profissionais de diversas regiões do Estado.

“Os trabalhos produzidos no âmbito deste curso, e que agora estão disponíveis no site da FCEE, são de altíssima qualidade e poderão ser utilizados como material em sala de aula ou material de pesquisa”, destaca a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Fernanda Hermes, que realizou a pós-graduação, sendo, na época, diretora técnica na Apae de Água Doce.

No total são 17 trabalhos, abordando as mais diversas áreas da Educação Especial, como a educação para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), o processo de envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual, políticas públicas em educação inclusiva, tecnologia assistiva, avaliação diagnóstica, a educação especial nos municípios, a comunicação aumentativa e alternativa, a acessibilidade em eventos, entre outros.

Todos os trabalhos estão disponíveis para download na página Publicações da FCEE ou diretamente neste link.
imagem com texto acessibilidade digital é tema de novas publicações da fcee
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publica nesta semana duas importantes publicações na área de acessibilidade digital. Produzidos por profissionais de diversas áreas da instituição, os trabalhos visam compartilhar informações buscando democratizar o acesso à informação em meio digital. As publicações “Como tornar acessível um documento digital” (São José: FCEE, 2023) e “Manual de boas práticas e acessibilidade em mídias sociais da Fundação Catarinense de Educação Especial” (São José: FCEE, 2023) estão disponíveis para download na seção Publicações da FCEE neste link.

“A partir da expertise vivencial dos servidores da FCEE e das demandas provenientes do público da Educação Especial, neste manual você conhecerá as principais barreiras digitais encontradas pela pessoa com deficiência e encontrará sugestões de algumas soluções para minimizar e/ou eliminar estas barreiras” afirma a bibliotecária Paula Sanhudo da Silva, no prefácio da publicação da qual foi organizadora, “Como tornar acessível um documento digital”. Além das definições técnicas e conceituais de cada tipo de público, o livro inclui orientações e passo a passo para tornar os conteúdos digitais acessíveis.

Já o manual específico sobre mídias sociais apresenta as principais ferramentas existentes nas redes sociais utilizadas pela instituição que permitem tornar os conteúdos publicados mais acessíveis às pessoas com deficiência.

Ambas as publicações começaram a ser produzidas em meio a pandemia de 2020, quando boa parte da comunicação entre profissionais e educandos da FCEE e suas instituições conveniadas passou a ocorrer através de meio digital, tanto por e-books e outras publicações digitais, quanto pelas redes sociais. Nesse contexto, surgiu a necessidade de orientar e disseminar os conhecimentos sobre acessibilidade digital, visando principalmente o público das pessoas com deficiência.

Abaixo, os links para download das publicações: 
*Como tornar acessível um documento digital
Fundação Catarinense de Educação Especial; organizadora Paula Sanhudo da Silva. São José: FCEE, 2023.

*Manual de boas práticas e acessibilidade em mídias sociais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Fundação Catarinense de Educação Especial. – São José : FCEE,2023.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) informa a realização da 11ª escolha de vagas para professores ACTs para o ano de 2023 para atuação no campus da FCEE e nas instituições parceiras em todo o Estado. As escolhas de vagas ocorrerão no dia 27 de outubro (sexta-feira), conforme horários e locais relacionados no quadro de vagas disponível para download conforme links abaixo.

A escolha de vagas envolve as disciplinas de Educação Especial, Educação Física, Informática Educativa e Artes referente ao Processo Seletivo 001/2021/FCEE.

No caso de esgotada a listagem de professores classificados por disciplina será realizada abertura de Chamada Pública, conforme o Edital de Chamada Pública nº 001/FCEE/2023.

Todos os documentos encontram-se disponíveis na página Escolha de Vagas (Institucional/Editais/Escolha de Vagas): https://www.fcee.sc.gov.br/institucional/editais/escolha-de-vagas

Confira os documentos para download:
* 11ª Escolha de Vagas - Retificação
* 11ª Escolha de Vagas 2023 - Orientações e tabela de vagas
* Edital de Chamada Pública nº 001/FCEE/2023
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