sete pessoas sentadas em palco, a primeira delas em uma cadeira de rodas
 Na semana passada, no dia 15/05, o evento “Café e inclusão: cultivando oportunidades” reuniu cerca de 150 pessoas, representantes dos setores de Recursos Humanos de diversas empresas da Grande Florianópolis, no auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O encontro contou com uma apresentação do trabalho realizado pelo Serviço de Inclusão e Acompanhamento Profissional (SIAP), do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE, relatos de inclusão no mercado de trabalho feitos por pessoas com deficiência e cases de sucesso de empresas parceiras da FCEE.

“O objetivo do encontro foi discutir práticas inclusivas e compartilhar estratégias que promovam a diversidade e a igualdade de oportunidades dentro das organizações”, explica a coordenadora do CENET, Eliane dos Santos, destacando que os relatos dos profissionais mostraram “exemplos valiosos de como criar um ambiente de trabalho mais acessível e acolhedor para todos”.

No total, cerca de 60 empresas participaram do evento. Três empresas apresentaram cases de sucesso e relataram os processos de inclusão de contratados com deficiência na Grande Florianópolis, enquanto a pedagoga do CENET Andrea Domingos de Siqueira Pedrinho apresentou um relato da sua trajetória profissional e pessoal enquanto pessoa com autismo.

Ao final do evento, sete profissionais com deficiência compuseram uma mesa no palco para responder perguntas sobre suas trajetórias. Destes sete, quatro eram servidors da FCEE: além da pedagoga Andrea do CENET, também subiram ao palco a psicóloga do CENET e escritora Sandra Aparecida De Bem Stefanes, o pedagogo Paulo Suldóvski, atual presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), e o professor de Libras Herlon Charles Motta.

Os educandos aprendizes do CENET também participaram do evento, assistindo as apresentações e auxiliando na produção do coffee break.

Um dos momentos altos do evento foi a apresentação em vídeo do CENET realizada por um aluno do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naahs) da FCEE. No vídeo da série “Rolê pela Fundação”, o aluno Dylan dos Santos Torres apresentou o trabalho realizado pelo CENET, em uma produção realizada dentro do projeto Jornalista Mirim do Naahs.

Saiba mais sobre o CENET neste link.
Sete mulheres em volta de mesa mexendo em materiais como papeis, tesouras.
 Um grupo de 16 professoras da Escola Estadual Básica Princesa Isabel, do município de Morro da Fumaça, participaram nesta quarta-feira, 14/05, da Oficina de Recursos Pedagógicos de Baixo Custo, junto ao Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (Certa) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A capacitação foi realizada em formato de assessoria técnica, exclusiva para as professoras da escola. Ministraram a oficina as professoras Ana Beatriz dos Santos, Elizabete Brinhosa e Simone Rodrigues.

O objetivo desta oficina foi capacitar as professores na área da Tecnologia Assistiva, a partir da elaboração e desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis, confeccionados com materiais de baixo custo, visando favorecer a participação e o aprendizado de todos os estudantes.

A professora Daiane Luza, assessora de direção da escola, conta que conheceu a FCEE em 2014 e desde então acompanha as oportunidades de capacitação em educação especial. Em 2024, ela organizou a vinda de um grupo de professores da escola para uma visita técnica na FCEE, quando descobriu a possibilidade de solicitar uma assessoria técnica exclusiva para a escola. “Nossa escola é a maior do município, temos cerca de 800 alunos, sendo 60 deles público da educação especial”, explicou Daiane.

Muitos recursos pedagógicos criativos foram desenvolvidos na oficina. O objetivo, segundo Daiane, é montar uma recursoteca dentro da escola, para uso de todos os professores.

O Centro de Referência em Tecnologia Assistiva - CERTA da FCEE tem como objetivo ser referência em pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação na área da Tecnologia Assistiva em Santa Catarina, fomentando, produzindo e difundindo o conhecimento nesta área, especialmente para o público da educação especial no contexto educacional. Saiba mais neste link (https://www.fcee.sc.gov.br/centros-de-atendimento/certa) ou entre em contato pelo whatsapp (048) 3664-4972.

 A Fundação Catarinense de Educação Especial informa a realização nos dias 19 e 22 de maio da 5ª Escolha de Vagas em 2025 para as disciplinas de Educação Especial, Educação Física, Informática Educativa e Artes referente ao Processo Seletivo 002/2023/FCEE. O quadro completo com as vagas no campus da FCEE e nas instituições conveniadas em todo o estado está disponível para download na seção Escolha de Vagas no site da FCEE ou diretamente neste link.

Poderão participar da quinta escolha de vagas do ano de 2025 todos os classificados no processo seletivo vigente, nas disciplinas de Educação Especial, Educação Física, Informática Educativa e Artes e que estejam aptos de acordo com as regras do Edital, sendo permitido abertura para chamada pública, caso a lista de classificados seja esgotada.

