A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é a única instituição brasileira a participar do programa TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Problemas de Comunicação, na sigla em inglês), virtualmente, entre os dias 16 e 18 de maio. 


Representada por profissionais do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista/Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA), a FCEE participou do evento com mais 18 especialistas de países como Paquistão, EUA, França, Japão e Canadá.


A primeira etapa do curso, ministrado em 2019, ofereceu base teórica e prática para avaliação e ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente de sala de aula. Já nesta segunda etapa, a proposta é orientar os participantes além da implementação básica dos conceitos de TEACCH, e elaborar estratégias de treino e apoio a outros profissionais. 


O curso pretende também habilitar o profissional no trabalho com alunos com TEA, suas famílias, e auxiliar os participantes na resolução de problemas de comportamento usando estratégias TEACCH. 

Para Mariele Finatto, coordenadora do CETEA e participante do curso, a presença da FCEE em iniciativas como essa é fundamental. “A finalização das duas etapas do curso garantem a certificação do programa TEACCH, e a partir disso, a gente consegue implantar o ensino estruturado dentro das instituições credenciadas com FCEE.” complementa. 


Sobre o TEACCH

O TEACCH é um programa educacional e clínico desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1970, a partir de evidências científicas que observaram o comportamento de crianças com TEA em diferentes situações. O modelo educacional considera que o ambiente organizado e o ensino com estrutura favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com TEA, oferecendo um alto nível de autonomia e controle comportamental a longo prazo. 


Nesta semana, especialistas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), receberam 17 profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Itá, Ituporanga, Capivari de Baixo e Gaspar no auditório do campus, em São José, para prestar assessoria a partir de demandas verificadas em visitas técnicas realizadas nas instituições.

O objetivo principal foi capacitar pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e coordenadores pedagógicos das entidades em questões pontuais sobre Avaliação Diagnóstica Multiprofissional e encaminhamento.

As assessorias são uma continuidade do trabalho realizado em 2021. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, somente no ano passado a FCEE assessorou mais de 1600 profissionais em aproximadamente 300 serviços solicitados. Foram 48 capacitações ofertadas ao longo do ano, além de 30 lives no canal da FCEE no YouTube que reuniram cerca de 30 mil participantes.
Foto da tela de um notebook com a página do site CEAF Virtual aberta

Em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) produziu o terceiro módulo do curso ‘Educação Especial da Plataforma CEAF Virtual - MPSC’.

Com o objetivo de disseminar a temática e orientar a Promotoria da Infância e da Juventude de Santa Catarina, o curso é fundamentado em três módulos: ‘Fundamentos de Marcos legais da Educação Especial no Brasil’, ‘As Políticas de Atendimento na Escola’ e o terceiro, produzido pelo NAAH/S, ‘Altas Habilidades Superdotação’.

“Achamos importante e articulamos com o Ministério Público a realização de um módulo aprofundado sobre as Altas Habilidades/Superdotação para garantir a defesa dos direitos desse público que também faz parte da educação especial.” enfatiza Andreia Panchiniak, coordenadora do NAAH/S.


A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está participando do grupo de pesquisa internacional sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), com trabalho aprovado para a Conferência Europeia de Pesquisa Educacional, que acontece na Armênia entre os dias 22 e 26 de agosto. O fisioterapeuta André Rocha vai representar a FCEE com seu artigo científico, intitulado “Uma revisão sistemática internacional da CIF e Educação: comparações de publicações nas línguas alemã, portuguesa, italiana, espanhola, chinesa e sul-africana”, que será apresentado no formato de resumo expandido durante o evento. 


A iniciativa do grupo de pesquisa em abordagem multicultural e multilingue do CIF, que se encontram em reuniões virtuais, é uma colaboração entre três professores de universidades do Ártico, Glasgow e Suíça, que resolveram expandir para outras línguas e aprofundar estudos com dados previamente coletados por eles. Os requisitos para participação no grupo foram pesquisadores que tenham conhecimento sobre CIF, atuem na educação especial e falem a língua inglesa. 


O artigo começou a ser desenvolvido a partir das informações previamente coletadas pelos professores orientadores em novembro de 2021 e terminou de ser produzido no início de 2022. 


Para André, uma pesquisa com autores brasileiros sobre educação especial em um evento internacional de prestígio é de extrema relevância para a ciência e para a história da FCEE. “É importante que a gente leve essa colaboração dos estudos que estão sendo desenvolvidos aqui no Brasil, especialmente a partir da perspectiva de educação especial, para que esse conhecimento sobre funcionalidade na educação possa ser comparado com o de outros países e de outras realidades culturais”, orgulha-se. 

Mural branco com texto Parabéns FCEE 54 anos - Braille e imagens
O aniversário de 54 anos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), comemorado no dia 6 de maio, foi celebrado pelos Centros de Atendimento nesta quinta-feira (05/05) com muita animação. Servidores do campus promoveram atividades alusivas à data, pela manhã e à tarde, para envolver os cerca de 400 educandos que frequentam diariamente a FCEE. Confira neste link mais fotos

No Centro de Educação e Vivência (CEVI), que atende 270 pessoas com deficiência, as atividades iniciaram com a montagem de um quebra-cabeças muito especial. Cada grupo de referência do centro foi responsável por confeccionar uma peça de quebra-cabeça com o tema: “O que a FCEE significa para você?”. Um representante de cada grupo entregou a peça para a montagem do quebra-cabeça coletivo, que revelou, ao final, o símbolo da FCEE. Na sequência, foram realizadas a apresentação musical da Banda Mosaico, dança, recreação e sessões de alongamento. Essas atividades também envolveram os profissionais e educandos do Centro de Educação Física (CEDUF).

No Centro de Educação e Trabalho (CENET), os professores trabalharam com os aprendizes sobre a trajetória da FCEE, incluindo um tour pelo campus, especificando a importância da instituição e dos Centros de Atendimento na vida dos educandos e de suas famílias. A história dos 54 anos da Fundação também foi abordada na ação promovida pelo Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a partir dos destaques do “Livro Ouro” (Livro FCEE 50 anos: uma história de inclusão). Durante a atividade, também foram trabalhados os sinais de Libras referentes à FCEE.

O Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER), o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), o Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista / Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA) também não deixaram a data passar em branco. Apostaram na decoração alusiva ao aniversário na ambientação dos centros. No Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), os educandos participaram de um lanche comemorativo e receberam lembrancinhas também para celebrar o Dia das Mães.
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