Foto de um auditório com várias mesas redondas e pessoas sentadas nas cadeiras

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou a implementação de 11 polos de Atendimento Educacional Especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina. O lançamento aconteceu na primeira capacitação para viabilizar os polos de atendimento, realizada nesta terça (03) e quarta-feira (04), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Baseadas nas "Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado da rede regular de ensino de Santa Catarina" (São José: FCEE, 2021), que foram fundamentadas em pesquisas científicas do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA/NAAE) da FCEE, as formações e as implementações dos polos de atendimento continuarão ao longo do ano.

“As formações para implementação de polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina é uma iniciativa pioneira num novo formato, específico para estudantes autistas, com práticas e estratégias de ensino de acordo com o perfil cognitivo, e seguindo as diretrizes educacionais.”, explica Mariele Finatto, coordenadora do CETEA/NAEE.

“Os polos de TEA desenvolverão abordagens diferenciadas para esses alunos com TEA no contraturno, pensando no ensino estruturado”, explica Jeane Leite, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), que complementa: “Atualmente, Santa Catarina conta com 5.832 estudantes com diagnóstico de autismo matriculados na rede estadual de ensino. Desse total, 4.078 estão no Ensino Fundamental, 1.717 no Ensino Médio e 33 estão em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme dados da SED.”

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) anuncia a realização da 3ª Escolha de Vagas do ano de 2022 referente ao Processo Seletivo 001/2021/FCEE, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial da FCEE e nas instituições parceiras de todo o Estado em 2022. A escolha de vagas ocorrerá de forma presencial no dia 05 de maio de 2022, conforme orientações e cronograma disponível no documento para download neste link.

A FCEE solicita aos candidatos atenção às Retificações no Quadro de Vagas publicadas no site na sessão Institucional/Editais/Escolhas de Vagas. Alguns locais serão divulgados posteriormente.

Por medidas de segurança contra COVID-19 e demais vírus respiratórios e em cumprimento à legislação vigente e o Decreto nº 1669 do Governo do Estado, publicado no DOE nº 21.686 de 12.01.2022, que torna obrigatória a vacinação contra a COVID-19 para todos os trabalhadores da Educação, será exigido para a posse, comprovante de vacinação contra a COVID-19, que poderá ser uma cópia impressa da carteira de vacinação ou certificado impresso emitido no aplicativo Conecte SUS. Além disso, procedimentos de segurança como uso de máscara e distanciamento social serão adotados. Não será permitida a permanência de acompanhantes, mesmo quando necessário, nos locais de posse (auditório e salas).

Chamada Pública

A Fundação Catarinense de Educação Especial tornou público, em março, as normas para Chamada Pública, em razão de esgotada a listagem de professores classificados, no processo seletivo Edital nº no 001/2021/FCEE, em obediência aos Princípios Constitucionais da Impessoalidade, Publicidade e Eficiência Administrativa. O Edital de Chamada Pública está disponível neste link.

Ambiente interno. Mulher segurando um livro para uma criança ver.

Professores e profissionais de escolas que atendem o público da educação especial ganharam mais prazo para participar da capacitação inédita oferecida em Santa Catarina. A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) prorrogou para o dia 18 de maio o prazo para inscrições no curso  “Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos”.

Gratuito e 100% on-line, o curso é dirigido a professores de sala, segundo professores, professor auxiliar, coordenador e supervisor pedagógico e direção de escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino. A partir da definição da nova data, foi ampliado o público-alvo, passando a incluir profissionais das instituições especializadas que atuam na coordenação pedagógica, como professor AEE e na estimulação essencial. 

O curso terá duração de dois meses, com início em 23 de maio, carga horária de 80 horas e tutoria permanente. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de maio pelo site www.fcee-sc.net.br.

“A capacitação em educação especial é uma demanda recorrente dos professores que atuam na rede regular de ensino. Decidimos prorrogar o prazo de inscrições para oportunizar vagas para um maior número de profissionais”, explica Jeane Rauh Probst Leite, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE.

