A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está participando do grupo de pesquisa internacional sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), com trabalho aprovado para a Conferência Europeia de Pesquisa Educacional, que acontece na Armênia entre os dias 22 e 26 de agosto. O fisioterapeuta André Rocha vai representar a FCEE com seu artigo científico, intitulado “Uma revisão sistemática internacional da CIF e Educação: comparações de publicações nas línguas alemã, portuguesa, italiana, espanhola, chinesa e sul-africana”, que será apresentado no formato de resumo expandido durante o evento. 


A iniciativa do grupo de pesquisa em abordagem multicultural e multilingue do CIF, que se encontram em reuniões virtuais, é uma colaboração entre três professores de universidades do Ártico, Glasgow e Suíça, que resolveram expandir para outras línguas e aprofundar estudos com dados previamente coletados por eles. Os requisitos para participação no grupo foram pesquisadores que tenham conhecimento sobre CIF, atuem na educação especial e falem a língua inglesa. 


O artigo começou a ser desenvolvido a partir das informações previamente coletadas pelos professores orientadores em novembro de 2021 e terminou de ser produzido no início de 2022. 


Para André, uma pesquisa com autores brasileiros sobre educação especial em um evento internacional de prestígio é de extrema relevância para a ciência e para a história da FCEE. “É importante que a gente leve essa colaboração dos estudos que estão sendo desenvolvidos aqui no Brasil, especialmente a partir da perspectiva de educação especial, para que esse conhecimento sobre funcionalidade na educação possa ser comparado com o de outros países e de outras realidades culturais”, orgulha-se. 

Foto da tela de um notebook com a página do site CEAF Virtual aberta

Em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) produziu o terceiro módulo do curso ‘Educação Especial da Plataforma CEAF Virtual - MPSC’.

Com o objetivo de disseminar a temática e orientar a Promotoria da Infância e da Juventude de Santa Catarina, o curso é fundamentado em três módulos: ‘Fundamentos de Marcos legais da Educação Especial no Brasil’, ‘As Políticas de Atendimento na Escola’ e o terceiro, produzido pelo NAAH/S, ‘Altas Habilidades Superdotação’.

“Achamos importante e articulamos com o Ministério Público a realização de um módulo aprofundado sobre as Altas Habilidades/Superdotação para garantir a defesa dos direitos desse público que também faz parte da educação especial.” enfatiza Andreia Panchiniak, coordenadora do NAAH/S.
Foto de um auditório com várias mesas redondas e pessoas sentadas nas cadeiras

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou a implementação de 11 polos de Atendimento Educacional Especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina. O lançamento aconteceu na primeira capacitação para viabilizar os polos de atendimento, realizada nesta terça (03) e quarta-feira (04), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Baseadas nas "Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado da rede regular de ensino de Santa Catarina" (São José: FCEE, 2021), que foram fundamentadas em pesquisas científicas do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA/NAAE) da FCEE, as formações e as implementações dos polos de atendimento continuarão ao longo do ano.

“As formações para implementação de polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina é uma iniciativa pioneira num novo formato, específico para estudantes autistas, com práticas e estratégias de ensino de acordo com o perfil cognitivo, e seguindo as diretrizes educacionais.”, explica Mariele Finatto, coordenadora do CETEA/NAEE.

“Os polos de TEA desenvolverão abordagens diferenciadas para esses alunos com TEA no contraturno, pensando no ensino estruturado”, explica Jeane Leite, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), que complementa: “Atualmente, Santa Catarina conta com 5.832 estudantes com diagnóstico de autismo matriculados na rede estadual de ensino. Desse total, 4.078 estão no Ensino Fundamental, 1.717 no Ensino Médio e 33 estão em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme dados da SED.”
Mural branco com texto Parabéns FCEE 54 anos - Braille e imagens
O aniversário de 54 anos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), comemorado no dia 6 de maio, foi celebrado pelos Centros de Atendimento nesta quinta-feira (05/05) com muita animação. Servidores do campus promoveram atividades alusivas à data, pela manhã e à tarde, para envolver os cerca de 400 educandos que frequentam diariamente a FCEE. Confira neste link mais fotos

No Centro de Educação e Vivência (CEVI), que atende 270 pessoas com deficiência, as atividades iniciaram com a montagem de um quebra-cabeças muito especial. Cada grupo de referência do centro foi responsável por confeccionar uma peça de quebra-cabeça com o tema: “O que a FCEE significa para você?”. Um representante de cada grupo entregou a peça para a montagem do quebra-cabeça coletivo, que revelou, ao final, o símbolo da FCEE. Na sequência, foram realizadas a apresentação musical da Banda Mosaico, dança, recreação e sessões de alongamento. Essas atividades também envolveram os profissionais e educandos do Centro de Educação Física (CEDUF).

No Centro de Educação e Trabalho (CENET), os professores trabalharam com os aprendizes sobre a trajetória da FCEE, incluindo um tour pelo campus, especificando a importância da instituição e dos Centros de Atendimento na vida dos educandos e de suas famílias. A história dos 54 anos da Fundação também foi abordada na ação promovida pelo Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a partir dos destaques do “Livro Ouro” (Livro FCEE 50 anos: uma história de inclusão). Durante a atividade, também foram trabalhados os sinais de Libras referentes à FCEE.

O Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER), o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), o Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista / Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (CETEA) também não deixaram a data passar em branco. Apostaram na decoração alusiva ao aniversário na ambientação dos centros. No Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), os educandos participaram de um lanche comemorativo e receberam lembrancinhas também para celebrar o Dia das Mães.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) anuncia a realização da 3ª Escolha de Vagas do ano de 2022 referente ao Processo Seletivo 001/2021/FCEE, que visa admitir professores em caráter temporário para atuarem na educação especial da FCEE e nas instituições parceiras de todo o Estado em 2022. A escolha de vagas ocorrerá de forma presencial no dia 05 de maio de 2022, conforme orientações e cronograma disponível no documento para download neste link.

A FCEE solicita aos candidatos atenção às Retificações no Quadro de Vagas publicadas no site na sessão Institucional/Editais/Escolhas de Vagas. Alguns locais serão divulgados posteriormente.

Por medidas de segurança contra COVID-19 e demais vírus respiratórios e em cumprimento à legislação vigente e o Decreto nº 1669 do Governo do Estado, publicado no DOE nº 21.686 de 12.01.2022, que torna obrigatória a vacinação contra a COVID-19 para todos os trabalhadores da Educação, será exigido para a posse, comprovante de vacinação contra a COVID-19, que poderá ser uma cópia impressa da carteira de vacinação ou certificado impresso emitido no aplicativo Conecte SUS. Além disso, procedimentos de segurança como uso de máscara e distanciamento social serão adotados. Não será permitida a permanência de acompanhantes, mesmo quando necessário, nos locais de posse (auditório e salas).

Chamada Pública

A Fundação Catarinense de Educação Especial tornou público, em março, as normas para Chamada Pública, em razão de esgotada a listagem de professores classificados, no processo seletivo Edital nº no 001/2021/FCEE, em obediência aos Princípios Constitucionais da Impessoalidade, Publicidade e Eficiência Administrativa. O Edital de Chamada Pública está disponível neste link.
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