4 pessoas sentadas em tribuna de madeira
 O Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC) realizou nesta segunda-feira, 24/02, a cerimônia de posse da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, como conselheira suplente. A sessão plenária contou com a participação da conselheira e secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Patrícia Lueders, além da presença da presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten.

A nomeação da presidente da FCEE para uma vaga no CEE-SC ocorreu em 30 de janeiro deste ano, através de ato assinado pelo Governador Jorginho Mello, e é considerada uma decisão histórica, já que a FCEE nunca teve um representante oficial dentro do Conselho.

“Hoje é um dia histórico, esperamos muito por esse momento, e a partir de agora teremos uma pessoa com 29 anos de carreira na Educação Especial que vem para somar ao nosso trabalho e dar voz aos estudantes e profissionais da área”, destacou a conselheira Patrícia Lueders na mensagem de boas vindas à presidente da FCEE.

Jeane destacou em seu discurso o olhar técnico do Governador Jorginho Mello, “que faz história ao trazer a Educação Especial para o Conselho Estadual de Educação”, e também lembrou que está ali representando mais de 2 mil servidores, 244 instituições de educação especial, que atendem 30 mil educandos, e os mais de 32 mil estudantes em processo de inclusão nas escolas estaduais.

“O grande sonho da Educação Especial é não precisarmos mais de leis específicas, mas termos políticas educacionais elaboradas já prevendo a inclusão para todos”, afirmou a presidente da FCEE.

O presidente do CEE-SC, Professor Osvaldir Ramos, encerrou a cerimônia destacando a grande expectativa com a chegada da nova conselheira, para a qual já delegou algumas funções, como a coordenação da Frente da Educação Especial no Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Fonsed) e do Grupo de Trabalho da Neurodivergência do CEE-SC, além de integrar as Comissões de Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino, de Educação Profissional, de Educação Básica e de Legislação e Normas.
mulher em pé fala ao microfone, atrás pessoas sentadas em plateia de auditorio
 Um grupo de 50 profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou nesta semana uma capacitação na metodologia de ensino estruturado para crianças com autismo, promovido pela instituição com o objetivo de qualificar o corpo técnico. A formação é ministrada pela terapeuta ocupacional e psicopedagoga Viviane de Leon, uma das maiores especialistas em autismo do Brasil.

A formação, que ocorre entre os meses de fevereiro e junho deste ano, é exclusiva para profissionais do corpo técnico da FCEE atuantes no atendimento direto a pessoas com autismo e nas capacitações para professores da rede estadual e das instituições especializadas de Santa Catarina.

“Essa capacitação é de extrema importância para que possamos aprimorar o atendimento às pessoas com autismo em Santa Catarina. Ao qualificar e capacitar os nossos profissionais, teremos mais embasamento na elaboração das políticas e na formação de professores para o atendimento às crianças com autismo”, destaca a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

“Hoje sabemos da importância do ensino estruturado, a ciência vem comprovando isso, por isso, queremos trazer aos nossos profissionais todo o conhecimento possível da área, para que a gente possa estar a frente do que vem sendo discutido no mundo”, ressalta a presidente.

Já a Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas da FCEE, Grazielle Franciosi da Silva, lembra o reconhecimento da metodologia de ensino estruturado. “O objetivo dessa formação é nos qualificarmos em mais uma metodologia de atendimento, que é o método de ensino estruturado, um dos mais qualificados e comprovados cientificamente na atualidade para o atendimento de crianças com autismo em idade escolar”, afirma.

A formação abordará temas como Autismo e Cognição, organização do ambiente e agendas visuais, Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e intervenção precoce.

O autismo e o método de ensino estruturado
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais variadas, déficits na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos de comportamento, podendo incluir um repertório restrito de interesses e atividades.