A formação vai além da abordagem sobre as especificidades do público da Educação Especial, tratando também sobre a política da Educação Especial no Estado de Santa Catarina e sobre o papel social da escola na inclusão da pessoa com deficiência.

Aprendizagem em módulos

O curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos é um dos produtos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a UFSC/Fapeu em setembro de 2021. E foi desenvolvido em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).

“O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores”, explica Giovana Schuelter, Analista técnica EAD na FAPEU. Ela destaca que será responsabilidade do cursista acessar o AVEA para realizar o estudo e as atividades obrigatórias, que serão acompanhadas constantemente pelos tutores.

“O participante terá à disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line”, complementa. Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado digital emitido pela FCEE.

Foto de ambiente interno. Pessoas sentadas olhando para um púlpito, onde um homem fala.
Foto: Vicente Schmitt / Agência AL

Na última quinta-feira (28), no auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis, o Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE participou de ação integradora de estagiários dos programas ‘Antonieta de Barros’ e ‘Alesc Inclusiva’, desenvolvidos pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O CENET integra a equipe da Coordenação de Estágios Especiais do Programa Alesc Inclusiva, que seleciona pessoas com deficiência para estagiar em setores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Foram 33 inscritos que preencheram 10 vagas disponíveis.

A parceria entre o CENET e a Alesc acontece em todas as etapas de seleção dos candidatos, com orientações, acompanhamentos e elaboração de estratégias e adaptações para o pleno desenvolvimento da qualificação profissional dos participantes.

A coordenadora do CENET, Marcia Terezinha Miranda, agradeceu o convite da Alesc para integrar a equipe da Coordenação de Estágios Especiais, e ressaltou a relevância de iniciativas como essa. “Consideramos esta ação de grande importância, pois promove a qualificação em situação real de trabalho, proporcionando à pessoa com deficiência um futuro profissional, mais promissor no desenvolvimento de habilidades e competências e valorização do seu potencial produtivo”, concluiu.

Beatriz Marta das Chagas, atleta de bocha paralímpica da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) acaba de ser convocada para participar do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica 2022, que será realizado de 24 a 29 de maio, em Curitiba (PR). A lista oficial dos convocados foi divulgada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes na última semana.

A atleta, que possui paralisia cerebral, treina no Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE há quatro anos, assessorada pela assistente desportiva Francielli Rezende e por Fabíola Spader, técnica e educadora física da equipe. “Estou feliz e honrada em poder contribuir com essa convocação da Beatriz Marta Chagas, da classe BC1 de bocha paralímpica, pois incentiva e encoraja ainda mais o desempenho do nosso trabalho da equipe FCEE como técnica. Esta é uma oportunidade para troca de experiências e novos aprendizados já que estaremos com os profissionais e atletas do Brasil “, diz Fabíola.

Aos 18 anos de idade, Beatriz já acumula conquistas importantes. Na primeira etapa do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica, realizada no início do mês em Itajaí, Beatriz e sua assistente desportiva, Francielli Rezende, garantiram medalha de ouro na classe BC1. A dupla também conquistou o segundo lugar na 16ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de SC - Parajasc, em dezembro do ano passado, no Campeonato Brasileiro Intermediário Feminino de Bocha Paralímpica, que ocorreu em novembro garantiu o bronze. Em 2019, conquistaram medalha de ouro no Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica e na 10ª edição dos Parajesc.

A participação de Beatriz no Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica 2022 deve abrir caminho para outras competições significativas, como a Copa Brasil de Jovens, que será realizada em julho em São Paulo, e para um possível convocação para o Parapanamericano de Jovens de Bocha Paralímpica, que acontecerá em novembro, em Bogotá, na Colômbia.

Sobre o CEDUF / FCEE

Coordenado pelo educador físico Fernando Ricardo Fritz Bueno, o CEDUF atende atualmente 306 pessoas com deficiência em diversas atividades, como Bocha Paralímpica, Bocha Raffa, Atletismo D.I e D.F, Capoeira, Futsal, Condicionamento Físico, Tênis de Mesa e a Banda Mosaico. São atendimentos específicos do próprio CEDUF e também de educandos de outros centros de atendimento especializado da FCEE.
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