Cronograma da 5ª Escolha de Vagas 2025:
* 15 e 16/05/2025 - Publicação no site da FCEE da tabela e possíveis retificações com as vagas, horários e locais;
* 19/05/2025 (segunda-feira) - Escolha de Vagas Instituições Conveniadas e Campus FCEE
* 22/05/2025 (quinta-feira) - Escolha de Vagas CRE Xanxerê

Em caso de dúvidas e informações, entre em contato pelo e-mail ingressoact@fcee.sc.gov.br

Confira os links diretos para os documentos:
* 5ª Escolha de vagas 2025 - Editais 002 e 003/2023/FCEE (RETIFICADO)
* Edital de Chamada Pública 001/FCEE/2025
* Lista de classificados do Processo Seletivo FCEE 002 e 003/2023
sete pessoas sentadas em mesas de trabalho, olhando para computador ou analisando papeis
 Promover mais transparência em processos padronizados, agilizá-los e aumentar a eficiência e a segurança das operações financeiras e administrativas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Este foi o objetivo inicial da servidora Mariana Flávia Peixoto ao iniciar seus estudos de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Controle de Gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em um convênio com a FCEE. Passados um ano e meio de pesquisa, finalizada em outubro de 2024, o trabalho resultou na criação de um documento, de 80 páginas, intitulado “Manual de Procedimentos Técnicos e Administrativos - Diretrizes para eficiência e transparência na Gerência de Administração, Finanças e Contabilidade - GEAFC / FCEE”.

O Manual faz parte do trabalho de conclusão de mestrado da servidora, sob o título “Aplicação da gestão por processos para aperfeiçoamento da Gerência de Administração e Finanças na FCEE”, e foi implantado dentro da Geafc para nortear as ações de seus servidores. O documento também está disponível para download na Biblioteca Virtual da FCEE, através deste link

De acordo com Mariana, que atua dentro da Geafc, a ideia de criar um manual surgiu da dificuldade de entender todos os fluxos dos processos executados pelo setor. “Havia uma dificuldade para o entendimento de todo o processo financeiro, os ritos obrigatórios, os prazos, etc. Assim, foi feito o mapeamento de seis processos e criamos um documento para ser usado como referência clara e estruturada para padronizar estes processos”, enfatiza a autora do manual.

O manual tem como eixo principal seis mapas detalhados de processos internos da Geafc: Aquisição por dispensa de licitação (compra de materiais ou serviços); Aquisição por contratos/ata de registro de preços; Inscrição em eventos; Solicitação de diárias/hospedagem/passagem e prestação de contas; Cartão de pagamento do Estado de Santa Catarina – CPESC e Convênios e Transferências.

Detalhamento de fluxo de trabalhos
O conteúdo do manual inclui orientações para a execução de cada atividade, detalhando os fluxos definidos, as legislações vigentes, os formulários necessários e todas as informações pertinentes a cada fluxo. Tem como objetivo aumentar a eficiência e a segurança das operações financeiras e administrativas da FCEE, além de promover uma maior clareza nas atividades realizadas. O estudo de Mariana reforça a importância da gestão de processos como ferramenta estratégica para a modernização e otimização de fluxos de trabalho em organizações públicas. “Cada mapa vem com o nome da atividade, setor responsável e a descrição detalhada de tudo o que servidor deve fazer para que a ação saia perfeita, sem erros”, destaca Mariana Peixoto.

Fortalecimento da governança
A servidora destaca também o fortalecimento da governança com as instruções contidas no manual. “Além de servir como um guia prático para os servidores, o manual visa promover uma cultura de boas práticas, fortalecer a governança e minimizar riscos operacionais, garantindo que as atividades da Geafc sejam conduzidas com eficiência, precisão e alinhamento aos objetivos estratégicos da FCEE”, explica Mariana.

Ela também acredita que a implementação dessas metodologias representa uma oportunidade estratégica para a FCEE, que irão permitir uma “gestão moderna e adaptada às necessidades do setor público”. No entanto, é importante a revisão periódica dos processos, tendo em vista o surgimento de novas tecnologias e alterações nos fluxos internos. "É um trabalho sistemático, buscando sempre melhorar as práticas da instituição".
duas mulheres em pé posam para foto em placa escrito Formação da Política de Educação em Tempo Integral
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está atuando como instituição parceira na elaboração da Política de Educação em Tempo Integral do Território Catarinense, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O ciclo de seminários sobre o assunto teve início nesta semana, em 13/05, com o primeiro seminário presencial que está sendo realizado em São José e conta com a participação de 200 profissionais da SED, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), professores de diversas modalidades e de 28 instituições educacionais convidadas. Representam a FCEE as pedagogas Juliana Buratto, Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares, e Luciana de Abreu Corrêa, da Supervisão de Atividades Educacionais Extensivas.

Além do evento desta semana, estão previstos ainda outros quatro encontros: mais um presencial e três online. Para a elaboração da política, o intuito é promover a formação continuada dos professores para que a metodologia seja cada vez mais eficaz, com foco na escuta de boas práticas, na proposição de ações pedagógicas e nos objetos de estudos da Educação em Tempo Integral.

Uma das metas desta formação é a produção de um caderno orientador. O documento será elaborado a partir dos temas discutidos ao longo dos encontros on-line e do segundo seminário presencial, previsto para o mês de junho. A partir dele, será criada a minuta do projeto que lei que irá instituir a Política Estadual de Educação em Tempo Integral para o Território Catarinense.

(Com informações da Secom/SED)
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