Coronavirus Comunicado
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publica nesta sexta-feira, 03/04, a Resolução nº 03, que estabelece novas regras de combate ao contágio pelo coronavírus (COVID-19) no âmbito da FCEE e dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAESPs) nas Instituições Parceiras em todo o Estado. A principal determinação da Resolução diz respeito ao atendimento diário presencial aos educandos, que fica suspenso até 03 de maio de 2020.

A Resolução nº 03 estabelece que o atendimento diário presencial dos educandos no Campus da FCEE e nas Instituições Parceiras fica suspenso até 03 de maio de 2020, podendo, ser revisto o referido período a qualquer momento após avaliação técnica, tendo em vista que os educandos atendidos enquadram-se no grupo considerado de risco pela Organização Mundial da Saúde, sendo estes com atraso global no desenvolvimento, deficiência e transtorno do espectro autista, com quadro de dificuldade respiratória, disfagia, pneumonia de repetição, bronquite e asma, e também pessoas idosas ou em processo de envelhecimento.

Também fica estabelecido que durante o período de 19 de março até 21 de abril os servidores do quadro do Magistério (efetivos e temporários) em exercício no Campus da FCEE e nas Instituições Parceiras, assim como os servidores do quadro civil que prestam atendimento diretamente ao educando no Campus da FCEE, ficam dispensados de suas atividades presenciais, correspondendo os primeiros quinze dias à antecipação do recesso escolar (19/03 a 02/04), devendo nos dias restantes desempenhar suas atividades na forma de trabalho remoto nos termos do art. 12 do Decreto n. 525, de 23 de março de 2020, e de acordo com orientações da Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE.

Já os demais servidores do quadro civil no campus da FCEE, que não prestam atendimento diretamente ao educando, devem continuar desempenhando suas atividades na forma de trabalho remoto durante o referido período, ou seja, de 19 de março de 2020, inclusive, até 21 de abril de 2020, inclusive, nos termos do art. 12 do Decreto n. 525, de 23 de março de 2020. A Resolução estabelece a data de 22 de abril de 2020 para o retorno de todo pessoal do quadro civil e do magistério ao Campus da FCEE para atividades técnicas e administrativas, mas sem atendimento ao público na forma presencial, apenas através de e-mail e dos sistemas. A presente data poderá ser alterada de acordo com as diretrizes a serem estabelecidas pelo Governo do Estado.

Confira a resolução na íntegra neste link.

Situação dos serviços na FCEE

Em relação aos demais serviços da FCEE, estão suspensos, além do atendimento presencial aos educandos, também a emissão da Carteira Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e da Carteira de Identificação do Autista de Santa Catarina; o Serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho para Pessoas com Deficiência e cursos, capacitações e assessorias na modalidade presencial. Continuam normalmente: cursos, capacitações e assessorias na modalidade a distância conforme cronograma já divulgado no site na página Cursos e Capacitações; Central de Interpretação de LIBRAS com atendimento via chamada de vídeo pelo Whatsapp (048) 99139-3799; Análises de processos de Redução da Jornada de Trabalho e Pensão Especial Estadual à Pessoa com Deficiência Mental Severa que não demandam avaliação presencial continuam com serviço de análise; Análise de processos para emissão de Parecer para Atendimento em Classe (Segundo Professor) e Parecer para Atendimento Educacional Especializado; Análise de processos para inclusão de novos alunos nos Centros de Atendimento Educacional Especializado; e serviços administrativos e financeiros como repasses financeiros, prestação de contas, MRD, Fundo Social, orçamentos, licitações, gestão de pessoas, entre outros, através de e-mail ou SGPE. Em caso de dúvida, entrar em contato através dos e-mails diad@fcee.sc.gov.br e depe@fcee.sc.gov.br.
Semana de Conscientização do Autismo - Folder sobre Transtorno do Espectro Autista
TRADUÇÃO LIBRASHoje, 02 de abril, é o Dia Internacional de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publica em formato digital o folder “Transtorno do Espectro Autista”, elaborado pela equipe do Centro de Estudos Normativos para o Atendimento Pedagógico (CENAP). No material são abordados temas de forma breve e explicativa como níveis de autismo, legislações, mitos e locais de atendimento. O material está disponível para download na Biblioteca Virtual da FCEE, na seção Educação Especial/ Transtorno do Espectro Autista ou diretamente neste link.
Montagem com alguns cards de divulgação da FCEE e parceiras com dicas para período da quarentenaTRADUÇÃO LIBRASDesde o último dia 19 de março, quando foram suspensos os atendimentos diários no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAESPs) das Instituições Parcerias em todo o Estado devido a pandemia de Covid-19, iniciaram-se as discussões sobre como realizar as atividades de forma remota e também sobre como orientar as famílias e os educandos.