O método de ensino estruturado é fundamentado em evidências científicas, já que suas técnicas e abordagens tornaram-se práticas de intervenção somente após a demonstração de sua eficácia. O método reitera a importância da detecção precoce de atrasos no desenvolvimento, do diagnóstico oportuno do TEA e da orientação para intervenções comportamentais e apoio educacional na fase inicial da vida, visando alcançar melhores resultados a longo prazo, considerando a capacidade adaptativa do cérebro.
escolha de vagas
 A Fundação Catarinense de Educação Especial informa a realização no dia 21 de fevereiro de 2025 da 2ª Escolha de Vagas em 2025 para as disciplinas de Educação Especial, Educação Física, Informática Educativa e Artes referente ao Processo Seletivo 002/2023/FCEE. O quadro completo com as vagas no campus da FCEE e nas instituições conveniadas em todo o estado será publicado no dia 19/02 na seção Escolha de Vagas no site da FCEE.

Poderão participar da segunda escolha de vagas do ano de 2025 todos os classificados no processo seletivo vigente, nas disciplinas de Educação Especial, Educação Física, Informática Educativa e Artes e que estejam aptos de acordo com as regras do Edital, sendo permitido abertura para chamada pública a partir da segunda escolha, caso a lista de classificados seja esgotada.

Confira os links diretos para os documentos: 

2ª Escolha de vagas 2025 - Editais 002 e 003/2023/FCEE (RETIFICADO)
* Edital de Chamada Pública 001/FCEE/2025
* Lista de classificados do Processo Seletivo FCEE 002 e 003/2023
menino aponta para quadro com palavras e professora em jaleco branco ao lado
 A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de Estado da Educação (SED) promovem neste mês de fevereiro uma capacitação de aprofundamento em Educação Especial para profisisonais da rede estadual de ensino de Santa Catarina. O curso “Aprofundamento teórico e prático na área da Educação Especial” ocorre na modalidade online entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025 e será ministrado por profissionais da FCEE. Inscrições devem ser feitas diretamente com os diretores das escolas.

A capacitação com 8 horas de carga horária será dividida em três grupos, sendo cada grupo em uma data diferente. No dia 19/02, a formação é voltada para Segundos Professores de Turma. No dia 20/02, para Professores Bilíngues e Professores Intérpretes de Libras, enquanto no dia 21/02 será para Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Também podem participar da capacitação Integradores, Coordenadores e Técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação que atuam na Educação Especial e profissionais responsáveis pela Educação Especial das Unidades de Ensino.

Entre os temas que serão abordados estão a Legislação e Políticas Públicas da Educação Especial, as políticas de inclusão escolar do estado de Santa Catarina, as diretrizes do AEE para estudantes com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI), noções básicas sobre o público da educação especial.

Informações sobre inscrições podem ser obtida com os gestores escolares ou com as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).
seis pessoas sentadas em mesa de reunião, coletes laranjas da defesa civil
 Em reunião realizada nesta quinta-feira, 13/02, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Defesa Civil de Santa Catarina fecharam uma parceria para a produção de conteúdos acessíveis no âmbito do programa Defesa Civil na Escola. A FCEE será responsável pela adaptação das teleaulas do programa, através da audiodescrição dos conteúdos e da inserção de janelas de interpretação em Libras.

A parceria foi definida em reunião com a participação da presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, e a Gerente de Pesquisa e Educação da Defesa Divil, Regina Panceri. Também participaram as coordenadoras dos centros de atendimento da FCEE das áreas de surdez e deficiência visual, Fernanda Faucz Andrade e Danielly Maia Ventura, respectivamente.

Em contrapartida, a Defesa Civil vai auxiliar na elaboração do Plano de Contingência para o campus da FCEE, com foco no público da educação especial e na preparação de servidores e educandos na resposta a desastres.

O Programa Defesa Civil na Escola promove ações de capacitação de professores e alunos para atuarem de forma compartilhada e eficaz na redução de riscos e gestão de desastres junto a comunidade e a Defesa Civil do município.
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