Na próxima segunda-feira, 23 de maio, será iniciado o curso “Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos”, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A capacitação será realizada na modalidade a distância, com duração de dois meses.
Serão capacitados 4.517 profissionais, que tiveram suas inscrições homologadas. São professores de sala, segundo professores, professor auxiliar, coordenador/supervisor pedagógico e direção de escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino. O curso envolve, também, profissionais das instituições especializadas que atuam na coordenação pedagógica, como professor AEE e na estimulação essencial. Os participantes receberão um e-mail de boas vindas com os dados de acesso à plataforma do curso.
Aprendizagem em módulos
O curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos é um dos produtos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a UFSC/Fapeu. E foi desenvolvido em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).
O participante terá à disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line. A carga horária total será de 80 horas. Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado digital emitido pela FCEE.
Para conferir mais informações e ingressar no curso, acesse www.fcee-sc.net.br.
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é a única instituição brasileira a participar do programa TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Problemas de Comunicação, na sigla em inglês), virtualmente, entre os dias 16 e 18 de maio.
Representada por profissionais do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista/Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA), a FCEE participou do evento com mais 18 especialistas de países como Paquistão, EUA, França, Japão e Canadá.
A primeira etapa do curso, ministrado em 2019, ofereceu base teórica e prática para avaliação e ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente de sala de aula. Já nesta segunda etapa, a proposta é orientar os participantes além da implementação básica dos conceitos de TEACCH, e elaborar estratégias de treino e apoio a outros profissionais.
O curso pretende também habilitar o profissional no trabalho com alunos com TEA, suas famílias, e auxiliar os participantes na resolução de problemas de comportamento usando estratégias TEACCH.
Para Mariele Finatto, coordenadora do CETEA e participante do curso, a presença da FCEE em iniciativas como essa é fundamental. “A finalização das duas etapas do curso garantem a certificação do programa TEACCH, e a partir disso, a gente consegue implantar o ensino estruturado dentro das instituições credenciadas com FCEE.” complementa.
Sobre o TEACCH
O TEACCH é um programa educacional e clínico desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1970, a partir de evidências científicas que observaram o comportamento de crianças com TEA em diferentes situações. O modelo educacional considera que o ambiente organizado e o ensino com estrutura favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com TEA, oferecendo um alto nível de autonomia e controle comportamental a longo prazo.
Uma educanda da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está entre os finalistas do Prêmio Inovação Catarinense 2021, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Ela mora em Bombinhas e foi classificada na categoria “Jovem Estudante Inovador” e agora aguardam a premiação, na qual será anunciada a colocação de cada finalista, em cerimônia em data ainda a ser definida pela Fundação.
Bruna Gehlen do Amaral, aluna do 9º ano da EEB Maria Rita Flor, de Bombinhas, classificou-se com um projeto de jogo de tabuleiro envolvendo o tema “Vacinação”. Ela realizou a iniciativa ao longo de 2021, durante a Oficina Exploratória do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades (NAAHS) da FCEE, com a orientação da professora Myriam Callado de Oliveira.
De acordo com a professora, o objetivo do jogo é levar ludicidade e desmistificar a vacinação para as crianças. O jogo, composto de peões, dados e cartas, se baseou no Calendário Nacional de Vacinação e contou com o apoio do pediatra João Pedro Carreirão Neto.
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