Com o cancelamento das atividades, os educandos da FCEE e instituições parceiras, enquadrados no grupo considerado de risco pela Organização Mundial da Saúde, sofreram agravos consideráveis em suas rotinas. Desde os primeiros dias as famílias já buscavam orientação com os profissionais.

Deste modo, a partir do dia 23 de março vários profissionais em todo o Estado começaram a criar documentos de orientação, vídeos e recados, primeiro abordando orientações sobre cuidados com o Covid-19, depois sobre temas como rotinas saudáveis, dicas de alimentação e sugestões de atividades diárias.

Logo, as famílias já começaram a postar nas redes sociais vídeos dos filhos realizando as atividades sugeridas ou simplesmente mostrando como muitos estavam organizando seus dias. Neste momento, formou-se uma grande rede de compartilhamento de materiais, entre os profissionais das diversas instituições parceiras da FCEE e também entre os familiares, todos auxiliando e sugerindo atividades para os diversos públicos da Educação Especial.

“A troca destes materiais qualifica ainda mais o trabalho realizado, tendo em vista a qualidade de muitos destes. Hoje temos um grande banco de dados de vários trabalhos, sendo que muitos deles são fruto de estudos anteriores realizados pelas equipes técnicas”, explica a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Jeane Probst Leite.

Diante de todo trabalho, interatividade e interação com educandos e familiares os serviços de educação especial romperam o isolamento por meio do uso de tecnologias acessíveis a todos. “Parabenizamos a todos servidores e profissionais envolvidos, bem como agradecemos a todas às famílias que tornaram essas atividades possíveis”, acrescenta a diretora da FCEE.

Material Pedagógico - Centro de Tecnologia Assistiva
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publicou nesta semana em sua Biblioteca Virtual o livro “Material Pedagógico”, elaborado pelas profissionais do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) Camila Meurer Jacob, Giseli Fernandes de Lara, Mirian Kátia de Liz Beal e Simone Marcelino Rodrigues. Voltado para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a obra tem como objetivo inspirar professores de AEE e também demais profissionais atuantes na educação para a criação de recursos pedagógicos que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem de estudantes da Educação Especial como também de demais estudantes.

Inicialmente elaborado com a finalidade de criar recursos para serem trabalhados nas oficinas extensivas realizadas por este serviço, bem como para catalogá-los para posterior empréstimo aos professores do campus da FCEE, o material está sendo disponibilizado agora em formato digital para professores de todas as áreas.

A obra está disponível para download neste link ou na seção Biblioteca Virtual / Tecnologia Assistiva do site da FCEE

Ebook Desenvolvimento da Linguagem: a importância da identificação precoce dos sinais atípicos
TRADUÇÃO LIBRASA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publicou nesta semana em sua Biblioteca Virtual o livro “Desenvolvimento da Linguagem: a importância da identificação precoce dos sinais atípicos”, escrito pela fonoaudióloga Kátia Helena Pereira, profissional do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE). No livro, a autora aborda os fatores de risco para o desenvolvimento da linguagem das crianças e os principais marcos da aquisição da linguagem dos zero aos cinco anos de idade. A obra está disponível para download neste link ou na seção folder Biblioteca Virtual / Educação Especial / Temas Gerais .
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