Imagem de várias pessoas sentadas em uma sala de aula assistindo uma aula

O Centro de Educação e Trabalho (CENET) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou, nos dias 19 e 20 de maio, mais uma ação voltada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Desta vez, a palestra de sensibilização foi voltada para funcionários e gestores de uma grande rede de supermercados em Palhoça/SC.

Organizadas pela equipe de Apoio Pedagógico do CENET, as palestras de sensibilização junto às empresas têm como principal objetivo promover a inclusão de forma digna e com igualdade de direitos e oportunidades. Além disso, as ações buscam valorizar as competências, habilidades e potencial produtivo de cada indivíduo.

O processo de sensibilização reúne um grupo de colaboradores dos variados setores da empresa e trata de assuntos referentes às deficiências e/ou as especificidades das pessoas que estão sendo contratadas.

Nesse tipo de ação, busca-se também desenvolver a consciência de chefias, de acordo com as profissionais responsáveis pelo Apoio Pedagógico, Joice Mara Bittencourt e Neide Maria de Souza. “As chefias precisam compreender que a manutenção de grupos participativos, motivados e com baixa rotatividade é a chave para assegurar um ambiente de trabalho harmonioso e respeitoso”, reforça Joice.

Esta rede de supermercados é uma das empresas parceiras da FCEE que atuam com práticas de inclusão profissional. “As parcerias com empresas da região proporcionam o desenvolvimento de aprendizagens e geram valorização e reconhecimento do potencial produtivo dos profissionais com deficiência”, complementa Neide.

Na próxima segunda-feira, 23 de maio, será iniciado o curso “Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos”, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). A capacitação será realizada na modalidade a distância, com duração de dois meses. 


Serão capacitados 4.517 profissionais, que tiveram suas inscrições homologadas. São professores de sala, segundo professores, professor auxiliar, coordenador/supervisor pedagógico e direção de escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino. O curso envolve, também, profissionais das instituições especializadas que atuam na coordenação pedagógica, como professor AEE e na estimulação essencial. Os participantes receberão um e-mail de boas vindas com os dados de acesso à plataforma do curso. 


Aprendizagem em módulos

O curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos é um dos produtos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a UFSC/Fapeu. E foi desenvolvido em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).

O participante terá à disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line. A carga horária total será de 80 horas. Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado digital emitido pela FCEE.

Para conferir mais informações e ingressar no curso, acesse www.fcee-sc.net.br



A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é a única instituição brasileira a participar do programa TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Problemas de Comunicação, na sigla em inglês), virtualmente, entre os dias 16 e 18 de maio. 


Representada por profissionais do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista/Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA), a FCEE participou do evento com mais 18 especialistas de países como Paquistão, EUA, França, Japão e Canadá.


A primeira etapa do curso, ministrado em 2019, ofereceu base teórica e prática para avaliação e ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambiente de sala de aula. Já nesta segunda etapa, a proposta é orientar os participantes além da implementação básica dos conceitos de TEACCH, e elaborar estratégias de treino e apoio a outros profissionais. 


O curso pretende também habilitar o profissional no trabalho com alunos com TEA, suas famílias, e auxiliar os participantes na resolução de problemas de comportamento usando estratégias TEACCH. 

Para Mariele Finatto, coordenadora do CETEA e participante do curso, a presença da FCEE em iniciativas como essa é fundamental. “A finalização das duas etapas do curso garantem a certificação do programa TEACCH, e a partir disso, a gente consegue implantar o ensino estruturado dentro das instituições credenciadas com FCEE.” complementa. 


Sobre o TEACCH

O TEACCH é um programa educacional e clínico desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 1970, a partir de evidências científicas que observaram o comportamento de crianças com TEA em diferentes situações. O modelo educacional considera que o ambiente organizado e o ensino com estrutura favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com TEA, oferecendo um alto nível de autonomia e controle comportamental a longo prazo. 


 

Uma educanda da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está entre os finalistas do Prêmio Inovação Catarinense 2021, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Ela mora em Bombinhas e foi classificada na categoria “Jovem Estudante Inovador” e agora aguardam a premiação, na qual será anunciada a colocação de cada finalista, em cerimônia em data ainda a ser definida pela Fundação.

 

Bruna Gehlen do Amaral, aluna do 9º ano da EEB Maria Rita Flor, de Bombinhas, classificou-se com um projeto de jogo de tabuleiro envolvendo o tema “Vacinação”. Ela realizou a iniciativa ao longo de 2021, durante a Oficina Exploratória do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades (NAAHS) da FCEE, com a orientação da professora Myriam Callado de Oliveira.

 

De acordo com a professora, o objetivo do jogo é levar ludicidade e desmistificar a vacinação para as crianças. O jogo, composto de peões, dados e cartas, se baseou no Calendário Nacional de Vacinação e contou com o apoio do pediatra João Pedro Carreirão Neto.


Nesta semana, especialistas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), receberam 17 profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Itá, Ituporanga, Capivari de Baixo e Gaspar no auditório do campus, em São José, para prestar assessoria a partir de demandas verificadas em visitas técnicas realizadas nas instituições.

O objetivo principal foi capacitar pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e coordenadores pedagógicos das entidades em questões pontuais sobre Avaliação Diagnóstica Multiprofissional e encaminhamento.

As assessorias são uma continuidade do trabalho realizado em 2021. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, somente no ano passado a FCEE assessorou mais de 1600 profissionais em aproximadamente 300 serviços solicitados. Foram 48 capacitações ofertadas ao longo do ano, além de 30 lives no canal da FCEE no YouTube que reuniram cerca de 30 mil participantes.
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito